quarta-feira, 30 de novembro de 2011

REVISÃO DE FILOSOFIA UPE - TRADICIONAL

1. Interpretando o Mito da Caverna de Platão, qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros?
A) A luz da verdade;
B) A realidade;
C) A Filosofia;
D) As coisas que percebemos;
E) A coragem.

2. Como parte essencial da missão da Filosofia nas escolas, está a tarefa de desenvolver no estudante o senso crítico. Qual o resultado desse processo?
A) Pensamento contemplativo sobre o mundo;
B) Ampliação da consciência reflexiva;
C) Conhecimento das reflexões filosóficas já desenvolvidas na história;
D) Desenvolvimento do espírito de contestação;
E) Surgimento de uma massa subversiva em relação à ordem constituída.

3. A atitude filosófica inicia-se indagando "O que é?", "Como é?", "Por que é?", "Para que é?", dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. Estas são perguntas sobre:
A) A essência, a significação, a origem e a finalidade de todas as coisas;
B) O conhecer, o falar, o pensar e o agir, próprios dos seres humanos;
C) A capacidade, a finalidade, o conceito e a origem do mundo;
D) Os motivos, as razões, as causas e os interesses para pensarmos;
E) O conteúdo, o sentido, a intenção e a finalidade do que pensamos.

4. O mito é um sistema de explicação fantasioso do mundo, expresso em narrativas fabulosas referentes a deuses, forças da natureza e seres humanos. Em contrapartida, a Filosofia:
A) Admite contradições, fabulações e coisas incompreensíveis;
B) Narra a origem das coisas por meio de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças sobrenaturais;
C) Apresenta princípios simbólicos que fornecem explicações para a realidade universal;
D) Exige que a explicação seja coerente, lógica e racional;
E) Tolera a imaginação como instrumento de interpretação para a realidade.

5. O autoconhecimento do ser humano é um dos pontos fundamentais da filosofia socrática. Quais as duas grandes fases dos diálogos críticos a que Sócrates conduzia seus interlocutores, no desenvolvimento da sua filosofia?
A) A análise e a síntese;
B) A tese e a antítese;
C) O discurso e a réplica;
D) A argumentação e a controvérsia;
E) A ironia e a maiêutica.

6. Retomando a questão do ser, Aristóteles propõe uma nova interpretação afirmando que o movimento da realidade se resume na passagem da potência para o ato. Neste raciocínio, a potência representa:
A) As possibilidades do ser;
B) A manifestação atual do ser;
C) O caráter estático e permanente do ser;
D) Aquilo que já existe;
E) Aquilo que determina a realidade de um ser.

7. Durante a Idade Média a filosofia cristã se apresentou especialmente através da Patrística e da Escolástica. Buscando o resgate da filosofia de Platão e de Aristóteles, os principais representantes dessas correntes de pensamento são, respectivamente:
A) Santo Ambrósio e Santo Anselmo;
B) Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino;
C) Heráclito e Parmênides;
D) Zenão e Epicuro;
E) Sêneca e Cícero.

8. O saber científico não se opõe ao saber filosófico; no entanto, eles se diferenciam pelo enfoque. A Ciência interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a Filosofia...
A) Busca exercer controle sobre a Natureza;
B) É um fluxo instável de opiniões;
C) Elabora conhecimentos frequentemente fragmentados;
D) Busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano;
E) Tem crenças passageiras que serão negadas no futuro.

9. O período pré-socrático é a fase inaugural da Filosofia grega, com destaque para os pensadores de Mileto: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Sua preocupação básica era:
A) Descobrir, com base na razão, a substância primordial de todos os seres;
B) Apresentar a realidade como algo dinâmico;
C) Compreender a realidade pela via da essência;
D) Conciliar as concepções de Parmênides e de Heráclito;
E) Desenvolver o atomismo.

10. O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o hedonismo. Nesse contexto, os estóicos defendiam:
A) Que o ser humano devia buscar o prazer da vida;
B) Que o prazer estava vinculado ao bem;
C) Um espírito de completa austeridade moral e física;
D) A realização de uma conduta virtuosa;
E) O domínio das paixões.

