segunda-feira, 14 de novembro de 2011

3º ANO – REVISÃO DE HISTÓRIA – SSA-UPE



1. Com base nas diferentes línguas usadas pelos  índios - na área de localização e em características culturais - os jesuítas classificaram os grandes grupos indígenas do Brasil:
0 0.    no Nordeste, os Tupis-guaranis formavam um complexo etnolinguístico cujas tribos mais importantes foram potiguares, tabajaras, caetés, tupinambás e tupiniquins;
1 1.    os aimorés, goitacases e cariris que, com outras tribos, formavam a nação dos gês, reagiram à implantação de fazendas de gado em suas terras;
2 2.    os aruaques ou nuaruaques tornaram-se famosos pela adiantada cerâmica “marajoara”: peças de barros utilitárias, curiosamente ornamentadas;
3 3.    os caraíbas habitavam a Amazônia e espalharam-se pela América central e pela América do Norte;
4 4.    os gês e os caraíbas formaram um grande complexo etnolinguístico no norte do Brasil.
A resposta correta é:
A)    F,V,F,V,V
B)    V,F,F,V,F
C)    V,V,V,F,F
D)    V,V,V,V,V
E)    F,F,V,V,F

2. Sobre a Conquista da “Terra Brasillis”, analise as proposições abaixo.
0   0
Alguns mapas anteriores ao ano de 1500 registram a existência da ilha Brasil ou das Sete Cidades.
1   1
Uma expedição comandada por Duarte Pacheco Pereira foi autorizada pelo rei D. Manuel a sair de Portugal e dirigir-se ao Brasil, em 1498.
2   2
A bula “Inter Coetera”, assinada por Alexandre VI, estabelecia que a África seria portuguesa e a América, espanhola. Portanto, considerando este documento o Brasil estaria fora do alcance português.
3   3
Espanhóis disputam, com os portugueses, a primazia de terem chegado à “Terra Brasilis”. Vicente Pinzón e Diego de Lepe são apontados como navegadores espanhóis que aportaram no litoral Norte-Nordeste.
4   4
“Quarta-feira, 22 de abril – e à Quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam de fura-buchos e neste dia a horas de véspera houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo... ao qual monte alto o capitão pôs o nome o  Monte Pascoal e a terra a Terra de Vera Cruz”. Esta descrição é um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.

A resposta correta é:

A) V,V,V,V,V
B) V,V,V,V,F
C) F,F,F,V,V
D) F,F,V,V,F
E) V,F,V,F,F

3.Uma análise da estrutura fundiária do Brasil-colônia nos revela as formas contraditórias da propriedade territorial do Brasil, hoje demonstradas nas lutas dos “sem-terra”.  

0  0.     As capitanias hereditárias somavam enormes faixas de terra, com larguras dentre 200  e 650 quilômetros, do litoral até a linha do Equador.
1  1.     Os donatários das capitanias possuíam poderes que iam do direito de doar terras até cobrar impostos, escravizar e vender índios.
2  2.     Os senhores de engenho recebiam terras, semente, isenção de impostos e auxílio financeiro da Corte.
3  3.     Os donos dos engenhos no Brasil, além das terras recebidas, tinham isenção de tributos e garantias contra penhora de instrumentos de produção.
4  4.     A colonização do Brasil se instituiu em privilégios territoriais, honrarias e títulos.
A resposta correta é:
A)    V,V,F,F,F
B)    F,V,F,F,V
C)    F,F,F,F,F
D)    V,V,F,V,F
E)    F,V,F,V,F

4. ...Alviano - E que fábrica é necessário que tenha um desses engenhos que costumam fazer muito açúcar?
Brandônio - É necessário que tenha 50 peças de escravos de serviços bons; 15 ou 20 juntas de bois, com seus carros necessários, aparelhados; cobres bastantes e bem concertados; oficiais bons, muita lenha, fornalha e decoada, porque qualquer cousa que falte destas, logo imediatamente se diminuiu com ela o rendimento do açúcar...

     O trecho acima, retirado dos “Diálogos das Grandezas do Brasil”, livro escrito no início do século XVII, é bastante esclarecedor sobre a produção açucareira. Indique a alternativa que, de acordo com o diálogo, é verdadeira:
a)    a atividade açucareira utilizava exclusivamente mão-de-obra escrava.
b)    a tecnologia utilizada na produção do açúcar era simples e, portanto, acessível a pequenos e médios produtores.
c)   a produção de açúcar constituía uma atividade bastante complexa para a época.
d)    a estrutura tecnológica para a produção do açúcar, por suas características, condicionou a estrutura fundiária do Brasil.
e)    a atividade açucararia não se subordinava à metrópole, uma vez que o Brasil dispunha de todos os recursos.

