segunda-feira, 24 de outubro de 2011

2º ANO – REVISÃO DE HISTÓRIA – SSA-UPE



1. A sociedade açucareira colonial teve na escravidão o seu pilar básico de sustentação, o que permitiu sua própria existência e a de todo Brasil  da época. A partir desse pressuposto podemos afirmar:
1.  nesse período a mão-de-obra foi exclusivamente escrava, não havendo brechas para o trabalho livre.
2.  a dominação absoluta sobre o escravo só foi possível devido ao baixo nível cultural dos diversos grupos africanos aqui chegados numa imigração forçada.
3.  a posse de um elevado número de escravos distinguia socialmente seu proprietário, embora dele exigisse cuidados para mantê-los com saúde.
4.  só a passividade e a incapacidade de lutar  do escravo permitiram que ele se constituísse nesse pilar.
5.  foram de dominação as relações entre brancos e índios, sendo estes últimos também utilizados na produção agrícola como escravos.
Estão corretas:
a)  1  e  3          b)  2  e  4         c)  3  e  5          d)  1  e  4         e) 2 e  5

2. A produção açucareira brasileira desenvolveu-se num sistema caracterizado pela grande propriedade monocultora, escravista e voltada para o mercado externo. A plantation exigia um grande contigente de trabalhadores. Portanto, a introdução da mão-de-obra negra no Brasil se explica por três razões fundamentais.
0 0.    a inviabildade da utilização da mão-de-obra branca, devido à sua escassez e ao seu custo;
1 1.    um desenvolvido mercado interno e uma equilibrada distribuição de renda;
2 2.    a incompatibilidade da mão-de-obra indígena com a empresa açucareira, que exigia um trabalho sistemático e dinâmico;
3 3.    a alta lucratividade operada pelo tráfico negreiro, que, para ser mantida, necessitava dar prosseguimento à escravidão negra;
4 4.    a valorização do trabalho manual e o apego e o cuidado do colono com a terra.

A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V                     B) F,V,V,V,F                      C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F                     E) V,F,V,V,F

3. O panorama econômico da Colônia, no final do século XVIII, indica uma diversificação da produção agrícola, como conseqüência da decadência da mineração e da nova política econômica da coroa portuguesa.
            Sobre esta diversificação pode-se afirmar:
0  0.     A exploração do pau-brasil fazia parte dessa nova política econômica e do ponto de vista da extensão territorial ocupava o primeiro lugar.
1  1.     Os cultivos de fumo na Bahia, de algodão e arroz no Maranhão e Pará faziam parte da política de diversificação da produção agrícola, desse período.
2  2.     As plantações de café no Pará e a caça à baleia na região litorânea criou outra opção econômica que traduzida em lucro, substituiu as exportações de minério.
3  3.     A produção de açúcar, ocupando a região úmida litorânea  desde o nordeste até o sudeste, foi reativada e, embora, outros produtos tropicais fossem  lucrativos nenhum o substituiu, na pauta das exportações.
4  4.     As drogas do sertão, cravo, pimenta, cacau, localizadas na região amazônica conseguiram ocupar o primeiro lugar na economia de exportação
A resposta correta é:
A) V,V,V,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F
E) V,F,V,F,F

4. Em relação às conseqüências do domínio espanhol sobre Portugal, que durou 60 anos - de 1580 a 1640, analise as proposições abaixo:
1.     A França, inimiga da Espanha, ocupou Pernambuco, área de atuação dos Portugueses.
2.     As relações comerciais dos portugueses com a Ásia sofreram grandes perdas.
3.     Portugal, para enfrentar a crise, tornou - se dependente da Holanda, assinando com esta o tratado de Paz de Holanda.
4.     A marinha portuguesa foi quase aniquilada e Portugal subordinou-se à Inglaterra assinando com esta nação vários tratados.
5.     Portugal centralizou a administração colonial e estabeleceu monopólios na economia.

Estão corretas:
a)     2,3,4          b) 3,4,5          c) 1,2,3               d) 2,4,5            e) 1,3,5

5. Durante o governo pombalino (1750-1777), várias mudanças foram introduzidas em Portugal e, por conseqüência, no Brasil. Assinale a alternativa que informa corretamente algumas dessas transformações ocorridas no Brasil.
a)     O Marquês de Pombal extinguiu o regime de capitanias, substituindo-as pelas donatárias administradas por particulares, sob o beneplácito régio.
b)    O governo pombalino ampliou o Estado do Pará, que passou a englobar o Estado do Maranhão, constituindo-se no Estado do Grão-Pará e Maranhão.
c)     O Estado do Brasil, que havia sido elevado à categoria de vice-reino, teve sua capital  transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, numa estratégia de controlar o escoamento da produção açucareira do Nordeste.
d)    O comércio na colônia se organiza através da criação, pelo Marquês de Pombal, de duas companhias monopolistas: A primeira, a Companhia Geral do Comércio do Estado do Grão-Pará e Maranhão, e a segunda, a Companhia Geral do Comércio de Pernambuco e Paraíba.
e)     Em 1757, foram publicadas leis referentes aos indígenas do Pará e Maranhão, mais tarde estendidas para toda a colônia. Essas leis implantavam a administração temporal dos padres nas missões.