11. Na história da Filosofia distinguem-se duas grandes orientações da teoria do conhecimento: o racionalismo e o empirismo. Enquanto o empirismo apresenta a experiência sensível como a fonte de todo e qualquer conhecimento, o racionalismo defende que:
A) O conhecimento verdadeiro é dado pelas ciências naturais;
B) A experiência controla o trabalho da razão;
C) As vivências são responsáveis pela existência das idéias na razão;
D) O valor e o sentido da atividade racional dependem da sensibilidade;
E) A razão, tomada em si mesma, é o fundamento do conhecimento verdadeiro.

12. O existencialismo é uma tendência filosófica que tem em comum a análise da existência humana, sendo o homem uma realidade aberta, inacabada, "lançada" no mundo. São representantes desse pensamento:
A) Galileu, Bacon e Descartes;
B) Locke, Hume e Kant;
C) Marx, Engels e Lênin;
D) Kierkegaard, Heidegger e Sartre;
E) Rousseau, Voltaire e Montesquieu.


13. René Descartes é considerado um dos pais da Filosofia Moderna. Afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida. Aplicando a dúvida metódica, chegou à célebre conclusão:
A) Duvido, logo, conheço;
B) Penso, logo, existo;
C) Penso, logo, conheço;
D) Duvido, logo, existo;
E) Penso, logo, sei.

14. Karl Marx afirma que os elementos determinantes para a análise do processo histórico devem ser buscados nos modos de produção, e que as lutas de classes representam uma espécie de "motor" da história. Segundo ele, o fundamento do poder político aparece na expressão:
A) Os homens transferiram ao Estado (Leviatã) seus poderes de governar a si próprio;
B) A vontade particular deve se submeter à vontade geral, conforme o pacto social;
C) O Estado é um instrumento de domínio de classe;
D) A monarquia não tirânica é o regime social mais adequado à natureza das coisas;
E) A organização social que corresponde à natureza humana é a de polis.

15. A Ética é a parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz. Nesse contexto, o Humanismo tem como fundamento:
A) O respeito às leis naturais e eternas;
B) A fé em Deus como essencial na definição dos valores éticos;
C) Interligação ética entre a fé cristã e a prática social em favor dos oprimidos;
D) A defesa de uma Ética subjetiva;
E) Os valores éticos, objetivamente válidos, têm como base a própria natureza humana.

16. Com o desenvolvimento do capitalismo, elabora-se um pensamento burguês, expresso no movimento cultural denominado Iluminismo. Os valores fundamentais defendidos por esta corrente filosófica, são:
A) Igualdade jurídica, tolerância religiosa, liberdade e propriedade privada;
B) Fraternidade, liberdade e igualdade;
C) Propriedade coletiva, igualdade e fraternidade;
D) Tolerância filosófica, liberdade e propriedade coletiva;
E) Ideal cristão, monarquia e restrições jurídicas.

17. O positivismo de Augusto Comte tem como característica geral a exaltação da ciência e a preocupação de defender as conquistas da Revolução Industrial. Segundo os positivistas, a evolução do conhecimento humano universal percorreu três estados distintos, na sequência a seguir:
A) Teológico, metafísico e positivo;
B) Filosófico, mitológico e científico;
C) Abstrato, fictício e positivo;
D) Científico, mitológico e filosófico;
E) Positivo, teológico e abstrato.

18. Numa interpretação marxista, a ideologia é um conjunto de representações sobre os seres humanos e suas relações, sobre as coisas, sobre o bem e o mal, etc. Sendo assim, a função primordial da ideologia é:
A) Revelar a origem da sociedade;
B) Afirmar as desigualdades sociais;
C) Oferecer a imagem real da comunidade;
D) Dissimular a presença da luta de classes;
E) Reconhecer uma sociedade dividida em classes sociais antagônicas.

19. O filósofo francês Michel Foucault caracterizou a atividade filosófica como uma espécie de "exercício de si, no pensamento", isto é, como um trabalho de pensar sobre si mesmo que faz com que cresçamos e nos modifiquemos. Nesse sentido, o ensino de Filosofia deverá significar:
A) O conhecimento da história da Filosofia;
B) Um resumo das principais características do pensamento de alguns filósofos;
C) A leitura e compreensão de textos filosóficos;
D) A possibilidade de pensar autonomamente;
E) O debate centrado em temas filosóficos.

20. Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
A) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
B) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos;
C) A ênfase no fator beleza;
D) A percepção social pelo público;
E) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.

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