5. A concepção histórica - hoje ultrapassada - aponta a economia brasileira como tendo sido subordinada a ciclos, ou seja, movimentos que se iniciam a partir de um acontecimento, seguindo uma determinada evolução. Assinale a alternativa que descreve as atividades econômicas, no Brasil, sem o fundamento da teoria dos ciclos econômicos.
a)  a extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses na colônia. A forma desordenada, na exploração, levou o produto a se extinguir, dentro de poucos anos.
b)  com a entrada do açúcar de beterraba no mercado internacional, a economia açucareira nordestina defrontou-se com o fim de uma etapa de grandes lucros, enfrentando decadência estrutural.
c)  a presença holandesa, no Nordeste do Brasil, desorganizou  a economia, contribuindo para a substituição do cultivo de cana-de-açúcar pela pecuária.
d)  as Minas Gerais - região isolada pelo ciclo do ouro - passou a conviver com cidades e povoados fantasmas, em conseqüência do esgotamento das jazidas de ouro, prata e diamantes.
e)  a extração do pau-brasil, a economia açucareira, o desenvolvimento da pecuária, o cultivo do algodão e a cultura de subsistência, no Brasil, articularam-se como uma cadeia de elos.

6. O sonho do Eldorado perseguia os colonos portugueses. A descoberta das minas de ouro aparecia como salvação para as dificuldades gerais que enfrentava Portugal. Sobre o período de maior exploração do ouro, século XVIII, podemos afirmar que:
1.       a corrida para mineração atraiu muita gente, mas a população negra predominava sobre a branca na região mineira.
2.       a mineração levou ao povoamento de um imenso território, antes desabitado.
3.       a Intendência das Minas foi criada para fiscalizar os produtores do ouro e também financiar as suas empresas.
4.       a mão-de-obra empregada na mineração era, basicamente, escrava.
5.         o apogeu da produção do ouro foi importante para que Portugal pagasse suas dívidas e equilibrasse sua economia.

          Assinale a opção correta:
a)  1, 2 e 4        b)  2, 3 e 4        c)  3, 4 e 5        d)  1, 4 e 5        e)  1, 3 e 5

7. O açúcar e o ouro foram duas riquezas básicas do Brasil-Colônia sustentadas pela mão-de-obra escrava, o que contribuiu para a existência de uma sociedade hierarquizada e patriarcal.
Considerando o enunciado desta questão, é correto afirmar que:
a)     a escravidão conseguiu livrar Portugal de prejuízos, pois era impossível usar qualquer tipo de mão-de-obra livre, devido à incapacidade técnica dos índios e a escassez de colonos portugueses;
b)    os escravos do açúcar tinham melhores condições de vida, pois contavam com a simpatia dos seus senhores;
c)     a sociedade escravista colonial deixou uma memória que ainda marca a história recente com seus preconceitos e violência;
d)    a análise de Gilberto Freire mostra que a escravidão não deve ser criticada, valorizando alguns dos seus aspectos e discordando de outros historiadores que a criticam e a condenam.
e)     Além de favorecer a produção do açúcar e do ouro, a mão-de-obra escrava foi fundamental para a pecuária e para a organização das entradas e bandeiras.





8. A sociedade açucareira colonial teve na escravidão o seu pilar básico de sustentação, o que permitiu sua própria existência e a de todo Brasil  da época. A partir desse pressuposto podemos afirmar:
1.  nesse período a mão-de-obra foi exclusivamente escrava, não havendo brechas para o trabalho livre.
2.  a dominação absoluta sobre o escravo só foi possível devido ao baixo nível cultural dos diversos grupos africanos aqui chegados numa imigração forçada.
3.  a posse de um elevado número de escravos distinguia socialmente seu proprietário, embora dele exigisse cuidados para mantê-los com saúde.
4.  só a passividade e a incapacidade de lutar  do escravo permitiram que ele se constituísse nesse pilar.
5.  foram de dominação as relações entre brancos e índios, sendo estes últimos também utilizados na produção agrícola como escravos.
Estão corretas:
a)  1  e  3          b)  2  e  4         c)  3  e  5          d)  1  e  4         e) 2 e  5

9. A produção açucareira brasileira desenvolveu-se num sistema caracterizado pela grande propriedade monocultora, escravista e voltada para o mercado externo. A plantation exigia um grande contigente de trabalhadores. Portanto, a introdução da mão-de-obra negra no Brasil se explica por três razões fundamentais.
0 0.    a inviabildade da utilização da mão-de-obra branca, devido à sua escassez e ao seu custo;
1 1.    um desenvolvido mercado interno e uma equilibrada distribuição de renda;
2 2.    a incompatibilidade da mão-de-obra indígena com a empresa açucareira, que exigia um trabalho sistemático e dinâmico;
3 3.    a alta lucratividade operada pelo tráfico negreiro, que, para ser mantida, necessitava dar prosseguimento à escravidão negra;
4 4.    a valorização do trabalho manual e o apego e o cuidado do colono com a terra.

A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V                     B) F,V,V,V,F                      C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F                     E) V,F,V,V,F
10. O panorama econômico da Colônia, no final do século XVIII, indica uma diversificação da produção agrícola, como conseqüência da decadência da mineração e da nova política econômica da coroa portuguesa.
            Sobre esta diversificação pode-se afirmar:
0  0.     A exploração do pau-brasil fazia parte dessa nova política econômica e do ponto de vista da extensão territorial ocupava o primeiro lugar.
1  1.     Os cultivos de fumo na Bahia, de algodão e arroz no Maranhão e Pará faziam parte da política de diversificação da produção agrícola, desse período.
2  2.     As plantações de café no Pará e a caça à baleia na região litorânea criou outra opção econômica que traduzida em lucro, substituiu as exportações de minério.
3  3.     A produção de açúcar, ocupando a região úmida litorânea  desde o nordeste até o sudeste, foi reativada e, embora, outros produtos tropicais fossem  lucrativos nenhum o substituiu, na pauta das exportações.
4  4.     As drogas do sertão, cravo, pimenta, cacau, localizadas na região amazônica conseguiram ocupar o primeiro lugar na economia de exportação
A resposta correta é:
A) V,V,V,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F
E) V,F,V,F,F

11. Em relação às conseqüências do domínio espanhol sobre Portugal, que durou 60 anos - de 1580 a 1640, analise as proposições abaixo:
1.     A França, inimiga da Espanha, ocupou Pernambuco, área de atuação dos Portugueses.
2.     As relações comerciais dos portugueses com a Ásia sofreram grandes perdas.
3.     Portugal, para enfrentar a crise, tornou - se dependente da Holanda, assinando com esta o tratado de Paz de Holanda.
4.     A marinha portuguesa foi quase aniquilada e Portugal subordinou-se à Inglaterra assinando com esta nação vários tratados.
5.     Portugal centralizou a administração colonial e estabeleceu monopólios na economia.

Estão corretas:
a)     2,3,4          b) 3,4,5          c) 1,2,3               d) 2,4,5             e) 1,3,5

12. Durante o governo pombalino (1750-1777), várias mudanças foram introduzidas em Portugal e, por conseqüência, no Brasil. Assinale a alternativa que informa corretamente algumas dessas transformações ocorridas no Brasil.
a)     O Marquês de Pombal extinguiu o regime de capitanias, substituindo-as pelas donatárias administradas por particulares, sob o beneplácito régio.
b)    O governo pombalino ampliou o Estado do Pará, que passou a englobar o Estado do Maranhão, constituindo-se no Estado do Grão-Pará e Maranhão.
c)     O Estado do Brasil, que havia sido elevado à categoria de vice-reino, teve sua capital  transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, numa estratégia de controlar o escoamento da produção açucareira do Nordeste.
d)    O comércio na colônia se organiza através da criação, pelo Marquês de Pombal, de duas companhias monopolistas: A primeira, a Companhia Geral do Comércio do Estado do Grão-Pará e Maranhão, e a segunda, a Companhia Geral do Comércio de Pernambuco e Paraíba.
e)     Em 1757, foram publicadas leis referentes aos indígenas do Pará e Maranhão, mais tarde estendidas para toda a colônia. Essas leis implantavam a administração temporal dos padres nas missões.

13. Quais os itens que informam a crise do Antigo Sistema Colonial?  

1.  influência de teóricos do mercantilismo;
2.  contradições do desenvolvimento colonial;
3.  colapso da economia mercantil portuguesa;
4.  Revolução Industrial;
5.  contínuo crescimento do capitalismo mercantil;
Assinale a alternativa correta.
a)  só os itens 1,3 e 5 estão corretos.
b)  só os itens 2,3 e 4 estão corretos.
c)  só os itens 1,3 e 4 estão corretos.
d)  só os itens 2,3 e 4 estão corretos.
e)  todos os itens estão corretos.

14. Apesar do poder de coerção da metrópole portuguesa, algumas rebeliões mostravam o descontentamento dos colonos. Em Pernambuco, no século XVIII, a Guerra dos Mascates revela o desejo dos senhores de engenho olindenses de:
a)     fazer um pacto com os comerciantes recifenses para lutar contra os impostos cobrados por Portugal;
b)    impedir a presença das forças estrangeiras nos seus territórios;
c)     enfrentar suas rivalidades com Recife, causadas sobretudo pelas dívidas que acumularam junto aos comerciantes portugueses, que moravam em Recife;
d)    organizar uma república democrática baseada em princípios liberais, significando um expressivo avanço político para a época;
e)     acabar com o monopólio que Recife exercia no comércio do algodão e do açúcar, controlado por comerciantes judeus e portugueses.


15. Esta questão diz respeito à Revolução Pernambucana de 1817.
0 0.    no início do século XIX, a Revolução de 1817, em Pernambuco, esteve articulada ideologicamente com lutas burguesas nos Estados Unidos e na Europa.
1 1.    a conspiração dos Suassunas está para a Revolução de 1817, assim como o 18 Brumário está para a Revolução Francesa.
2 2.    a Revolução Pernambucana de 1817 foi vitoriosa em vários estados: na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia e no Maranhão.
3 3.    em Portugal, na cidade do Porto, a influência da Revolução  de 1817 foi decisiva para a eclosão da Revolução Constitucional.
4 4.    o período que antecedeu 1817 caracterizou-se por uma fase de recessão que atingiu os preços do açúcar e do algodão no mercado internacional.
A resposta correta é:
A) V,F,F,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,V,V,V
D) F,V,V,V,F
E) V,F,V,F,F

16. Movimentos políticos de caráter separatista ocorreram no Brasil nos séculos XVIII e XIX. Sobre este tema analise as afirmações que se seguem.
0  0
Apenas dois movimentos de caráter separatista ocorreram no período colonial: a Inconfidência Mineira e a Revolução de 1817, ocorrida em Pernambuco.
1  1
Os Cavaleiros da Luz, como eram chamados os componentes da sociedade maçônica baiana, apoiaram a Conjuração Baiana e a proclamação da República em 1798.
2  2
Da insatisfação dos artesãos, proibidos de construir suas próprias manufaturas, e do movimento pró-independência surgiu, no Rio de Janeiro a Revolução dos Alfaiates.
3  3
A separação da capitania de Minas Gerais do reino de Portugal foi um plano dos revoltosos do movimento insurreicional mineiro, abortado em 1789.
4  4
O movimento de caráter separatista, ocorrido em 1817 em Pernambuco, chegou a proclamar uma República e a organizar um governo provisório.
A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V                    B) F,V,F,V,V                   C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F                    E) V,V,V,F,F


17. Assinale a alternativa que define o papel da “abertura dos portos” no processo de descolonização.

a)  A abertura dos portos às nações amigas anulou a política mercantilista desenvolvida por Portugal, junto à sua antiga colônia na América, tornando-a de imediato independente.
b)  As novas condições criadas pela Revolução Industrial na Inglaterra e, consequentemente, o controle que este país exercia sobre o comércio internacional e os transportes marítimo, não permitiam a Portugal, seu antigo aliado, exercer o pacto colonial.
c)  A política de portos abertos na América era muito importante para as colônias e negativa para as metrópoles.
d)  A abertura dos portos possibilitou ao Brasil negociar livremente com todas as nações, inclusive com a França.
e)  Através da abertura dos portos, o Brasil pôde definir uma política protecionista de comércio à sua nascente indústria naval.

18. O processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:

a)     A presença de D. Pedro I, como regente do trono estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
b)    As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”
c)     A Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
d)    Nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firma decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
e)     Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política do brasileira.

19. Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I.              Havia uma tradição liberal em Pernambuco que se manteve apesar da forte repressão ao movimento de 1817.
II.             A dissolução da Assembléia Constituinte de 1823 repercutiu em Pernambuco, deixando os liberais mais descontentes com o Imperador.
III.            A confederação do Equador conseguiu apoio de províncias insatisfeitas, rebeladas contra o Governo Central.
IV.           A Confederação do Equador adotou provisoriamente o modelo da Constituição da Colômbia.

Após a leitura, conclui-se que:
 a)  todas estão corretas.
b)  Apenas a III está incorreta.
c)   A II e a III estão incorretas.
d)  Só a I está correta.
e)  Só a IV está correta.

20. Faça a correlação entre as colunas.
(1) a Revolução Republicana de 1817
(2) a Confederação do Equador
(3) a Farroupilha
(4) a Balaiada
(5) a Sabinada

(   )       movimento armado, de caráter separatista, que se manifestou no Rio Grande do Sul contra a centralização político-administrativa do Rio de Janeiro.
(   )       rebelião ocorrida no Maranhão - final da Regência - com a participação das camadas pobres da população.
(   )       movimento que propôs uma república federativa - a exemplo dos Estados Unidos - reunindo, inicialmente, quatro províncias.
(   )       rebelião que eclodiu na Bahia, defendendo idéias federalistas e maior autonomia para as províncias.
(   ) revolução de caráter liberal, que constituiu um governo provisório com representantes do clero, do comércio, da magistratura, da agricultura e das forças armadas.
Assinale a alternativa correta.
a)  1  -   2  -   3  -  4  -  5
b)  2  -   3  -   4  -  5  -  1
c)  3  -   4  -   5  -  1  -  2
d)  3  -   5  -   1  -  2  -  4
e)  3  -   4  -   2  -  5  -  1

21. A abolição do trabalho negro no Brasil completou 100 anos em 1988. A história do negro no país, de um século para cá, tem demonstrado que o processo de inserção dos descendentes dos africanos na sociedade brasileira é lento, duro e penoso. As periferias das grandes cidades estão cheias de negros. Os negros são encontrados, mais freqüentemente, em atividades profissionais de baixa remuneração. Ser negro é amargar a discriminação mais forte. Quem não ouviu uma piada sobre o negro?
As afirmativas abaixo tratam do processo abolicionista. Assinale a INCORRETA.

a)  o aprofundamento da consciência abolicionista e ampliação da corrente migratória européia na segunda metade do século XIX consolidam o processo de irreversibilidade da abolição que é estabelecido pelo fim do tráfico negreiro.
b)  a implantação do Capitalismo industrial, que traz a generalização da forma assalariada do trabalho livre é que faz a ligação externa/interna (mundo/Brasil) do processo abolicionista.
c)  mesmo considerando a existência dos Quilombos, é correto afirmar que a história da abolição no país e incruenta.
d)  o rápido crescimento da economia cafeeira pôs em pauta o problema da oferta de mão-de-obra escrava, fazendo crescer a onda abolicionista face à fragilidade das economias de base escravista quando é irregular o abastecimento de mão-de-obra.
e)  o crescimento da imigração de trabalhadores europeus na segunda metade do século XIX para o Brasil pôs em evidência as contradições do regime escravista e acelerou a passagem para o trabalho livre assalariado.

22. A instalação da modernidade pela revolução - ruptura violenta e radical - representou sempre um temor para as classes dominantes. Por isso, as  elites brasileiras adotaram o seguinte lema: “façamos a revolução antes que o povo a faça”.

0 0.    em 1822, a declaração de independência significa o nascimento da nação brasileira e a instauração da Monarquia.
1 1.    em 1840, a antecipação da maioridade de D. Pedro II significa a extinção do Poder Moderador e a estabilidade política do país.
2 2.    em 1848, com seu “Manifesto ao Mundo” os praieiros reivindicam “trabalho como garantia de vida para o cidadão” e a abolição da escravatura.
3 3.    em 1888, a abolição da escravatura significa o assalariamento dos trabalhadores e a intocabilidade dos latifúndios.
4 4.`   em 1889, a Proclamação da República significa a adoção do federalismo e a declaração de moratória da dívida externa.
A resposta correta é:
F)    F,V,F,V,V
G)    V,F,F,V,F
H)    V,V,V,F,F
I)      V,V,V,V,V
J)     F,F,V,V,F

23. A História Oficial apresenta o expansionismo de Solano Lopez como o motivo provocador da Guerra do Paraguai que envolveu o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Na realidade, está guerra ocorreu, sobretudo, devido:
a)  à necessidade de crescimento da indústria têxtil argentina que se via limitada ao território nacional;
b)  ao projeto de emancipação econômica e política do Paraguai que contrariava interesses do capitalismo inglês;
c)  à necessidade expansionista do Uruguai cujo governo visava apossar-se de partes do território a ser conquistado no conflito;
d)  ao desejo inglês de livrar o povo paraguaio de uma ditadura que contrariava a prática democrática européia;
e)  à necessidade do Brasil de aumentar a venda do café para garantir mais divisas para o país.

24. Embora o ideal de República fosse antigo no país, tendo inclusive vitimado muitos dos seus adeptos, só pode concretizar-se a 15 de novembro de 1889. Indique entre as alternativas as que impulsionaram a mudança de regime político no Brasil.
1.  uma relativa diversificação na economia, permitindo o crescimento do mercado interno.
2.  a descentralização político-administrativa do Império combatida pelas novas elites econômicas, que exigiam um governo centralizado e forte.
3.  a necessidade de se mudar a representação parlamentar, pois os senhores de terras e de escravos que ocupavam a maioria das cadeiras do Parlamento já não possuíam poder econômico que lhes garantisse essa posição.
4.  a questão religiosa, abalando as relações entre o Estado e a Igreja e levando muitos sacerdotes a uma atuação política mais sistemática.
5.  um aumento considerável da população rural, que, paradoxalmente, foi assumindo um comportamento de relativa independência para com os grupos dominantes.
Estão corretas as afirmativas

a)  1, 3 e 4                    b)  2, 4 e 5        c)  2 e 4            d)  3 e 5           e)  todas

25. A vinda de imigrantes para o Brasil se intensifica na segunda metade do século XIX na medida em que, igualmente, se expande a cultura do café. Sobre essa questão, podemos afirmar que:
1.  O sistema de parceria, em que colonos tinham suas despesas de viagem e instalação pagas pelos fazendeiros para posterior indenização, possibilitou o sucesso da imigração nas áreas de cafeiculturas.
2.  As restrições adotadas pelos EEUU à imigração e o avanço do capitalismo no campo resultou em fracasso pelo  freqüente desvio das verbas públicas destinadas a essa finalidade.
3.  A política adotada pelo governo brasileiro de assumir todo o processo de imigração resultou em fracasso pelo freqüente desvio das verbas públicas destinadas a essa finalidade.
4.  A entrada de imigrantes facilitou a introdução do trabalho agrícola assalariado e evidenciou as limitações do trabalho escravo, rompendo-se a unidade política da aristocracia agrária em relação à escravidão.
5.  A atuação do governo brasileiro, subvencionando despesas de viagem enquanto os fazendeiros arcavam com os gastos do colono durante seu primeiro ano no país, possibilitou o crescimento da  corrente imigratória.
Indique a opção incorreta:
a)  1  e  4
b) 1  e  2                     
c) 2  e  5
d) 3  e  5
e) 2  e  4

26. Esta questão diz respeito a fatos políticos ocorridos no Império brasileiro.
0  0
O Período Regencial foi uma fase de grande turbulência política no Brasil, com movimentos sociais e revoltas.
1  1
O Golpe da Maioridade que levou Pedro II ao poder foi uma trama política dos liberais.
2  2
Manifestações liberais surgiram no Sudeste do Brasil como represália à política  Imperial e à dissolução da  Câmara Liberal, escolhida pela chamada “eleição do cacete”.
3  3
Durante o processo de independência, dois “partidos políticos” tiveram importante atuação. Foram eles o Partido Liberal e o Partido Moderador Republicano.
4  4
Após a independência brasileira surgiram revoltas em Minas  e em Pernambuco a favor da volta do pacto colonial.

A resposta correta é:
A) F,V,F,V,V
B) F,V,V,V,V
C) F,V,F,V,V
D) F,F,F,V,F
E) V,V,V,F,F

27. A crise do Império, no Brasil, foi marcada por uma série de questões que favoreceram a Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise as proposições abaixo.

1)     As idéias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil. Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta.
2)     No período imperial, a Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao Estado. Ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de Questão Religiosa.
3)     Quando foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar a causa republicana. Por isso foram chamados “republicanos do 13 de maio”.
4)     Os militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a gozar mais prestígio na sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo Imperador, que precisava deles para manter-se no poder. Daí, a sua lealdade à monarquia quando se proclamou a República no Brasil
5)     Dentre as questões que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil não se pode inserir a questão militar, pelas razões expostas no item anterior.

Estão corretas:
a) 1, 2 e 3;          b) 2, 3 e 4;          c) 1, 2 e 4;          d) 2, 4 e 5;           e) 3, 4 e 5.

28.  Muitos intelectuais, desde a Segunda metade do século XIX, preocupavam-se com a nossa identidade cultural, nossa herança histórica, para onde poderíamos ir na busca de uma sociedade mais justa.
A partir desse período e até às primeiras décadas do século XX, quais, desses intelectuais podemos destacar?

0    0
Joaquim Nabuco com suas reflexões sobre a escravidão e as lutas para extingui-la.
1    1
Gilberto Freyre com sua obra Casa Grande & Senzala até hoje provocando polêmicas.
2    2
Euclides da Cunha, que escreveu Os Sertões, contando a saga de Canudos.
3    3
Mário de Andrade, expoente da Semana de Arte Moderna e pesquisador das manifestações da cultura brasileira.
4    4
Escritores como José de Alencar e Machado de Assis que, em suas obras, também procuram entender o que somos enquanto povo e cultura.

A resposta correta é:
A)    V,V,F,F,F
B)    F,V,F,F,V
C)    F,F,F,F,F
D)    V,V,V,V,V
E)    F,V,F,V,F

29. No primeiro período da República (1889 –1930), poucos foram os presidentes eleitos indiretamente. Qual a alternativa que não aponta um traço do quadro político da 1ª República?
a)     As oligarquias regionais dominaram a máquina do Estado e usaram a fraude  eleitoral como método de manutenção do poder.
b)    A “política” do  café com o leite” foi estruturada para que o sistema de dominação tivesse o Sudeste (SP – MG) como região-eixo do poder.
c)     A política dos governadores, instituída por Campos Sales, pressupunha o apoio mútuo entre o poder federal e as oligarquias estaduais.
d)    A  comissão de Verificação do Congresso Nacional, através do expediente da “degola”, cumpriu um papel altamente moralizador das eleições na 1ª República.
e)     O “voto de cabresto” foi uma criação das oligarquias da República Velha para controlar politicamente os eleitores no campo.

30. Leia as afirmativas abaixo, referentes aos anos vinte do século passado, no Brasil.
1) Os anos vinte reforçaram o poder das oligarquias e não envolveram lutas por reivindicações políticas democráticas.
2) O movimento tenentista expressava as insatisfações políticas do momento apenas do ponto de vista da estratégia militar.
3) O movimento modernista significou, entre outras coisas, uma reflexão sobre a identidade cultural brasileira, apesar das influências européias modernistas.
4) Apesar da importância da cultura do café, já existiam, nos anos 20, investimentos em diversos setores da economia brasileira.
5) Os anos 20 representaram a ascensão dos comunistas dentro do movimento operário da Primeira República.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 4
c) 1 e 3
d) 3, 4 e 5
e) 1 e 5

31. O Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas, afirmava que a questão social estava sob o controle, permitindo o convívio harmônico entre as diversas classes sociais e o governo. Para garantir essa imagem foram utilizados dispositivos, tais como:
1)     Violenta repressão contra os inimigos do regime, censura aos jornais, etc.
2)     Difusão pelos meios de comunicação de massa de uma visão ufanista do país, apresentado como se não tivesse problema, e de que é exemplo a “Aquarela do Brasil”, de Ari Barroso.
3)     Política de saneamento dos sindicatos, afastando pelegos e transformando essas instituições em efetivas defensoras dos interesses dos trabalhadores;
4)     Propagação de uma ideologia em que associava supostas qualidades do povo brasileiro, tais como a conciliação e o pacifismo, à personalidade do ditador;
5)     Divulgação da real independência econômica do país, conseguida através do nacionalismo estado-novista.
São corretas as afirmativas:   
a)  1, 3 e 5        b)  1, 2  e 4       c)  todas          d)  4  e  5         e)  1  e  3

32. Após o Estado Novo, veio o processo de redemocratização do país, que durou a instauração da ditadura militar de 1964. Nesse curto período, tivemos alguns fatos importantes.
Sobre esses, o que podemos afirmar?
0   0
A Constituição de 1946, no capítulo referente à cidadania, conferiu aos brasileiros alfabetizados, maiores de dezoito anos, de ambos os sexos, o direito e a obrigação de votar, o que não acontecia no passado, pois na Carta de 1934, o voto das mulheres era restringido, só cumprindo esta obrigação as que exerciam funções públicas.
1   1
No Governo de Getúlio Vargas, a partir da liberalização do movimento sindical e dos problemas alcançados pela alta do custo de vida, ocorreram muitas greves, principalmente no ano de 1953, destacando-se a greve geral de março em São Paulo e a greve dos marítimos no Rio de Janeiro, Santos e Belém.
2   2
A Sudene – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – foi criada no Governo de Juscelino Kubitschek com o objetivo de promover o planejamento da expansão industrial da região, estando subordinada diretamente à Presidência da República.
3   3
Imediatamente após a renúncia de Jânio Quadros, assumiu a Presidência da República o vice-presidente João Goulart, que voltou ao Brasil, às pressas, da China, quando soube da inesperada notícia.
4   4
O período de “redemocratização” do país terminou com a instituição do Ato Institucional 1º - (AI 1) – baixado a 31 de março de 1964, instaurando a ditadura militar ano Brasil.

A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V
B) F,V,V,V,F
C) F,V,F,F,V
D) F,F,V,V,F
E) V,V,V,F,F

33.   “Caminhando e cantando
          e seguindo a canção
          Somos todos iguais
          Braços dados ou não”
                                                                       Geraldo Vandré
O ano de  1968 foi bastante rico para a história da juventude de muitos países. Maio de 68. A Primavera de Praga. No Brasil, a canção “Para não dizer que não falei das flores” era entoada em marchas, passeatas e atos públicos. Ao final do ano, contudo, o tempo fechou. O regime político também!
          Sobre o período 1968-74 NÃO  é correto afirmar:
a)  Durante o Governo Médici, a ordem institucional coexiste com a constitucional, tendo o regime militar reduzido os poderes do Congresso e tornado indiretas as eleições para governadores em 1970.
b)  É assinado o Ato Institucional nº 5, em 13/12/68, como resposta direta à não-autorização, pelo Congresso, para que o Deputado Márcio Moreira Alves fosse processado.
c)  Há um crescimento econômico acelerado promovido por um sistema de câmbio flexível e por crescente endividamento externo.
d)  Ao final do período 1968-74, tem início o processo de abertura política, que é consolidado pelo Governo Geisel com a política de distensão.
e)  O modelo econômico adotado permitiu uma excessiva concentração da riqueza e da renda e uma crescente perda do poder de compra dos salários.

34. Em relação ao modelo de desenvolvimento econômico brasileiro, que teve seu auge no início da década de 70 com o chamado  “milagre brasileiro”, podemos dizer que:
1.       Houve, nesse período, uma considerável expansão da dívida externa, em decorrência de uma política econômica que favoreceu aos investidores estrangeiros.
2.       As pequenas empresas de bens de consumo duráveis apresentaram um crescimento bem maior que as grandes.
3.       Houve um apreciável crescimento interno da riqueza mas a concentração de renda atingiu enorme proporções.
4.       Houve um controle total da inflação, prioridade para o mercado interno e uma efetiva distribuição da propriedade e da renda.
5.       Os salários apresentaram um crescimento substancial em relação aos períodos anteriores.
Assinale a alternativa que julgar correta:
a)  estão certas 1 e 3;
b)  estão certas 1 e 2;
c)  estão certas 1 e 4;
d)  estão certas 3 e 5;
e)  estão certas 3 e 4. 

35. O ano de 1984 foi marcado pelo movimento das “diretas já”. Em janeiro de 1985, em eleições indiretas, o Colégio Eleitoral escolheu Tancredo Neves presidente da República. Assinale a alternativa que explica esse desfecho.
a)  A indiferença e a não-adesão do povo ao movimento levaram as lideranças políticas a recuar e render-se à inevitabilidade das eleições indiretas.
b)  A violência que imperou nas diversas manifestações do movimento assustou as lideranças, que preferiram recuar do seu objetivo.
c)  A não-adesão do partido majoritário, o PMDB, ao movimento afastou outros partidos, que tornou-se esvaziado e sem expressão.
d)  A violenta repressão do governo ao movimento resultou numa intervenção no Congresso Nacional, quando da votação da Emenda Dante de Oliveira, constrangendo  os parlamentares a derrotar                               a Emenda.
e)  A vocação das elites para a conciliação fê-las cumprir o roteiro da “abertura lenta, gradual  e segura”, derrotando a Emenda Dante de Oliveira, em abril de 1984, e contrariando, assim, a vontade do povo brasileiro.



36. Durante o período dos governos militares ( 1964 - 1985 ) a inflação sofreu uma escalada vertiginosa. A partir do governo Sarney até o atual de FHC muitos planos econômicos foram propostos visando conter a inflação e retomar o desenvolvimento.
      Sobre os planos e suas características relacione as colunas abaixo:
1.     Plano Cruzado
2.     Plano Verão
3.     Plano Collor
4.     Plano Bresser
5.     Plano Cruzado II
6.     Plano Real

(   ) retomada da negociação com o FMI e suspensão da moratória; congelamento dos preços por apenas dois meses;
(   ) liberação do congelamento de vários produtos e disparo do gatilho salarial, compensador da inflação;
(  ) corte de três (3) zeros do cruzado velho produziu o cruzado novo. Houve também congelamento de preços;
(   )  bloqueio das cadernetas de poupança e de contas correntes no valor de aproximadamente 85 bilhões de dólares;
(   )  controle de preços, desindexação da economia e reestruturação do câmbio;
(   ) congelamento de preços, explosão de consumo desestímulo à poupança e declaração da moratória.
       A seqüência correta é :
a)   4,5,2,3,6,1        
b)   4,1,3,2,5,6        
c)   1,5,3,2,4,6
d)   5,2,6,1,4,3
e)   3,5,4,2,1,6

37. A análise do Brasil atual requer uma revisão dos problemas brasileiros dentro do contexto maior do liberalismo globalizante, em um momento histórico do Brasil em que urge medidas radicais na economia e nas questões sociopolíticas.
0   0
A crescente sensação de impotência no combate à inflação e o sucesso de Fernando Henrique Cardoso com o Plano Real, no ministério da Fazenda, lhe garante a estrondosa votação em 1995.
1   1
O sucesso eleitoral de F.H.C. decorreu, em grande parte, da decomposição dos grandes grupos políticos no poder há muito tempo
2   2
No cômputo das medidas do governo F.H.C., mesmo as de cunho social, acabou predominando o avanço da integração internacional, o que o colocou  no rótulo de comprometido como “consenso de Washington”.
3   3
A dinâmica globalizante da economia, com progressiva instalação das maiores transnacionais do planeta, diminuiu a concentração de riquezas.
4   4
O processo de globalização permitiu ao capital estrangeiro comprar mais de 50% das companhias brasileiras, sob protestos violentos de grande parte dos trabalhadores e da população em geral.

A resposta correta é:
A)    F,V,F,V,V
B)    V,F,F,V,F
C)    V,V,V,F,F
D)    V,F,V,F,V
E)    F,F,V,V,F


38. As artes e a literatura brasileiras na atualidade não estão articuladas a movimento coletivos. Entretanto , até os anos sessenta algumas manifestações culturais foram de ordem mais coletiva.
Sobre este tema faça a relação entre as colunas:

(1) Movimento armorial                                                (     ) Caetano Veloso
(2) A tropicália                                                             (     ) Ariano Suassuna
(3) Movimento modernista                                            (     ) Glauber Rocha
(4) Bossa nova                                                            (     ) Mário de Andrade
(5) Cinema Novo                                                          (     ) Antônio Jobin

Assinale a alternativa correta:
a)   1, 2, 3, 4, 5
b)  5, 3, 2, 1, 4
c)   2, 1, 5, 3, 4
d)  5, 3, 1, 4, 2
e)   2, 5, 1, 4, 3

39. Os meios de comunicação vêm cada vez mais influenciando a vida na sociedade brasileira. É impossível não estar envolvido nas notícias, programas de auditório, novelas, debate, etc. A Educação e Cultura são assuntos recorrentes desses meios.
Sobre esses dois temas o que podemos afirmar?
0   0
Nos últimos anos, algumas produções cinematográficas têm sido indicadas para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Dentre elas, destacamos: Orfeu; Eu, Tu e Eles e Central do Brasil.
1   1
A música popular brasileira tem ocupado maior espaço nos meios de comunicação, sobretudo porque ultimamente, vem acontecendo diversos festivais de música, descobrindo novos cantores e compositores.
2   2
O Braisl tem melhorado, em termos quantitativos, na média mundial em educação, pois o Ministério da Educação adotou novos critérios de avaliação no ensino Fundamental e Básico.
3   3
Ultimamente o FUNK tem sido uma das maiores expressões da música brasileira, denunciando as injustiças sociais das favelas, tais como as músicas “Tchutchuca e Cerol na Mão” do Bonde do Tigrão.
4   4
O futebol brasileiro vive uma das suas maiores crises neste início de século XXI, desde corrupção, CPI, passaporte falso de jogadores a derrotas consecutivas da seleção brasileira; ainda continuamos, porém, a ser os melhores no ranking da FIFA, por não perdermos o primeiro lugar desde a Copa de 70.

A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V
B) F,F,V,F,F
C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F
E) V,V,V,F,F

40. Sobre a produção cultural brasileira no século XX, analise as afirmativas abaixo.
1)     A produção cinematográfica conseguiu projeção internacional com os filmes dirigidos por Glauber Rocha, Nélson Pereira dos Santos, Walter Salles, entre outros.
2)     Na segunda metade do século XX, os festivais da música popular brasileira contribuíram para renovar o meio artístico, destacando-se compositores como Geraldo Vandré, Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso.
3)     O surgimento da bossa nova trouxe novas perspectivas para a música brasileira, na década de 50, com a atuação destacada de Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Gilberto, entre outros.
4)     A atuação da televisão ampliou o mercado de trabalho para os artistas e ajudou na massificação da produção cultural.
5)     Na década de 60, o movimento tropicalista renovou a produção musical da época e contribuiu para se repensar a identidade nacional.

Estão corretas:
a) 1, 2, 3, 4 e 5
b) 2, 3, 4 e 5 apenas
c) 4 apenas
d) 3 e 5 apenas
e) 1 e 4 apenas

Nenhum comentário: