segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SSA-UPE PROVA(GABARITADA) DE HISTÓRIA 3º ANO


31. Após a Revolução Russa de 1917, o socialismo passou a ser experimentado em algumas regiões do globo terrestre, ao longo do século XX. Vários conflitos armados estão ligados a essa vivência ou à sua busca. Sobre esses conflitos, analise as seguintes afirmações:
I. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) acabou por liquidar o sonho socialista da república, dando início à ditadura de Franco.
II. Após vários conflitos com a guerrilha, Fulgêncio Batista é deposto do poder em Cuba, com a Revolução de 1959.
III. A Revolução Comunista na China marcou a ascensão de Mao Tsé-Tung ao governo.
IV. Conflitos armados na Polônia, nos anos 1960 acabaram por implementar o socialismo sem o apoio soviético.
V. A experiência socialista em Portugal se fortaleceu após a Revolução dos Cravos de 1974.
Estão CORRETAS
A) II, IV e V. B) I, II e III. C) I, III e V. D) III, IV e V. E) I, III e IV.

32. O impacto das guerras mundiais no imaginário da população foi muito grande, expondo medos, traumas e incertezas. Muito desse temor foi legado ao mundo do pós-guerra por meio da ameaça atômica, que pairava sobre o mundo, durante a Guerra Fria. Sobre isso, é CORRETO afirmar que
A) as incertezas provocadas pela Primeira Guerra Mundial acabaram por criar um perfil antibélico na população que evitou a eclosão de novos conflitos naquela proporção.
B) as bombas nucleares lançadas pelos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki mostraram ao mundo o poder letal das armas de destruição em massa.
C) o impacto das destruições provocadas pela Segunda Guerra Mundial favoreceu a criação da ONU e de uma política pacífica eficaz.
D) as principais nações envolvidas na Primeira Guerra se recusaram a participar da guerra de 1939-1945.
E) a criação da ONU e sua postura antibélica datam de antes da eclosão do primeiro conflito armado mundial.

33. Após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o mundo assistiu às grandes transformações econômica, financeira, política e cultural. No Brasil, ocorreu um processo significativo de mudança na economia, operando um mecanismo de considerável concentração de riqueza. Sobre isso, assinale a alternativa
CORRETA.
A) O Brasil conquistou uma maior autonomia financeira e política.
B) A oligarquia rural foi ganhando espaço e poder, pois os governos da época transferiram os investimentos para a agricultura.
C) O avanço do capitalismo no campo brasileiro promoveu a industrialização da agricultura e a especialização da produção agrícola, provocando um intenso êxodo rural.
D) O Brasil foi impactado com significativo desenvolvimento da economia.
E) O rápido desenvolvimento industrial se deu com a participação crescente do capital estatal na indústria automobilística, naval, química, além de outros setores, como comércio e serviços.


34. Nas primeiras décadas do século XX, assistimos às primeiras tentativas de modernização do Brasil, quando ainda era forte sua posição de produtor agrícola. Nesse contexto, foi criada a imagem do caipira Jeca Tatu, um jovem de feição debilitada, com uma grande barriga, somada a seu aspecto cansado,
denotando um ser pobre em saúde, carente de recursos, que aparecia como o responsável pelo atraso do país por sua preguiça e indolência. Por essa interpretação do “caipira”, o autor é, até hoje, questionado.

Da leitura do texto e da imagem, extraem-se vários elementos. Sobre eles, analise os itens a seguir:
I. Monteiro Lobato foi o criador do “caipira” Jeca Tatu, personagem do conto Urupês, escrito em 1918, quando traduziu suas ideias sobre questões econômicas e sociais da época.
II. O autor, anos depois, reescreveu a figura do “caipira”, que, antes, responsável pelo atraso nacional, passou para a posição de vítima de uma estrutura econômica perversa.
III. A síntese do nacionalismo e do regionalismo encontrou campo fértil no estilo impressionista.
IV. A imagem do Jeca Tatu foi bastante utilizada para mostrar um brasileiro legítimo que carecia de apoio do Governo para sobreviver.
V. Gilberto Freyre foi o criador da imagem do Jeca Tatu ao estudar as consequências do escravismo no Brasil.
Estão CORRETOS
A) I, II e III. B) I, II e V. C) II, IV e V. D) III, IV e V. E) I, II e IV.

35.
Fonte: http://jeocaz.wordpress.com/2009/07/26/os-sequestros-que-abalaram-a-ditadura-militar/
A fotografia acima mostra presos políticos deportados em 1969, episódio que pode ser inserido no cenário da Guerra Fria em um dos momentos mais dramáticos da política brasileira.

Acerca dessa conjuntura mundial que envolvia diretamente o Brasil, é CORRETO afirmar que
A) no período da Guerra Fria, entre 1945 e 1989, já em direção ao processo de globalização, tinha-se a visão de um mundo construído, de forma unipolarizada, pelos Estados Unidos e em constante conflito.
B) com o temor provocado pela Revolução Cubana em 1959, a partir dos anos 1960, as estratégias dos Estados Unidos foram adotadas no sentido de dar apoio ao processo de democratização, implantado na América do Sul.
C) a criação da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1948, já tinha como princípio expandir uma política intervencionista nos países da América Latina.
D) poucos dias antes de deixar o governo, o general Emílio Garrastazu Médici lançou o decreto que instituía a Lei de Segurança Nacional.
E) apesar da repressão, a sociedade brasileira encontrou meios para resistir à onda de perseguição, violência e medo, que dominava o país.