6. Quais os itens que informam a crise do Antigo Sistema Colonial?  

1.  influência de teóricos do mercantilismo;
2.  contradições do desenvolvimento colonial;
3.  colapso da economia mercantil portuguesa;
4.  Revolução Industrial;
5.  contínuo crescimento do capitalismo mercantil;
Assinale a alternativa correta.
a)  só os itens 1,3 e 5 estão corretos.
b)  só os itens 2,3 e 4 estão corretos.
c)  só os itens 1,3 e 4 estão corretos.
d)  só os itens 2,3 e 4 estão corretos.
e)  todos os itens estão corretos.

7. Apesar do poder de coerção da metrópole portuguesa, algumas rebeliões mostravam o descontentamento dos colonos. Em Pernambuco, no século XVIII, a Guerra dos Mascates revela o desejo dos senhores de engenho olindenses de:
a)     fazer um pacto com os comerciantes recifenses para lutar contra os impostos cobrados por Portugal;
b)    impedir a presença das forças estrangeiras nos seus territórios;
c)     enfrentar suas rivalidades com Recife, causadas sobretudo pelas dívidas que acumularam junto aos comerciantes portugueses, que moravam em Recife;
d)    organizar uma república democrática baseada em princípios liberais, significando um expressivo avanço político para a época;
e)     acabar com o monopólio que Recife exercia no comércio do algodão e do açúcar, controlado por comerciantes judeus e portugueses.


8. Esta questão diz respeito à Revolução Pernambucana de 1817.
0 0.    no início do século XIX, a Revolução de 1817, em Pernambuco, esteve articulada ideologicamente com lutas burguesas nos Estados Unidos e na Europa.
1 1.    a conspiração dos Suassunas está para a Revolução de 1817, assim como o 18 Brumário está para a Revolução Francesa.
2 2.    a Revolução Pernambucana de 1817 foi vitoriosa em vários estados: na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia e no Maranhão.
3 3.    em Portugal, na cidade do Porto, a influência da Revolução  de 1817 foi decisiva para a eclosão da Revolução Constitucional.
4 4.    o período que antecedeu 1817 caracterizou-se por uma fase de recessão que atingiu os preços do açúcar e do algodão no mercado internacional.
A resposta correta é:
A) V,F,F,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,V,V,V
D) F,V,V,V,F
E) V,F,V,F,F

9. Movimentos políticos de caráter separatista ocorreram no Brasil nos séculos XVIII e XIX. Sobre este tema analise as afirmações que se seguem.
0  0
Apenas dois movimentos de caráter separatista ocorreram no período colonial: a Inconfidência Mineira e a Revolução de 1817, ocorrida em Pernambuco.
1  1
Os Cavaleiros da Luz, como eram chamados os componentes da sociedade maçônica baiana, apoiaram a Conjuração Baiana e a proclamação da República em 1798.
2  2
Da insatisfação dos artesãos, proibidos de construir suas próprias manufaturas, e do movimento pró-independência surgiu, no Rio de Janeiro a Revolução dos Alfaiates.
3  3
A separação da capitania de Minas Gerais do reino de Portugal foi um plano dos revoltosos do movimento insurreicional mineiro, abortado em 1789.
4  4
O movimento de caráter separatista, ocorrido em 1817 em Pernambuco, chegou a proclamar uma República e a organizar um governo provisório.
A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V                    B) F,V,F,V,V                   C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F                    E) V,V,V,F,F


10. Assinale a alternativa que define o papel da “abertura dos portos” no processo de descolonização.

a)  A abertura dos portos às nações amigas anulou a política mercantilista desenvolvida por Portugal, junto à sua antiga colônia na América, tornando-a de imediato independente.
b)  As novas condições criadas pela Revolução Industrial na Inglaterra e, consequentemente, o controle que este país exercia sobre o comércio internacional e os transportes marítimo, não permitiam a Portugal, seu antigo aliado, exercer o pacto colonial.
c)  A política de portos abertos na América era muito importante para as colônias e negativa para as metrópoles.
d)  A abertura dos portos possibilitou ao Brasil negociar livremente com todas as nações, inclusive com a França.
e)  Através da abertura dos portos, o Brasil pôde definir uma política protecionista de comércio à sua nascente indústria naval.

11. O processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:

a)     A presença de D. Pedro I, como regente do trono estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
b)    As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”
c)     A Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
d)    Nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firma decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
e)     Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política do brasileira.

12. Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I.              Havia uma tradição liberal em Pernambuco que se manteve apesar da forte repressão ao movimento de 1817.
II.             A dissolução da Assembléia Constituinte de 1823 repercutiu em Pernambuco, deixando os liberais mais descontentes com o Imperador.
III.            A confederação do Equador conseguiu apoio de províncias insatisfeitas, rebeladas contra o Governo Central.
IV.           A Confederação do Equador adotou provisoriamente o modelo da Constituição da Colômbia.

Após a leitura, conclui-se que:
 a)  todas estão corretas.
b)  Apenas a III está incorreta.
c)   A II e a III estão incorretas.
d)  Só a I está correta.
e)  Só a IV está correta.

13. Faça a correlação entre as colunas.
(1) a Revolução Republicana de 1817
(2) a Confederação do Equador
(3) a Farroupilha
(4) a Balaiada
(5) a Sabinada

(   )       movimento armado, de caráter separatista, que se manifestou no Rio Grande do Sul contra a centralização político-administrativa do Rio de Janeiro.
(   )       rebelião ocorrida no Maranhão - final da Regência - com a participação das camadas pobres da população.
(   )       movimento que propôs uma república federativa - a exemplo dos Estados Unidos - reunindo, inicialmente, quatro províncias.
(   )       rebelião que eclodiu na Bahia, defendendo idéias federalistas e maior autonomia para as províncias.
(   ) revolução de caráter liberal, que constituiu um governo provisório com representantes do clero, do comércio, da magistratura, da agricultura e das forças armadas.
Assinale a alternativa correta.
a)  1  -   2  -   3  -  4  -  5
b)  2  -   3  -   4  -  5  -  1
c)  3  -   4  -   5  -  1  -  2
d)  3  -   5  -   1  -  2  -  4
e)  3  -   4  -   2  -  5  -  1

14. A abolição do trabalho negro no Brasil completou 100 anos em 1988. A história do negro no país, de um século para cá, tem demonstrado que o processo de inserção dos descendentes dos africanos na sociedade brasileira é lento, duro e penoso. As periferias das grandes cidades estão cheias de negros. Os negros são encontrados, mais freqüentemente, em atividades profissionais de baixa remuneração. Ser negro é amargar a discriminação mais forte. Quem não ouviu uma piada sobre o negro?
As afirmativas abaixo tratam do processo abolicionista. Assinale a INCORRETA.

a)  o aprofundamento da consciência abolicionista e ampliação da corrente migratória européia na segunda metade do século XIX consolidam o processo de irreversibilidade da abolição que é estabelecido pelo fim do tráfico negreiro.
b)  a implantação do Capitalismo industrial, que traz a generalização da forma assalariada do trabalho livre é que faz a ligação externa/interna (mundo/Brasil) do processo abolicionista.
c)  mesmo considerando a existência dos Quilombos, é correto afirmar que a história da abolição no país e incruenta.
d)  o rápido crescimento da economia cafeeira pôs em pauta o problema da oferta de mão-de-obra escrava, fazendo crescer a onda abolicionista face à fragilidade das economias de base escravista quando é irregular o abastecimento de mão-de-obra.
e)  o crescimento da imigração de trabalhadores europeus na segunda metade do século XIX para o Brasil pôs em evidência as contradições do regime escravista e acelerou a passagem para o trabalho livre assalariado.

15. A instalação da modernidade pela revolução - ruptura violenta e radical - representou sempre um temor para as classes dominantes. Por isso, as  elites brasileiras adotaram o seguinte lema: “façamos a revolução antes que o povo a faça”.

0 0.    em 1822, a declaração de independência significa o nascimento da nação brasileira e a instauração da Monarquia.
1 1.    em 1840, a antecipação da maioridade de D. Pedro II significa a extinção do Poder Moderador e a estabilidade política do país.
2 2.    em 1848, com seu “Manifesto ao Mundo” os praieiros reivindicam “trabalho como garantia de vida para o cidadão” e a abolição da escravatura.
3 3.    em 1888, a abolição da escravatura significa o assalariamento dos trabalhadores e a intocabilidade dos latifúndios.
4 4.`   em 1889, a Proclamação da República significa a adoção do federalismo e a declaração de moratória da dívida externa.
A resposta correta é:
A)    F,V,F,V,V
B)    V,F,F,V,F
C)    V,V,V,F,F
D)    V,V,V,V,V
E)    F,F,V,V,F

16. A História Oficial apresenta o expansionismo de Solano Lopez como o motivo provocador da Guerra do Paraguai que envolveu o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Na realidade, está guerra ocorreu, sobretudo, devido:
a)  à necessidade de crescimento da indústria têxtil argentina que se via limitada ao território nacional;
b)  ao projeto de emancipação econômica e política do Paraguai que contrariava interesses do capitalismo inglês;
c)  à necessidade expansionista do Uruguai cujo governo visava apossar-se de partes do território a ser conquistado no conflito;
d)  ao desejo inglês de livrar o povo paraguaio de uma ditadura que contrariava a prática democrática européia;
e)  à necessidade do Brasil de aumentar a venda do café para garantir mais divisas para o país.

17. Embora o ideal de República fosse antigo no país, tendo inclusive vitimado muitos dos seus adeptos, só pode concretizar-se a 15 de novembro de 1889. Indique entre as alternativas as que impulsionaram a mudança de regime político no Brasil.
1.  uma relativa diversificação na economia, permitindo o crescimento do mercado interno.
2.  a descentralização político-administrativa do Império combatida pelas novas elites econômicas, que exigiam um governo centralizado e forte.
3.  a necessidade de se mudar a representação parlamentar, pois os senhores de terras e de escravos que ocupavam a maioria das cadeiras do Parlamento já não possuíam poder econômico que lhes garantisse essa posição.
4.  a questão religiosa, abalando as relações entre o Estado e a Igreja e levando muitos sacerdotes a uma atuação política mais sistemática.
5.  um aumento considerável da população rural, que, paradoxalmente, foi assumindo um comportamento de relativa independência para com os grupos dominantes.
Estão corretas as afirmativas

a)  1, 3 e 4                    b)  2, 4 e 5        c)  2 e 4            d)  3 e 5           e)  todas

18. A vinda de imigrantes para o Brasil se intensifica na segunda metade do século XIX na medida em que, igualmente, se expande a cultura do café. Sobre essa questão, podemos afirmar que:
1.  O sistema de parceria, em que colonos tinham suas despesas de viagem e instalação pagas pelos fazendeiros para posterior indenização, possibilitou o sucesso da imigração nas áreas de cafeiculturas.
2.  As restrições adotadas pelos EEUU à imigração e o avanço do capitalismo no campo resultou em fracasso pelo  freqüente desvio das verbas públicas destinadas a essa finalidade.
3.  A política adotada pelo governo brasileiro de assumir todo o processo de imigração resultou em fracasso pelo freqüente desvio das verbas públicas destinadas a essa finalidade.
4.  A entrada de imigrantes facilitou a introdução do trabalho agrícola assalariado e evidenciou as limitações do trabalho escravo, rompendo-se a unidade política da aristocracia agrária em relação à escravidão.
5.  A atuação do governo brasileiro, subvencionando despesas de viagem enquanto os fazendeiros arcavam com os gastos do colono durante seu primeiro ano no país, possibilitou o crescimento da  corrente imigratória.
Indique a opção incorreta:
a)  1  e  4
b) 1  e  2                     
c) 2  e  5
d) 3  e  5
e) 2  e  4

19. Esta questão diz respeito a fatos políticos ocorridos no Império brasileiro.
0  0
O Período Regencial foi uma fase de grande turbulência política no Brasil, com movimentos sociais e revoltas.
1  1
O Golpe da Maioridade que levou Pedro II ao poder foi uma trama política dos liberais.
2  2
Manifestações liberais surgiram no Sudeste do Brasil como represália à política  Imperial e à dissolução da  Câmara Liberal, escolhida pela chamada “eleição do cacete”.
3  3
Durante o processo de independência, dois “partidos políticos” tiveram importante atuação. Foram eles o Partido Liberal e o Partido Moderador Republicano.
4  4
Após a independência brasileira surgiram revoltas em Minas  e em Pernambuco a favor da volta do pacto colonial.

A resposta correta é:
A) F,V,F,V,V
B) F,V,V,V,V
C) F,V,F,V,V
D) F,F,F,V,F
E) V,V,V,F,F

20. A crise do Império, no Brasil, foi marcada por uma série de questões que favoreceram a Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise as proposições abaixo.

1)     As idéias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil. Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta.
2)     No período imperial, a Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao Estado. Ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de Questão Religiosa.
3)     Quando foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar a causa republicana. Por isso foram chamados “republicanos do 13 de maio”.
4)     Os militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a gozar mais prestígio na sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo Imperador, que precisava deles para manter-se no poder. Daí, a sua lealdade à monarquia quando se proclamou a República no Brasil
5)     Dentre as questões que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil não se pode inserir a questão militar, pelas razões expostas no item anterior.

Estão corretas:
a) 1, 2 e 3;          b) 2, 3 e 4;          c) 1, 2 e 4;          d) 2, 4 e 5;           e) 3, 4 e 5.

Nenhum comentário: