1. O
conhecimento sobre as formas de sobrevivência humana, na pré-história
brasileira, é um grande quebra-cabeça que vem sendo estudado por
pré-historiadores e arqueólogos. Sobre a pré-história brasileira, assinale a
alternativa correta.
a) Os
habitantes dos sambaquis sepultavam os seus mortos, colocando os corpos em
urnas funerárias e os enterravam sob suas cabanas.
b)
Denomina-se de arte rupestre o conjunto de pinturas corporais, em cerâmica e em
artefatos de madeira, produzidos na pré-história brasileira.
c) O
estudo da cultura material, incluindo a arte rupestre, pode gerar conhecimento
sobre aspectos da vida material e espiritual dos povos que a produziram.
d) As
recentes pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste brasileiro comprovam a
tese defendida na década de sessenta: o homem mais antigo do Brasil teria
existido por volta de doze mil anos atrás.
e) Através das escavações realizadas nos Estados
de Goiás e Mato Grosso, foi comprovada a tese de que, nestas regiões, habitavam
povos descendentes de incas e bolivianos.
2.
Assinale a alternativa correta referente ao Antigo Sistema Colonial no Brasil.
a) a economia colonial definia-se por uma
produção em grande escala de bens manufaturados de grande valor comercial.
b) o problema da alimentação nunca se resolveu de
forma conveniente, fazendo com que a população colonial, à exceção da classe
proprietária, vivesse um estado crônico de subnutrição.
c) a economia canavieira experimentou, durante o
domínio espanhol (1580-1640), significativa expansão.
d) os lucros coloniais eram gerados em menor
proporção na esfera da circulação dos bens coloniais.
e) a cana de açúcar foi escolhida por ser
produtora do único bem comercializado pelos portugueses nos mercados europeus.
3. O
açúcar e o ouro foram duas riquezas básicas do Brasil-Colônia sustentadas pela
mão-de-obra escrava, o que contribuiu para a existência de uma sociedade
hierarquizada e patriarcal.
Considerando o enunciado desta questão, é
correto afirmar que:
a)
a
escravidão conseguiu livrar Portugal de prejuízos, pois era impossível usar
qualquer tipo de mão-de-obra livre, devido à incapacidade técnica dos índios e
a escassez de colonos portugueses;
b)
os
escravos do açúcar tinham melhores condições de vida, pois contavam com a
simpatia dos seus senhores;
c)
a
sociedade escravista colonial deixou uma memória que ainda marca a história
recente com seus preconceitos e violência;
d)
a
análise de Gilberto Freire mostra que a escravidão não deve ser criticada,
valorizando alguns dos seus aspectos e discordando de outros historiadores que
a criticam e a condenam.
e)
Além
de favorecer a produção do açúcar e do ouro, a mão-de-obra escrava foi
fundamental para a pecuária e para a organização das entradas e bandeiras.
4. Leia
o texto a seguir, escrito no século XVIII, sobre a cidade mineira de Mariana:
“E apesar de tudo o que se expõe, e que tanto conspira para se julgarem estas minas as mais pobres e desgraçadas das que vivem em sociedade; não é tão fácil afirmar delas este conceito, não se olhando mais que para o seu desmarcado comércio de importação, e vendo ao longe por entre a escassa luz de narrações adulteradas o seu luxo descomedido. Mas se atentar qualquer para o modo por que vivem e comerciam os vassalos de Sua Majestade neste país, verá que o ordinário deles pensa mal, e olha tão somente para uma falsa reputação, e trabalha por um falso brilhante no que pertence aos seus que de longe quer se lhe atribuam: pretendendo, à imitação dos cômicos e figuras teatrais, fingir com palhetas douradas ouro maciço e com vidros lapidados preciosa pedraria.”
“E apesar de tudo o que se expõe, e que tanto conspira para se julgarem estas minas as mais pobres e desgraçadas das que vivem em sociedade; não é tão fácil afirmar delas este conceito, não se olhando mais que para o seu desmarcado comércio de importação, e vendo ao longe por entre a escassa luz de narrações adulteradas o seu luxo descomedido. Mas se atentar qualquer para o modo por que vivem e comerciam os vassalos de Sua Majestade neste país, verá que o ordinário deles pensa mal, e olha tão somente para uma falsa reputação, e trabalha por um falso brilhante no que pertence aos seus que de longe quer se lhe atribuam: pretendendo, à imitação dos cômicos e figuras teatrais, fingir com palhetas douradas ouro maciço e com vidros lapidados preciosa pedraria.”
(Representação da Câmara de Mariana, 1789. Apud SOUZA, Laura de Mello. Desclassificados do
ouro: a pobreza mineira no século XVIII. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p.
19.)
Com base na leitura do documento acima e nos conhecimentos sobre a mineração e o barroco, é correto afirmar:
Com base na leitura do documento acima e nos conhecimentos sobre a mineração e o barroco, é correto afirmar:
A) O barroco mineiro disseminou a concepção de simplicidade e pobreza para todos, espetáculo encenado no teatro e nas festas religiosas.
B) O documento, ao propor a analogia com os
espetáculos teatrais, reafirma a existência de uma riqueza e opulência
aparentes na sociedade das Minas Gerais.
C) Os intelectuais e letrados mineiros valorizavam em seus escritos saberes relativos à religiosidade, devoção, liturgia e teologia, não se deixando contaminar pela Ilustração, isto é, pelas ciências e saberes profanos.
C) Os intelectuais e letrados mineiros valorizavam em seus escritos saberes relativos à religiosidade, devoção, liturgia e teologia, não se deixando contaminar pela Ilustração, isto é, pelas ciências e saberes profanos.
D) Apesar da importação dos meios de
subsistência e dos gastos de compra e manutenção da escravaria, a mineração
produziu uma democrática distribuição de riqueza nas Minas Gerais, onde o luxo
e a ostentação eram um padrão de conduta acessível a todos.
E) As fraudes na comercialização dos metais,
a exemplo do contrabando e do extravio do ouro, são apontados, na Carta, como
os responsáveis pela pobreza que dominava os arraiais auríferos.
5. A presença
holandesa no Brasil colonial é tema que se destaca nos estudos
historiográficos. Sobre o governo de Nassau (1637-44) e sua época, sempre
surgem comentários e debates; porém, podemos afirmar que:
a) a recuperação da autonomia política de Portugal, nesse período,
deu mais condições para este país desenvolver relações com os holandeses no
Brasil.
b) Nassau não teve qualquer conflito com os nativos; apenas se
desentendeu com o comando europeu da Companhia das Índias.
c) a atuação de Nassau em nada modificou as relações dos
holandeses com os senhores de engenho, fracassando, porém, na expansão militar
e na exportação de açúcar.
d) sua administração se restringiu a fazer benefícios à parte
central do Recife, onde habitava com a sua família e onde construiu as obras
mais importantes.
e) não houve na sua administração nenhuma preocupação com as
conquistas militares; seus interesses se voltavam sobretudo para a arte
renascentista.
6. A
definição das fronteiras dos territórios da América, ocupados por portugueses e
espanhóis, foi alvo de disputas. Neste sentido, é correto afirmar o que segue.
0 0
|
O tratado de Madri, assinado entre Portugal
e Espanha, em 1750, garantiu aos portugueses o atual território do Rio Grande
do Sul.
|
1 1
|
O tratado de Madri (1750) possibilitou
mudanças na posse do território brasileiro; entretanto, não anulou o tratado
de Tordesilhas.
|
2 2
|
Deve-se ao tratado de Madri o
estabelecimento das fronteiras entre terras espanholas e portuguesas na
Amazônia, em Mato Grosso e na região sul do Brasil.
|
3 3
|
O tratado de Sto. Ildefonso (1777),
anulando o tratado de Madri, diminuiu os conflitos no sul do Brasil: Portugal
ficou com a ilha de Santa Catarina e quase todo o território do Rio Grande, e
a Espanha, com a colônia do Sacramento e os Sete Povos das Missões.
|
4 4
|
Em 1801, Portugal, que continuava com a
posse dos Sete Povos das Missões, assinou com a Espanha o tratado de Badajós.
Por este acordo, a Espanha renunciava às suas pretensões a este território.
|
A resposta correta é:
A)
F,V,F,V,V
B)
V,F,F,V,F
C)
V,V,V,F,F
D)
V,F,V,V,V
E)
F,F,V,V,F
7. Leia
atentamente as afirmativas abaixo.
1.
A
Inconfidência Mineira teve um ideário político republicano e francamente
abolicionista.
2.
A
revolta dos Alfaiates ameaçou a ordem social da Colônia, conseguindo resultados
políticos inesperados.
3.
A
população colonial no Brasil pouco se empenhou para livrar-se do monopólio
português, só acontecendo revoltas nas primeiras décadas do século XIX.
4.
A
chamada Revolução de 1817 em Pernambuco assemelhou-se em sua liderança política
com a Revolta dos Alfaiates.
Após a leitura, conclui-se que:
a)
só
a 4 está correta;
b)
todas
estão corretas;
c)
todas
estão incorretas;
d)
só
a 1 está incorreta;
e)
só
a 3 está correta.
8. Sobre
o processo brasileiro de aculturação ocorrido no período colonial é falso afirmar que:
a)
Mitos
e lendas indígenas provocaram mudanças na cultura religiosa portuguesa do
século XVI, em Portugal.
b)
A
pesca, a caça e os frutos do Brasil serviram como base alimentar na culinária
colonial luso-brasileira.
c)
O
uso do algodão entre os nativos brasileiros para a fabricação de redes foi
reutilizado pelos colonos portugueses para a confecção de tecidos rústicos.
d)
O
cultivo entre algumas tribos brasileiras de frutas, milho e tubérculos foi
rápidamente incorporado à agricultura de subsistência entre colonos
portugueses.
e)
A
cultura do fumo utilizada por nativos brasileiros tornou-se um dos hábitos
culturais mais apreciados pelos europeus.
9. O
tráfico negreiro paralisou o crescimento da população na África. No século
XVII, a população africana eqüivalia à da Europa e representava um quinto da
população do globo. No século XX, representava menos da décima terceira parte
da população mundial, segundo Maurice Habwachs. Através do tráfico, o Brasil
recebeu grandes contigentes de escravos africanos que se distribuíram, no
território, da seguinte forma:
a) na
produção do café, em São
Paulo, desde o século XVII; a partir do século XVIII, na
Bahia e em Pernambuco;
b) os maiores contingentes de escravos africanos
vieram para as áreas produtoras de açúcar, posteriormente para a região das
minas e, só mais tarde, para São Paulo, na produção do café;
c) para Minas, logo no início do século XVI; em seguida para o
Espírito Santo. Pará e Alagoas, com a produção de açúcar e por último, para
Pernambuco e Bahia;
d) na região algodoeira, onde o modo escravista
de produção foi dominante e, em seguida, para a região da borracha;
e) no Rio de Janeiro, com a vinda da família real
e no Rio Grande do sul, como mão de obra de uma agricultura do tipo familiar.
10. A crise do
Império, no Brasil, foi marcada por uma série de questões que favoreceram a
Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise
as proposições abaixo.
1)
As
idéias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil.
Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o
movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta.
2)
No
período imperial, a Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao
Estado. Ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a
autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos
bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de
Questão Religiosa.
3)
Quando
foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem
recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar
a causa republicana. Por isso foram chamados “republicanos do 13 de maio”.
4)
Os
militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a gozar mais prestígio na
sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo Imperador, que
precisava deles para manter-se no poder. Daí, a sua lealdade à monarquia quando
se proclamou a República no Brasil
5)
Dentre
as questões que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil não se
pode inserir a questão militar, pelas razões expostas no item anterior.
Estão corretas:
a) 1, 2 e 3;
b) 2, 3 e 4;
c) 1, 2 e 4;
d) 2, 4 e 5;
e) 3, 4 e 5.
11. A
discussão do industrialismo no Brasil baseou-se em argumentos nacionalistas que
reconheciam – na industrialização do país – um sinal de prosperidade e
estabilidade econômica. Contra estes argumentos surge a ação imperialista que
poderá ser detectada nos seguintes fatos:
0 0. Boicote à produção da matéria-prima algodão,
essencial para o início da indústria têxtil no Brasil;
1 1. Disponibilidade de mão-de-obra, e seu baixo
custo;
2 2. O declínio do valor cambial, reforçando o
setor industrial no Império e na república;
3 3. Desmantelamento da fábrica de linhas ÂNCORA,
de propriedade de Delmiro Gouveia, próxima à cidade de Paulo Afonso – adquirida
por uma Companhia Inglesa;
4 4. Surto de produção algodoeira, após 1930,
articulado com a imigração japonesa, que recebia do governo japonês amparo
técnico, crédito e facilidades comerciais.
A resposta correta é:
A) V,V,F,F,F
B) F,V,F,F,V
C) F,F,F,V,V
D) V,V,F,V,F
E) F,V,F,V,F
12. Sobre o primeiro e o segundo governo do presidente
Getúlio Vargas, identifique as proposições verdadeiras e falsas.
0 0. Em 1939, o presidente Getúlio Vargas
apresenta um plano qüinqüenal, cujas metas serviam de apoio à industrialização:
usinas hidrelétricas em Paulo Afonso, estradas de ferro e rodovias, usina de
aço e fábrica de aviões.
1 1. Aparentemente o Estado Novo foi
anti-oligárquico; entretanto, manteve intacto o sistema de dominação no campo
porque os capitais investidos nas
indústrias eram originários da acumulação no setor agrícola.
2 2. A Constituição de 1937 se caracterizou pelo
predomínio do poder legislativo e subordinação do poder executivo ao poder
judiciário.
3 3. Vargas defendia uma política
anti-imperialista e decidiu nacionalizar
o petróleo, criando a Petrobrás, através da Lei 2004, de 3 de outubro de 1953,
que estabeleceu o monopólio estatal do petróleo.
4 4. A Revolução Constitucionalista de 1932, em
São Paulo, deu continuidade ao programa proposto pelos tenentes, que
participaram da Coluna Prestes.
A resposta correta é:
A) F,V,V,V,V
B) F,V,V,F,V
C) V,V,F,V,F
D) F,F,V,V,F
E) V,F,V,V,F
13. Após
o Estado Novo, veio o processo de redemocratização do país, que durou a
instauração da ditadura militar de 1964. Nesse curto período, tivemos alguns
fatos importantes.
Sobre esses, o que podemos afirmar?
0 0
|
A Constituição de 1946, no capítulo
referente à cidadania, conferiu aos brasileiros alfabetizados, maiores de
dezoito anos, de ambos os sexos, o direito e a obrigação de votar, o que não
acontecia no passado, pois na Carta de 1934, o voto das mulheres era
restringido, só cumprindo esta obrigação as que exerciam funções públicas.
|
1 1
|
No Governo de Getúlio Vargas, a partir da
liberalização do movimento sindical e dos problemas alcançados pela alta do
custo de vida, ocorreram muitas greves, principalmente no ano de 1953,
destacando-se a greve geral de março em São Paulo e a greve dos marítimos no
Rio de Janeiro, Santos e Belém.
|
2 2
|
A Sudene – Superintendência de
Desenvolvimento do Nordeste – foi criada no Governo de Juscelino Kubitschek com
o objetivo de promover o planejamento da expansão industrial da região,
estando subordinada diretamente à Presidência da República.
|
3 3
|
Imediatamente após a renúncia de Jânio
Quadros, assumiu a Presidência da República o vice-presidente João Goulart,
que voltou ao Brasil, às pressas, da China, quando soube da inesperada
notícia.
|
4 4
|
O período de “redemocratização” do país
terminou com a instituição do Ato Institucional 1º - (AI 1) – baixado a 31 de
março de 1964, instaurando a ditadura militar ano Brasil.
|
A resposta correta é:
A) V,V,V,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,F,V,V
D) F,F,V,V,F
E) V,V,V,F,F
14. O
processo de distensão do regime militar foi resultante, entre outros fatores,
das pressões da sociedade. A Anistia política foi sancionada, mas setores
descontentes com liberalização do regime realizaram diversas ações terroristas
durante o governo Figueiredo. Sobre esse processo de distensão do regime
militar, pode-se dizer que:
0 0
|
A volta do regime democrático foi uma
conquista exclusiva do movimento operário e da Igreja Católica, que, através
da Teologia da Libertação, ajudou a fundar o Movimento dos Sem-terra.
|
1 1
|
Entre os atos terroristas praticados por
grupos contrários à distensão política, o que maior abalo produziu foi o
episódio do Riocentro, que resultou na morte de um dos terroristas.
|
2 2
|
A pressão da sociedade civil e da classe
política, insatisfeitas com o agravamento da crise social, contribuiu para o
fim do regime militar. Os atos terroristas geraram mais protestos e
reivindicações pela volta à normalidade democrática.
|
3 3
|
Os atos terroristas de setores do governo e
de grupos para-militares de direita, entre o final da década de 70 e o início
da década de 80, foram uma demonstração de que a sociedade estava
insatisfeita com a volta dos civis ao poder.
|
4 4
|
Os grandes arquitetos da abertura política
foram o general João Figueiredo e o ministro-chefe do Gabinete Civil da
presidência, Golbery do Couto e Silva. Um grande aliado dos militares nessa
passagem à democracia foi a Igreja Católica.
|
A resposta correta é:
A) V,F,F,F,V
B) F,V,F,V,F
C) F,V,V,V,V
D) F,V,V,F,F
E) V,F,V,F,F
15. A análise do Brasil atual requer uma revisão dos
problemas brasileiros dentro do contexto maior do liberalismo globalizante, em
um momento histórico do Brasil em que urge medidas radicais na economia e nas
questões sociopolíticas.
0 0
|
A crescente sensação
de impotência no combate à inflação e o sucesso de Fernando Henrique Cardoso
com o Plano Real, no ministério da Fazenda, lhe garante a estrondosa votação
em 1995.
|
1 1
|
O sucesso eleitoral
de F.H.C. decorreu, em grande parte, da decomposição dos grandes grupos
políticos no poder há muito tempo
|
2 2
|
No cômputo das
medidas do governo F.H.C., mesmo as de cunho social, acabou predominando o
avanço da integração internacional, o que o colocou no rótulo de comprometido como “consenso de
Washington”.
|
3 3
|
A dinâmica
globalizante da economia, com progressiva instalação das maiores
transnacionais do planeta, diminuiu a concentração de riquezas.
|
4 4
|
O processo de
globalização permitiu ao capital estrangeiro comprar mais de 50% das
companhias brasileiras, sob protestos violentos de grande parte dos
trabalhadores e da população em geral.
|
A resposta correta é:
A) V,V,F,V,V
B) V,V,V,V,V
C) F,V,F,V,V
D) F,F,F,V,F
E) V,F,V,F,V
Nenhum comentário:
Postar um comentário