segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SSA-UPE PROVA(GABARITADA) DE HISTÓRIA 1º ANO


21. Uma civilização, via de regra, implica uma organização política formal com regras estabelecidas
para governantes e governados (mesmo que autoritários e injustos); implica projetos amplos que
demandem trabalho conjunto e administração centralizada (como canais de irrigação, grandes
templos, pirâmides, portos, etc.); implica a incorporação das crenças por uma religião vinculada ao
poder central, direta ou indiretamente (os sacerdotes egípcios, o templo de Jerusalém, etc.);
implica uma produção artística que tenha sobrevivido ao tempo e ainda nos encante (o passado
não existe em si, senão pelo fato de nós o reconstruirmos); implica a criação ou incorporação de
um sistema de escrita (os incas não preenchem esse quesito, e nem por isso deixam de ser
civilizados); implica finalmente, mas não por último a criação das cidades.
(PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Contexto, 2001. p. 62. Adaptado.)
Baseando-se nas reflexões levantadas pelo texto acima, analise as afirmações a seguir sobre as
civilizações da Antiguidade Oriental:
I. Os egípcios desenvolveram um significativo conhecimento de engenharia, conforme ressalta o
texto, com grandes construções, tais como canais de irrigação, templos e pirâmides.
II. Tanto as ações dos sacerdotes egípcios como as dos sacerdotes do Templo de Jerusalém,
diferentemente do que propõe o autor, não representavam ações de poder ligadas a um poder
central.
III. Os povos, que habitaram a região da Mesopotâmia, desenvolveram conhecimento no campo da
astrologia e da astronomia.
IV. O autor aponta como um dos elementos essenciais na caracterização de uma civilização a
estruturação de regras de convívio político.
V. Apesar de a criação das cidades ser uma das características das antigas civilizações, não
podemos destacar a vida urbana como uma das características da antiga Mesopotâmia, em
especial no Segundo Império Babilônico.
Estão CORRETAS
A) I, II e V.
B) II, III e IV.
C) I, IV e V.
D) I, III e IV.
E) III, IV e V.


22. Como modelo de democracia, ergueram-se, na Antiguidade Clássica Ocidental, relevantes
sociedades, que, com seus traços culturais, deixaram seu legado para a modernidade. Sobre a
democracia Grega, analise as afirmativas abaixo:
I. Clístenes estabeleceu, em suas reformas democráticas, mais liberdade para as mulheres
atenienses que para as espartanas.
II. A Assembleia Popular tornou-se o órgão mais importante do governo ateniense, embora a
democracia tenha sofrido um retrocesso na época de Péricles.
III. O regime democrático ateniense incluía todos os seus cidadãos, entre eles os metecos e os
escravos.
IV. O ostracismo foi instituído na Grécia para excluir da vida política, por 10 anos, o cidadão que fosse
considerado pela população uma ameaça às instituições democráticas.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I, II e IV. B) II e III C) III e IV. D) III. E) IV.

23. Observe as figuras a seguir:

Fonte: http://decordidesign.blogspot.com/2011/03/vaso-grego.html
Trata-se de vasos gregos, no caso duas ânforas do século V a.C. A cerâmica é uma das
manifestações variadas das artes plásticas. Sobre a cerâmica na Grécia Antiga, analise as
afirmativas a seguir:
I. Alguns vasos eram ornados com cenas do cotidiano dos gregos, representando a prática de
esportes e lazer assim como cenas amorosas, cenas de batalhas, etc.
II. Apesar de uma vasta produção em cerâmica, os gregos não desenvolveram a prática da
escultura.
III. A cerâmica grega, graças, sobretudo, às suas pinturas, pode ser utilizada como fonte sobre a
vida cotidiana na Grécia Antiga.
IV. A cerâmica grega, além da função ornamental, também tinha uma função utilitária, apenas na
casa dos metecos.
V. As ânforas são vasos com duas asas verticais e com uma base alta, usados geralmente para
beber.
Estão CORRETAS
A) I e IV. B) II e III. C) II e IV. D) I e III. E) III e V.


24. O feudo consistia em um território de dimensões variadas, conforme a região. Lá estava edificado o
castelo do senhor e, nas redondezas, as aldeias, as terras aráveis divididas em domínio (área do
senhor) e mansos (parcelas trabalhadas pelo servo e sua família), áreas de uso comum... As
mulheres, de acordo com a classe social a que pertenciam, exerciam variadas funções. As
camponesas trabalhavam com seus maridos nas terras dos senhores feudais e, além disso, ainda
tinham que cuidar dos afazeres domésticos.
(FARIAS, Ricardo de Moura. Estudos de História, 1. ed. São Paulo: FTD, 2009.)
(Imagens segundo O livro de horas do Duque de Berry)
Assim como o texto, as gravuras expõem a divisão do feudo, o trabalho servil, com destaque para
as mulheres trabalhadoras.
Sobre as relações de produção no Sistema Feudal, identifique a alternativa CORRETA.
A) Observa-se, entre as gravuras, o arado puxado por bois o qual era muito utilizado na agricultura feudal,
provocando uma revolução técnica do trabalho, da instrumentação para a mecanização.
B) A mulher, apesar de trabalhar tanto quanto o homem, estava sempre em grau de inferioridade. A maioria
estava destinada ao casamento e a uma vida submissa ao marido.
C) Os senhores feudais possuíam muitas terras, defendiam o interesse dos servos e o monopólio da cultura.
D) Os camponeses medievais tinham consciência de seu poder de transformação social. Exemplo desse poder está na corveia.
E) As mulheres desempenharam funções importantes na sociedade medieval. As camponesas auxiliavam suas
famílias nas tarefas agrícolas cotidianas, enquanto as pertencentes às famílias nobres se encarregavam da
guerra e da distribuição do feudo.

25. O mundo árabe e o Império Bizantino se inserem no cenário do Oriente Medieval. Com uma rica
produção cultural e filosófica, os árabes e os bizantinos também contribuíram para a construção
do pensamento medieval. Sobre essa realidade, é CORRETO afirmar que
A) o pensamento árabe medieval é fruto direto da filosofia romana, já que esta influenciava os autores mouros.
B) o Império Bizantino se destacou na produção filosófica e literária, sendo a poesia épica a grande
contribuição bizantina para a cultura medieval.
C) não há ligações entre a produção cultural bizantina e o Renascimento cultural europeu de fins do período
medieval.
D) a filosofia de Aristóteles influenciou o pensamento do grande filósofo árabe Averróis.
E) apesar de importante economicamente, a presença árabe na Península Ibérica não teve relevânica na vida
cultural da Europa medieval.

26. A Peste Negra assolou a Europa com uma longa e devastadora epidemia no século XIV. Campos e
cidades foram arrasados; um terço da população europeia morreu sob o impacto da doença.
Outros fatores também contribuíram para esse período de depressão, provocando uma grave crise
no Sistema Feudal. No entanto, essa Crise foi responsável pelas transformações empreendidas
entre os séculos XV e XVIII, período esse denominado de transição do Feudalismo para o
Capitalismo.
No que se refere a essas transformações, assinale a alternativa CORRETA.
A) O Renascimento cultural e científico contribuiu para alterar as concepções de mundo, valorizando a razão
humana estabelecida no Humanismo e no Antropocentrismo.
B) A formação do Estado Moderno implicou o declínio do poder papal e dos senhores feudais assim como o de
toda a nobreza.
C) A Reforma Protestante também manifestou uma nova mentalidade associada ao declínio do feudalismo com
a formação de novos valores, fortalecendo o sentimento nacionalista representado no Teocentrismo.
D) Como alternativa econômica, a burguesia europeia, após a queda do absolutismo no século XV,
estabeleceu uma economia mercantil, voltada para um conjunto de práticas econômicas socializantes.
E) A crise do Sistema Feudal foi resultante das fugas servis para as Cruzadas no início do século V,
ocasionando o desaparecimento das relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

27. O movimento Renascentista europeu permitiu a descoberta do “homem” como o centro do saber,
despertando interesse pelo prazer, pela alegria e pelo amor. Época dos avanços culturais,
científicos e de magníficas obras de arte, construções de pureza, sensualidade, caridade e ódio.
Sobre a Renascença, é CORRETO afirmar que
A) o Renascimento alterou a estrutura cultural da época, valorizando a razão humana estabelecida no
Teocentrismo.
B) a imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da
Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do
período renascentista.
C) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente
Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história
hebraica.
D) o Renascimento reflete as profundas transformações socioculturais, políticas e econômicas, processadas
nos países europeus, a partir do século XVII.
E) a dinâmica do comércio nas cidades italianas, a herança de uma cultura material clássica e a presença de
mecenas interessados em investir nas produções artísticas favoreceram a arte renascentista, que se
caracterizou pela visão simplista, revelada nas obras de Michelangelo.
28. Desde o século XVI, a escravidão foi uma instituição presente no processo de colonização
portuguesa na América. A mão de obra escrava se constituiu como base da produção econômica
da América Portuguesa, sendo utilizada em diversas atividades lucrativas. Sobre a relação da
escravidão com a sociedade colonial brasileira, é CORRETO afirmar que
A) a escravidão negra africana só ganhou impulso em relação à sua utilização na economia brasileira, a partir
do século XVIII, com a exploração aurífera.
B) a mão de obra escrava que predominava na produção de açúcar no nordeste colonial era a indígena, em
especial a dos povos tupi.
C) o tráfico de escravos africanos era uma das principais atividades rentáveis da coroa portuguesa desde o
século XVI.
D) a escravidão indígena não foi utilizada em algumas regiões da colônia, como no caso da Capitania de São
Vicente.
E) não há evidências da utilização de escravos africanos na produção pecuária, no sertão colonial.

29. Ao longo da História do Brasil, as populações indígenas foram sendo empurradas para o interior,
assimiladas ou exterminadas pelos conquistadores. Apesar da legislação em defesa dos direitos
indígenas, a questão do índio aborda, com seriedade, um dos problemas mais graves da nossa
sociedade.
Sobre a sociedade indígena brasileira, analise as afirmativas a seguir:
I. O indígena é julgado, como qualquer brasileiro, pelo Código Penal e pelo Código Civil em vigor. O
critério será estabelecido caso a caso, dependendo da análise do juiz sobre o grau de
“aculturação” do índio.
II. O bandeirismo e o ciclo da mineração fizeram os índios serem expulsos de suas terras,
escravizados e perseguidos pelos bandeirantes.
III. Os índios brasileiros, na fase pré-cabralina, encontravam-se em diferentes estágios de
desenvolvimento cultural.
IV. A mão de obra indígena nunca foi valorizada nem utilizada na produção açucareira por ser
considerada incapaz e inadequada.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I, II e IV. B) II, III e IV. C) I, II e III. D) III e IV. E) II e IV.

30. O século XVI na Europa assistiu a modificações tensas e conturbadas em relação à crença da
população. Com o começo das reformas religiosas, o cristianismo ocidental deixou de ser uno, e os
protestantes ocuparam um espaço na sociedade europeia. Sobre a reforma religiosa do século XVI,
analise as afirmações a seguir:
I. No período medieval, vozes, como as de John Wycliff e Jan Huss, faziam críticas ao catolicismo e
pregavam reformas.
II. O pensamento humanista e individualista do Renascimento não influenciou a eclosão da Reforma.
III. O despreparo moral e intelectual do clero católico medieval junto com a cobrança de indulgências
aceleraram o advento da reforma protestante.
IV. O Concílio de Trento buscou negar o valor das doutrinas protestantes e reafirmar a hegemonia
católica no mundo cristão europeu.
V. A Europa assistiu a um enfraquecimento da intolerância religiosa com as reformas, evitando
conflitos armados entre católicos e protestantes.
Estão CORRETAS
A) I, II e III. B) II, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e IV. E) III, IV e V.

GABARITO:
21 - D
22 - E
23 - D
24 - B
25 - D
26 - A
27 - B
28 - C
29 - C
30 - D

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