36. Creio que avançaremos cada vez mais para atingirmos nossa independência econômica, produzindo sempre melhor, fundando a nossa industrialização sobre as riquezas naturais que Deus colocou em nosso território. (Frase de JK. Fonte: www.memorialjk.com.br)
Sobre o Governo do Presidente Juscelino Kubitschek, analise as afirmativas a seguir:
I. JK comandou um surto desenvolvimentista, coroado pela construção de Brasília, utilizando o slogan “Pra frente, Brasil”.
II. Apesar dos problemas inflacionários e da crescente penetração do capital estrangeiro no país, os anos JK, sem sombra de dúvida, foram os “Anos Dourados” da História da República brasileira.
III. A Bossa Nova é considerada, por alguns críticos, como uma revolução na música brasileira. João Gilberto, Tom Jobim, Nara Leão e Vinícius de Morais reinventaram a maneira de cantar e tocar samba, incorporando influências do jazz.
IV. A esperança e o otimismo embalavam um Brasil eufórico, a publicidade ofertava a possibilidade de consumo. Nesse sentido, a aquisição do moderno mundo dos eletrodomésticos foi possível a todas as classes sociais da população brasileira.
Está CORRETO o que se afirma em
A) I, II e III. B) II, III e IV. C) II e III. D) III e IV. E) I e IV.

37. Apesar das restrições políticas e da censura, a cultura brasileira vivenciou um período de vitalidade e criatividade durante a ditadura militar (1964-1985). Sobre a produção cultural no Brasil em tempos de ditadura, assinale a alternativa CORRETA.
A) O movimento modernista tem início com a publicação do manifesto escrito por Gilberto Freyre.
B) O cinema brasileiro inicia um período de grandes bilheterias com o sucesso das chanchadas da Atlântida.
C) O jornal O Pasquim surge com humor e crítica aos grupos de esquerda.
D) O movimento da Tropicália revoluciona a música popular brasileira, fazendo fusão com a música neoclássica erudita e com os ritmos folclóricos orientais.
E) A telenovela torna-se uma paixão nacional por meio da obra de autores, como Janete Clair.

38. Observe a seguinte charge:
Fonte: http://wilmarx.blogspot.com/2008_10_01_archive.html

Ela nos possibilita refletir sobre a desigualdade social no mundo contemporâneo. Mesmo com os notórios avanços tecnológicos e econômicos das últimas décadas, o índice de miséria mundial ainda é muito grande. Sobre esse contexto, analise as afirmações seguintes:
I. Entre outros fatores, por causa da última crise econômica, o índice de pobreza vem crescendo nos Estados Unidos e na Europa, nos últimos anos.
II. A globalização e o neoliberalismo econômico possibilitaram uma retomada do crescimento do índice de bemestar social em países não desenvolvidos.
III. Apesar do desenvolvimento econômico ao qual o Brasil assistiu na passagem do século XX ao XXI, ele ainda figura nas estatísticas oficiais como um dos maiores índices mundiais de desigualdade social.
IV. Países europeus, como Portugal e Grécia, vêm vivenciando uma séria crise econômica.
V. Após a eleição de Barack Obama, o desemprego deixou de ser um dos maiores problemas atuais da economia estadunidense.
Estão CORRETAS
A) I, IV e V.
B) I, III e IV.
C) III, IV e V.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

39. Após o colapso do bloco socialista, o mundo assistiu a uma reestruturação da ordem mundial. Essas mudanças ganharam impulso com o processo de globalização e com a expansão do credo neoliberal. Sobre o cenário internacional atual, analise as afirmações a seguir:
I. A região dos Bálcãs vivencia um período de estabilidade após os conflitos sangrentos dos anos 1990.
II. A tensão dos norte-americanos com o terrorismo internacional arrefeceram após o assassinato de Osama Bin Laden.
III. Os levantes árabes na África não se destacaram no panorama de estagnação política atual, no mundo islâmico.
IV. O governo venezuelano continua, mesmo com o final do mandato presidencial de George W. Bush nos EUA, com uma política antiestadunidense e anti-imperialista;
V. Mesmo com a desaprovação internacional, a China continua a negar a independência política do Tibet.
Estão CORRETAS
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) III, IV e V.
D) I, III e IV.
E) I, IV e V.

40. A globalização é um fenômeno de grande amplitude, que reflete uma complexidade assombrosa e alimenta dilemas difíceis de serem enfrentados. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
A) Foi criada uma situação em que os elementos globalizadores – os transportes, as comunicações e outras dimensões - dependem profundamente do conhecimento.
B) A homogeneização e a centralização da vida cultural, dirigidas pelos centros universitários do saber, transmitem e disseminam mensagens nas suas fronteiras nacionais, garantindo a soberania dos seus estados.
C) A projeção do Estado no cenário internacional forçou o desenvolvimento de regras de convivência nacional.
D) A globalização beneficia os atores estatais e a sociedade de um modo geral, ao dotar o Estado de bem-estar social.
E) As exposições, via mídia eletrônica, a estilos e valores culturais de outras sociedades, muito mais avançadas tecnologicamente, inspiram apreço e, também, fortalecimento das manifestações culturais locais.

GABARITO:

31 - B
32 - B
33 - C
34 - E
35 - E
36 - C
37 - E
38 - B
39 - E
40 - A

Nenhum comentário: