quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ENEM 2013 - REVISÃO DE HISTÓRIA DO BRASIL





1 – ENEM – 98 A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".

Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.

Considerando as colocações acima, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:

Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.

(A)  Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua.
(B)  O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.
(C)  Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.
(D)  O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.
(E)  Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

2 – ENEM – 99 Viam-se de cima as casas acavaladas umas pelas outras, formando ruas, contornando praças. As chaminés principiavam a fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite caminhavam com o seu passo vagaroso, parando à porta dos fregueses, tilintando o chocalho; os quiosques vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam-se na rua os libertinos retardios com os operários que se levantavam para a obrigação; ouvia-se o ruído estalado dos carros de água, o rodar monótono dos bondes.
(AZEVEDO, Aluísio de. Casa de Pensão. São Paulo: Martins, 1973)

O trecho, retirado de romance escrito em 1884, descreve o cotidiano de uma cidade, no seguinte contexto:

(A)    a convivência entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indicam o início da industrialização no Brasil, no século XIX.
(B)    desde o século XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial, como se observa no cotidiano descrito.
(C)   apesar de a industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma atividade pouco desenvolvida no Brasil.
(D)   apesar da industrialização, muitos operários levantavam cedo, porque iam diariamente para o campo desenvolver atividades rurais.
E)  a vida urbana, caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a industrialização existente na época.

3 – ENEM – 2000 Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa história.

“A integração regional é um instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condições para um maior crescimento econômico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos.
A integração regional e a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos.”

(Declaração de Porto, VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto, Portugal, 17 e 18 de outubro de 1998)

“Um considerável número de mercadorias passou a ser produzido no Brasil, substituindo o que não era possível ou era muito caro importar. Foi assim que a crise econômica mundial e o encarecimento das importações levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro.”

(POMAR, Wladimir. Era Vargas – a modernização conservadora)

É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:

(A)    opostas, pois, no primeiro texto, o centro das preocupações são as exportações e, no segundo, as importações. 
(B)    semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendência protecionista.
(C)    diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.
(D)     semelhantes, porque consideram a integração regional necessária ao desenvolvimento econômico.
(E)    opostas, pois, para o primeiro texto, a globalização impede o aprofundamento democrático e, para o segundo, a globalização é geradora da crise econômica.

4 – ENEM – 2001 Rui Guerra e Chico Buarque de Holanda escreveram uma peça para teatro chamada Calabar, pondo em dúvida a reputação de traidor que foi atribuída a Calabar, pernambucano que ajudou decisivamente os holandeses na invasão do Nordeste brasileiro, em 1632.
­- Calabar traiu o Brasil que ainda não existia? Traiu Portugal, nação que explorava a colônia onde Calabar havia nascido? Calabar, mulato em uma sociedade escravista e discriminatória, traiu a elite branca?
Os textos referem-se também a esta personagem.

Texto I: “...dos males que causou à Pátria, a História, a inflexível História, lhe chamará infiel, desertor e traidor, por todos os séculos”
Visconde de Porto Seguro, in: Souza Júnior, A. Do Recôncavo aos Guararapes. Rio de Janeiro: Bibliex, 1949.

Texto II: “Sertanista experimentado, em 1627 procurava as minas de Belchior Dias com a gente da Casa da Torre; ajudara Matias de Albuquerque na defesa do Arraial, onde fora ferido, e desertara em conseqüência de vários crimes praticados...” (os crimes referidos são o de contrabando e roubo).
Calmon, P. História do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959.

Pode-se afirmar que:

(A) A peça e os textos abordam a temática de maneira parcial e chegam às mesmas conclusões.
(B) A peça e o texto I refletem uma postura tolerante com relação à suposta traição de Calabar, e o texto II mostra uma posição contrária à atitude de Calabar.
(C) Os textos I e II mostram uma postura contrária à atitude de  Calabar, e a peça demonstra uma posição indiferente em relação ao seu suposto ato de traição.
(D) A peça e o texto II são neutros com relação à suposta traição de Calabar, ao contrário do texto I, que condena a atitude de Calabar.
(E) A peça questiona a validade da reputação de traidor que o texto I atribui a Calabar,  enquanto o texto II descreve ações positivas e negativas dessa personagem.

5 – ENEM – 2002
 Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas “guerras de religião” dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes.

“(…) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (…) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo] , mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (…) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades.”
MONTAIGNE, Michel Eyquem de, Ensaios, São Paulo: Nova Cultural, 1984.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne,

(A)   a idéia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.
(B)   a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades.
(C)   os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
(D)   a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional.
(E)   a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.

6 – ENEM – 2003 O mapa abaixo apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750.

8
Adaptado de Carlos de Meira Mattos. Geopolítica e teoria de fronteiras.

Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar

(A)       militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.
(B)       economicamente as grandes rotas comerciais.
(C)       as fronteiras entre nações indígenas.
(D)       o escoamento da produção agrícola.
(E)       o potencial de pesca da região.

7 – ENEM – 2003 A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal.

Declaração I: José Bonifácio
Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar.
     (Carlos de Meira Matos. Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira.)

Declaração II: Eurico Gaspar Dutra
Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital.
(Adaptado de José W. Vesentini. A Capital da geopolítica.)

Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que

(A)       ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas.
(B)       apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar.
(C)       ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país.
(D)       apenas a segunda considera a mudança da capital uma estratégia importante para a economia do país.
(E)       nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do
          país a partir da mudança da capital

8 – ENEM – 2003 A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.

(Theodor De Bry
-século XVI)
(Pedro Américo.
Tiradentes esquartejado, 1893)
51a
51b

A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações:

           I.       Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
          II.       A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.
         III.       A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.

Está correto o que se afirma em:

(A)       I apenas.
(B)       II apenas.
(C)       III apenas.
(D)       I e II apenas.
(E)       I, II e III.

9 – ENEM – 2004 Cândido Portinari (1903-1962), em seu livro Retalhos de Minha Vida de Infância, descreve os pés dos trabalhadores.

Pés disformes. Pés que podem contar uma história. Confundiam-se com as pedras e os espinhos. Pés semelhantes aos mapas: com montes e vales, vincos como rios. (...) Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Sobre a terra, difícil era distingui-los. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente.
(Cândido Portinari, Retrospectiva, Catálogo MASP)

As fantasias sobre o Novo Mundo, a diversidade da natureza e do homem americano e a crítica social foram temas que inspiraram muitos artistas ao longo de nossa História. Dentre estas imagens, a que melhor caracteriza a crítica social contida no texto de Portinari é

soumpesombra
indiocortado
Djanira
(A)
(B)
(C)


pesmixtos
Pessalgado
(D)
(E)







10 – ENEM - 2004

O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
(Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)

De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características

(A)    a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
(B)    a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
(C)    a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
(D)    a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
(E)    a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

11 – ENEM - 2004
Constituição de 1824:
          “Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador (…) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos demais poderes políticos (...) dissolvendo a Câmara dos Deputados nos casos em que o exigir a salvação do Estado.”

Frei Caneca:
          “O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do imperador.”
(Voto sobre o juramento do projeto de Constituição)

Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824 era

(a)   adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador.
(b)   eficaz e responsável pela liberdade dos povos, porque garantia a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo.
(c)   arbitrário, porque permitia ao Imperador dissolver a Câmara dos Deputados, o poder representativo da sociedade.
(d)  neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados representantes da Nação.
(e)   capaz de responder às exigências políticas da nação, pois supria as deficiências da representação política.

12 – ENEM - 2004
A questão étnica no Brasil tem provocado diferentes atitudes:

I.                    Instituiu-se o “Dia Nacional da Consciência Negra” em 20 de novembro, ao invés da tradicional celebração do 13 de maio. Essa nova data é o aniversário da morte de Zumbi, que hoje simboliza a crítica à segregação e à exclusão social.

II.    Um turista estrangeiro que veio ao Brasil, no carnaval, afirmou que nunca viu tanta convivência harmoniosa entre as diversas etnias.

Também sobre essa questão, estudiosos fazem diferentes reflexões:

Entre nós [brasileiros], (...)  a separação imposta pelo sistema de produção foi a mais fluida possível. Permitiu constante mobilidade de classe para classe e até de uma raça para outra. Esse amor, acima de preconceitos de raça e de convenções de classe, do branco pela cabocla, pela cunhã, pela índia (...) agiu poderosamente na formação do Brasil, adoçando-o.
(Gilberto Freire. O mundo que o português criou.)

[Porém] o fato é que ainda hoje a miscigenação não faz parte de um processo de integração das “raças” em condições de igualdade social. O resultado foi que (...) ainda são pouco numerosos os segmentos da “população de cor” que conseguiram se integrar, efetivamente, na sociedade competitiva.
(Florestan Fernandes. O negro no mundo dos brancos.)

Considerando as atitudes expostas acima e os pontos de vista dos estudiosos, é correto aproximar

(A)     a posição de Gilberto Freire e a de Florestan Fernandes igualmente às duas atitudes.
(B)     a posição de Gilberto Freire à atitude I e a de Florestan Fernandes à atitude II.
(C)     a posição de Florestan Fernandes à atitude I e a de Gilberto Freire à atitude II.
(D)     somente a posição de Gilberto Freire a ambas as atitudes.
(E)     somente a posição de Florestan Fernandes a ambas as atitudes.


13 – ENEM – 2005)  Leia os textos abaixo:
I - A situação de um trabalhador
Paulo Henrique de Jesus está há quatro meses desempregado. Com o Ensino Médio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga que preenchia há oito anos de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$800,00. Desde então, e com 50 currículos já distribuídos, só encontra oferta para ganhar R$300,00, um salário mínimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garçom numa casa de festas para fazer frente às despesas. (O Globo, 20/07/2005.)
II - Uma interpretação sobre o acesso ao mercado de trabalho
Atualmente, a baixa qualificação da mão-de-obra é um dos responsáveis pelo desemprego no Brasil.
A relação que se estabelece entre a situação (I) e a interpretação (II) e a razão para essa relação aparece em:
(A) II explica I - Nos níveis de escolaridade mais baixos há dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
(B) I reforça II - Os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formação em nível superior.
(C) I desmente II - O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo.
(D) II justifica I - O desemprego estrutural leva a exclusão de trabalhadores com escolaridade de nível médio incompleto.
(E) II complementa I - O longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.

14 – ENEM – 2005) 
 Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta:
Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio).
Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos. A afirmação que aparece “entre parênteses” no comentário e uma conseqüência política que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em:
(A) a conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.
(B) a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas idéias e o avanço dos conservadores foi intensificado pela ação dos militares.
(C) o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma década para concretizar a democracia progressista.
(D) o jornalista Carlos Lacerda foi responsável direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ação de grupos conservadores.
(E) o presidente cometeu o suicído para garantir uma definitiva e dramática vitória contra seus acusadores e oferecendo a própria vida Vargas facilitou as estratégias de regimes autoritários no país.




















15 – ENEM – 2005) 
Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros.
1)
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2)
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3)
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4)
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Sobre a temática dos “Retirantes”, Portinari também escreveu o seguinte poema:
(....)
Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos
Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos
Doloridos como fagulhas de carvão aceso
Corpos disformes, uns panos sujos,
Rasgados e sem cor, dependurados
Homens de enorme ventre bojudo
Mulheres com trouxas caídas para o lado
Pançudas, carregando ao colo um garoto
Choramingando, remelento
(....)
(Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.)
Das quatro obras reproduzidas, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema.
(A) 1 e 2
(B) 1 e 3
(C) 2 e 3
(D) 3 e 4
(E) 2 e 4

  1. Intelectual e político, Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro presidente do Brasil a se reeleger para um segundo mandato consecutivo, em 1998. Como ministro da Fazenda em 1994, foi responsável pela elaboração do plano econômico que criou uma nova moeda, o real. Mas seu governo pode também ser marcado:
a)     Pelo desenvolvimento do pleno emprego, fato que levou o Brasil a apagar a “década perdida”.
b)    Pela implementação de um forte funcionalismo público, já que no seu governo aumentou o número de trabalhadores na rede estatal.
c)     Pelo grande crescimento do superávit primário, sobretudo pelos lucros obtidos pela Vale do Rio Doce, principal empresa estatal do governo FHC.
d)    Pela diminuição das greves e da atuação do MST que contentaram-se com a reforma agrária introduzida neste período.
e)     Pelo maior índice de desemprego da história do Brasil, fato que ajudou a eleição do seu maior opositor.

  1. "Neste nosso ensaio de natureza ecológica tentaremos, pois, analisar os hábitos alimentares dos diferentes grupos humanos, ligados a determinadas áreas geográficas, procurando, de um lado, descobrir as causas naturais e as causas sociais que condicionaram o seu tipo de alimentação, com suas falhas e defeitos característicos, e, de outro lado, procurando verificar até onde esses defeitos influenciam a estrutura econômico-social dos diferentes grupos estudados. Assim fazendo, acreditamos poder trazer alguma luz explicativa a inúmeros fenômenos de natureza social até hoje mal compreendidos por não terem sido levados na devida conta os seus fundamentos biológicos.” 
Aos 38 anos de idade, Josué de Castro publica a sua obra de maior repercussão, Geografia da Fome, sendo traduzida em mais de 25 línguas. O mapeamento do Brasil a partir de suas características alimentares deixou clara a trágica situação da fome no país, que não poderia mais ser atribuída a fenômenos naturais, mas a sistemas econômicos e sociais que poderiam ser transformados para o benefício da população. O Brasil ocupa a 65ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), conforme dados recentemente divulgados. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia e são debatidos pelo pernambucano Josué de Castro.
     
Para responder considere os itens:
I -  Expectativa de vida.
II - Renda per Capita.
III - Taxa de Exportação.
IV - Taxa de Importação.
V - Educação.

As três variáveis básicas que compõem o IDH são:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.

  1. A Ação da Cidadania Contra a Miséria, a Fome e Pela Vida é um movimento iniciado com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para combater problemas emergenciais do País, entre eles a fome e o desemprego. Criado em junho de 1993, começou arrecadando alimentos para distribuí-los à população de baixa renda. O movimento ficou conhecido como Campanha Contra a Fome. Logo ganhou proporções e ampliou suas atividades, promovendo ações concretas de combate à miséria. Ação da Cidadania nasceu em uma época de intensa movimentação política no Brasil. Naquele ano, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, envolvido com grandes nomes da sociedade brasileira por causa do Movimento pela Ética na Política, movimento que liderou o pedido de impeachment do presidente:
a)     Fernando Collor
b)    Fernando Henrique Cardoso
c)     Jânio Quadros
d)    João Goulart
e)     João Figueiredo

  1. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007, é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infra-estrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros. Sobre esse programa, responda:
I - O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado recentemente pelo governo, tem como objetivo principal destravar o crescimento econômico do país, adotando entre outras medidas, cortes de tributos.
II - O PAC, em virtude das dificuldades orçamentárias do governo, dependerá exclusivamente dos investimentos privados para gerar o aumento do PIB.
III - O que mais anima os empresários em relação ao PAC é a adoção da reformas estruturais: previdenciária, tributária e trabalhista, consideradas como fatores limitantes do desenvolvimento.
IV - A política econômica do governo Lula segue a tradição monetarista iniciada por FHC, na qual o objetivo básico é a manutenção do valor da moeda, e para isto, a política econômica mantém os juros altos e o superávit primário tornando-se, na prática, mais um empecilho ao desenvolvimento econômico.
Estão corretas:
a)     Todas as alternativas
b)    Apenas as alternativas I e III.
c)     Apenas as alternativas I e IV.
d)    Apenas a alternativa IV.
e)     Todas as alternativas estão falsas.

20.  O MESTRE-SALA DOS MARES (Aldir BLanc e João Bosco)
Há muito tempo,
Nas águas da Guanabara,
O dragão do mar reapareceu,
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu.
Conhecido como navegante negro,
Tinha a dignidade de um mestre-sala,
E ao acenar pelo mar
Na alegria das regatas,
http://www.overmundo.com.br/_overblog/multiplas/1213212363_joao_candido.jpgFoi saudade no porto
Pelas mocinhas francesas,
Jovens polacas
E por batalhões de mulatas!
Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos
Entre cantos e chibatas,
Inundando o coração
Do pessoal do porão,
Que a exemplo do feiticeiro
Gritava, então:

Glória aos piratas, às mulatas,
Às sereias!
Glória a farofa, à cachaça,
As baleias!
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais!

Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais...

Essa música retrata, com fidelidade poética, um dos episódios mais sórdidos da república velha. Ocorrida no Governo de Hermes da Fonseca (1910-1914), a ...................................... foi importante para alterar as relações militares:

A)     A Revolta do Forte de Copacabana, contra o governo e a posse do presidente Artur Bernardes.
B)     O Tenentismo, movimento político-militar que, pretendia através da luta armada conquistar o poder e fazer reformas na República Velha.
C)     A Revolta dos 18 do Forte, quando 17 tenentes e um civil enfrentaram um combate corpo-a-corpo com as tropas do governo.
D)    A Revolta da Chibata, ocorrida no governo do presidente Hermes da Fonseca sob a liderança do marinheiro João Candido.
E)     A Revolta da Armada, ocorrida no governo do marechal Deodoro da Fonseca, sob a liderança do almirante Custódio José de Melo.




21.  Nos fins da década de 1860, começaram a crescer as pressões internacionais e internas para a abolição da escravidão. Depois da derrota dos escravistas do sul na guerra civil americana (1860-1865), a escravidão tornou-se uma instituição internacionalmente condenada. A escravidão era um fato ultrapassado, arcaico, contrário ao progresso do país. Estudantes, jornalistas, advogados, profissionais liberais e políticos liberais pregavam a abolição. Clubes abolicionistas, jornais e debates na Câmara pediam seu fim.”  Olavo Leonel Ferreira. A abolição “oficial” da escravidão no Brasil teve episódios pitorescos, sobre o processo abolicionista escolha a alternativa falsa.


Escravidão7.jpg
 














a)     A legislação abolicionista, como um todo, teve por meta principal retardar a abolição total, ao invés de apressá-la.
b)    A liberação total dos escravos provocou em prejuízo maior na cafeicultura da Província de São Paulo do que no Rio de Janeiro, onde, em 1888, já ocorrera a substituição de parte da mão-de-obra nos cafezais pelo imigrante europeu, notadamente o italiano.
c)     Pela lei denominada “Bill Aberdeen”, os navios de guerra da Real Marinha Britânica passaram a capturar os navios negreiros do Brasil em alto mar até no litoral. Os tribunais ingleses julgavam e enforcavam os responsáveis pelos barcos, o que feria duplamente a nossa soberania.
d)    A Inglaterra, em fase de grande desenvolvimento industrial, combatia a escravidão. Sua robusta industrialização desejava consumidores, e a escravidão era a própria antítese do ideal capitalista.
e)     A Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco significou um triunfo temporário daqueles que defendiam a extinção gradual da escravidão. Tornava livres os filhos de mãe escrava, nascidos de 28 de setembro de 1871 em diante.

  1. A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.

(Theodor De Bry-século XVI)
(Pedro AméricoTiradentes esquartejado, 1893)
A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações:
        IV.       Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
         V.       A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.
        VI.       A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus.

Está correto o que se afirma em:

(F)        I apenas.
(G)       II apenas.
(H)       III apenas.
(I)         I e II apenas.
(J)        I, II e III.




  1. Portugueses e espanhóis já haviam iniciado o processo de plantio e transformação da cana-de-açúcar na ilha da Madeira, nas Canárias e em Málaga quando Colombo, na segunda viagem à América, levou mudas da planta para Hispaniola. No Brasil, a cana-de-açúcar teve um grande crescimento no Nordeste. Sobre a economia canavieira, observe o mapa abaixo e responda:

a)     A sociedade açucareira surgida na Colônia sempre foi condenada pelos jesuítas que, a exemplo de Antonil, desejava um harmonia entre senhores e escravos.
b)    A produção estava voltada para os mercados europeus, a fim de complementar as economias metropolitanas.
c)     Optou-se pela implantação do escravismo indígena, já que se paralelizava com um empreendimento comercial de alta rentabilidade: o tráfico africano.
d)     As zonas produtoras coloniais dedicavam-se à elaboração de um economia extrativista, onde a cana e o gado ocupavam papel de destaque.
e)     A vida urbana na sociedade açucareira era intensa, pela necessidade de ali se estabelecerem as trocas dos bens de consumo.

  1. Leia o texto a seguir:

“ Zumbi liderou um grupo de escravos fugidos do cativeiro que deram origem à mais conhecida das comunidades a se levantar contra a escravidão, o quilombo de Palmares.
Apesar de enfrentar durante séculos o silêncio sistemático imposto por aqueles que buscavam esvaziar as lutas dos africanos cativos e seus descendentes, a memória de
Zumbi dos Palmares permaneceu viva e cultivada por gerações que se recusaram a calar diante do racismo e discriminação travestidos de ‘democracia racial’. As lutas da
população afrodescendente tornaram possível a inclusão do Dia da Consciência Negra como data cívica nacional incorporada ao calendário escolar.”
Fonte: Oliveira , Marco Antonio de. “20 de novembro (1995): Dia da Consciência Negra”, in
Circe Bittencourt (org) . Dicionário de Datas e da História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2007
Com base nas informações contidas no texto acima e da historiografia estabelecida sobre o tema, avalie as proposições abaixo:
I. A propagação das ideias de “democracia racial”, associada às imagens de convivência pacífica entre as diferentes raças, silenciou memórias relacionadas aos movimentos de
resistência à escravidão.
II. A preservação da memória de Zumbi dos Palmares e a instituição do Dia da Consciência Negra são efeitos da atuação de movimentos da população afrodescendente.
Assinale a alternativa correta:
a) Os itens I e II contêm proposições incorretas.
b) A proposição I é correta e a II, incorreta.
c) A proposição I é incorreta e a II, correta.
d) As proposições I e II são corretas, e o que se expressa em I – a democracia racial – é condição necessária à ocorrência de II – a instituição do Dia da Consciência Negra.
e) As proposições I e II são corretas e o descrito em II indica que a ideia de “democracia racial” perde parte de sua capacidade de silenciar memórias, como expresso em II.







25.   


 




















“... Frutos da revolução tecnológica e da globalização, eles formam, ainda, a geração do ‘tudo-ao-mesmo-tempo-eagora’.(...) São capazes de realizar várias atividades ao
mesmo tempo, porque celular, iPod, computador e videogame praticamente viraram uma extensão do corpo e dos sentidos. É, enfim, uma juventude que vive em rede, com tudo de bom e ruim que isso significa...”.
Fonte: Revista Veja, 18/2/2009, p. 84, 85, 86. Disponível em http://veja.abril.com.br/
acervodigital/

O texto, e principalmente a figura acima, remete também a uma infinidade de redes que atravessam a superfície terrestre, pelas quais circulam pessoas, informações, dinheiro, mercadorias etc. Entretanto, essas redes são mais densas em algumas regiões e em
alguns lugares. Sendo assim, podemos afirmar que os nós dessas redes, ou seja, o cruzamento dos fluxos, concentram-se, sobretudo:
a) Nas regiões metropolitanas dos países desenvolvidos.
b) Nas áreas de transição entre o meio rural e urbano, onde a integração ainda é precária.
c) Nos territórios onde a transmissão de dados ocorre de forma homogênea.
d) Nos países onde a informação está acessível para todas as classes sociais indistintamente.
e) Nos lugares onde as condições naturais ditam o padrão de comportamento.

  1. O trecho abaixo, da musica "Geração Coca-Cola" de Renato Russo, evoca uma das principais características do mundo moderno: o consumismo.
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir o lixo em cima de vocês.
Somos filhos da revolução
Somos Burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-cola.
( ... )
            Com base nos conhecimentos sobre o assunto, julgue as assertivas abaixo.
1.         A presença, num mesmo espaço geográfico regional, do consumidor e do produtor do bem de consumo é necessária, porque os circuitos espaciais de produção são demarcados pelas fronteiras regionais.
2.         A globalização da economia fez surgir uma nova geografia do consumo: países e regiões com níveis de desenvolvimento econômico distintos consomem produtos e serviços semelhantes.
3.         O modelo de consumo "mundializado" deixa marcas evidentes no espaço das metrópoles, onde proliferam estabelecimentos comerciais de grande porte, como shopping centers, hipermercados, etc.
4.         O consumismo se caracteriza como um comportamento social em que o consumo deixa de ser meio e adquire status de finalidade.
5.         A globalização pode levar à homogeneização cultural, '''privilegiando o modo de vida de uma dada sociedade, em detrimento de outras identidades culturais.
Assinale:
a)     Apenas as afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas.
b)    Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c)     Apenas as afirmativas 3 e 5 estão corretas.
d)    Apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas.
e)     Apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas.






  1. Em 2010, a seleção brasileira de futebol garantiu a sua vaga à copa do mundo na África do sul, numa vitória emocionante contra o nosso tradicional rival. Partia agora em busca do seu sexto título mundial. Nas outras cinco conquistas mundiais o Brasil vivia momentos distintos, Julgue as seguintes afirmações:










I – Na primeira conquista mundial em 1958, o Brasil entrava num período de prosperidade, onde o lema do então presidente era: “Cinqüenta anos em cinco”.
II – Em 1962, no Chile, o Brasil tornou-se bi-campeão mundial. No campo da política interna, vivia uma fase de calma. O crescimento econômico dos anos anteriores levou a um clima de euforia e prosperidade.
III – Em 1970, o gênio de Pelé, Tostão e Jairzinho, levará o Brasil ao terceiro campeonato mundial, em pleno período do milagre brasileiro no governo militar.
IV – Depois de mais de 20 anos de espera, O Brasil torna-se novamente campeão nos E.U.A. Em gratidão à torcida pernambucana, a seleção chega ao Brasil , desembarcando no Aeroporto dos Guararapes. Essa alegria da população brasileira era também resultado de uma política do Governo FHC que havia garantido o pleno emprego.
V – O fiasco da copa anterior na França foi apagado com uma vitória convincente em 2002. O Brasil chegava ao seu quinto triunfo mundial. Ano marcante não só pelo título inédito, mas também pela chegada ao poder de um líder popular, sem parâmetros na história republicana brasileira.
VI – Em 2010, o Brasil podia chegar a seu o sexto campeonato mundial de futebol, mas sem contudo resolver os seus problemas sociais mais básicos: Fome, Reforma Agrária e falta de segurança pública, que chega a sitiar a mais importante cidade brasileira.
Estão falsas :
a)     Apenas I e II
b)    Apenas  III e V
c)     Apenas I e VI
d)    Apenas II e IV
e)     Apenas V e VI

28.  O "contador de mortos" de Recife (www.pebodycount.com.br)

                                                            Le monde - Jean-Pierre Langellier
Em pleno coração de Recife, a grande cidade do Nordeste brasileiro, no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco com Guilherme Pinto, o "contador de mortos" chama a atenção de motoristas e pedestres. Mas esse grande mostrador circular não tem nada a ver com os estragos da insegurança das estradas. Seus números contam os homicídios cometidos no Estado de Pernambuco, cuja capital é Recife. São 149 mortos só no mês de setembro, que ainda não acabou. Apesar da aprovação do Estatuto do Desarmamento, a violência no Brasil dificilmente vai diminuir, a não ser que haja uma reforma na polícia, diz um relatório da Anistia Internacional, divulgado em fevereiro de 2009.

A) Intitulado Armas e Mortes, o relatório se propõe a discutir o que os governos poderiam fazer para controlar as armas de fogo, onde a polícia tenha que recorrer à força excessiva.
B) O relatório diz que, no Brasil, a polícia tem muitas chances de controlar a proliferação de armas em centros urbanos, impedindo a perpetuação do ciclo de violência.
C) Segundo o ministério da Saúde, apenas 20 mil brasileiros foram mortos por armas de fogo na última década.
D) As convenções internacionais que regulam o uso de força policial determinam que ela deve estar preparada para agir  à violência praticada pelos fora-da-lei com muita violência, visando inibir as ações.
E) As polícias em todo o mundo enfrentam pressão para conter os índices cada vez maiores de criminalidade, mas, diz o relatório, vários países tentam compensar a falta de equipamento e treinamento com uma postura mais agressiva, entre eles o Brasil.

29.  Leia o texto abaixo.
 Que ódio é esse? Após assistir, ainda muito recentemente em termos históricos, à avalanche de xenofobia e racismo que dominou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos que a precederam, sob a hegemonia nazi-fascista; após atravessar os séculos de intolerância religiosa, que resultou no processo de inquisição contra todos aqueles que discordavam dos cânones da Igreja Católica na idade média e na moderna, o mundo depara hoje, mais uma vez, com novas ondas de racismo, anti-semitismo e nacionalismo xenófobo. Mesmo em alguns países, como o Brasil, onde essas ideologias nunca chegaram a ter presença expressiva, vê-se o seu renascimento.(SALEM, Helena. As Tribos do Mal: O Neonazismo no Brasil e no Mundo.)  













 







A respeito desses movimentos neonazistas, é correto afirmar que:
A)   têm como alvo de suas perseguições, no Brasil, os judeus, os negros, os nordestinos e os homos­sexuais.
B)   têm como objetivo a defesa da pureza étnica e são típicos dos grandes centros urbanos europeus.
C)   combatem indiscriminadamente o nacionalismo, o homossexualismo e o feminismo.
D)   têm como pressuposto básico a ideologia do movimento anarco – punk.
E)   são típicos dos países da América Latina e da África.

30.  O texto abaixo foi extraído do documento “Representação da Câmara de Aquiraz ao Rei de Portugal”.
(...) para a conservação desta capitania será vossa majestade servido destruir estes bárbaros para que fiquemos livres de tão cruel jugo; em duas aldeias deste gentio assistem padres da Companhia que foram já expulsos de outras aldeias do sertão (...) estes religiosos são testemunhas das crueldades que estes tapuias tem feito nos vassalos de vossa majestade. (...) só representamos a vossa majestade que missões com estes bárbaros são escusadas, por que de humano só tem a forma, e quem disser outra coisa é engano conhecido.
(Citado em PINHEIRO, Francisco José. “Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território.” In SOUSA,  Simone de (org.) Uma Nova História do Ceará. Fortaleza. Edições Demócrito Rocha.  2000.  p. 39)
A partir da leitura do documento acima, é correto afirmar que:
a)     a acirrada reação indígena constituiu uma forma de resistência à destruição do seu modo de vida.
b)    o projeto português de colonizar, civilizar e catequizar contribuiu para manter a organização tribal.
c)     a ocupação do interior cearense, em virtude da reação indígena, foi iniciada na segunda metade do século XVIII.
d)    o domínio do interior cearense pelo colonizador e a catequese jesuítica foram realizados de modo a preservar a cultura indígena.
e)     a Câmara de Aquiraz expressava a preocupação com a catequese indígena como forma de apa­ziguar o conflito entre os colonizadores e os índios.

  1.   “... quando o príncipe regente português, D. João, chegou de malas e bagagens para residir no Brasil, houve um grande alvoroço na cidade do Rio de Janeiro. Afinal era a própria encarnação do rei [...] que aqui desembarcava. D. João não precisou, porém, caminhar muito para alojar-se. Logo em frente ao cais estava localizado o Palácio dos Vice-Reis”.
Lilia Schwarcz. As Barbas do Imperador.
O significado da chegada de D. João ao Rio de Janeiro pode ser resumido como
a)    decorrência da loucura da rainha Dona Maria I, que não conseguia se impor no contexto político europeu.
b)    fruto das derrotas militares sofridas pelos portugueses ante os exércitos britânicos e de Napoleão Bonaparte.
c)    inversão da relação entre metrópole e colônia, já que a sede política do império passava do centro para a periferia.
d)    alteração da relação política entre monarcas e vice-reis, pois estes passaram a controlar o mando a partir das colônias.
e)    imposição do comércio britânico, que precisava do deslocamento do eixo político para conseguir isenções alfandegárias.

  1.  O broche abaixo representa um importante fato ocorrido no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Qual a melhor alternativa que explica esse fato:

a) Fiscais sanitaristas, liderados pelo médico Osvaldo Cruz, do Governo Sarney que tentava impedir o avanço da dengue em todo o país.
b) Agentes da polícia federal que atuava no combate a proliferação das da cocaína.
c) Donas de casa que fiscalizavam os preços tabelados pelo governo.
d) Alunos escolhidos, pelo ministério da educação, para fiscalizar a aplicabilidade das verbas destinadas às escolas públicas.
e) Frente única, formada por deputados da oposição, para analisar as emendas constitucionais do governo Sarney.











  1. Até chegar à exploração do espaço sideral, o homem levou muitos séculos para descobrir e percorrer os caminhos da Terra, muitas vezes encontrando a morte nessa busca, freqüentemente apoiada em informações, instrumentos e equipamentos ainda precários. Em 1500, Chega uma esquadra sob o comando de Pedro Alvares Cabral, afim de tomar posse sobre as terras “pertencentes” à Portugal, desde o tratado de Tordesilhas. Essas terras já estavam habitadas pelos seguintes povos:
a)     Incas, Astecas e Maias.
b)    Jê, Apaches, Tupi e Sioux.
c)     Clóvis, Tapuais, Incas e Maias.
d)    Nuaruaques, Caraibas, Tupi e Jê.
e)     Astecas, Caraibas, Tapuias e Clóvis.



  1. Portugueses e espanhóis já haviam iniciado o processo de plantio e transformação da cana-de-açúcar na ilha da Madeira, nas Canárias e em Málaga quando Colombo, na segunda viagem à América, levou mudas da planta para Hispaniola. No Brasil, a cana-de-açucar teve um grande crescimento no Nordeste. Sobre a economia canavieira, responda:

a)     A sociedade açucareira surgida na Colônia sempre foi condenada pelos jesuítas que, a exemplo de Antonil, desejava um harmonia entre senhores e escravos.
b)    A produção estava voltada para os mercados europeus, a fim de complementar as economias metropolitanas.
c)     Optou-se pela implantação do escravismo indígena, já que se paralelizava com um empreendimento comercial de alta rentabilidade: o tráfico africano.
d)     As zonas produtoras coloniais dedicavam-se à elaboração de um economia extrativista, onde a cana e o gado ocupavam papel de destaque.
e)     A vida urbana na sociedade açucareira era intensa, pela necessidade de ali se estabelecerem as trocas dos bens de consumo.

35.   “Não se deve pensar, no entanto, que, desde as primeiras revoltas, manifestou-se nos brasileiros a idéia de autonomia ou independência em relação a Portugal. O desenvolvimento da consciência separatista do povo brasileiro é um processo ideológico e político que só se desenvolverá mais de um século mais tarde, quando as condições de exploração a que a colônia estava submetida chegaram a um sério agravamento, numa conjuntura internacional distinta.    As primeiras manifestações contra as autoridades portuguesas limitaram-se, dessa forma, a voltar-se contra determinados aspectos do colonialismo ibérico, sem nunca chegar a propostas mais radicais de libertação do país e de formação de uma nação...” (MENDES Jr., Antônio; RONCARI, Luiz; MARANHÃO, Ricardo. Brasil História: texto e consulta. Colônia. 5.ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1983, v. 1, p. 201). São revoltas nativistas:
a)     Conjuração do “Nosso Pai”, Motins do Maneta e Revolta de Beckman.
b)    Inconfidência Mineira, Revolta de Vila Rica e Insurreição Pernambucana.
c)     Revolta dos Alfaiates, Guerra dos Emboabas e Aclamação de Amador Bueno.
d)    Guerra dos Mascates, Intentona Comunista e A Praieira.
e)     Balaiada, Guerra dos Farrapos e Revolta de Felipe dos Santos.


  1. Brasileiros! Salta aos olhos a negra perfídia, são patentes os reiterados perjúrios do imperador, e está conhecida nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituosos em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes. (...) Brasileiros! Pequenas considerações só devem estorvar pequenas almas; o momento é este, salvemos a honra da pátria e a liberdade, soltando o grito festivo – Viva a Confederação do Equador! Manuel de Carvalho Pais de Andrade, presidente.” A dissolução da Assembléia Constituinte em 1824, por ordem de D. Pedro I, teve ampla repercussão em Pernambuco, tradicional região liberalista brasileira. Sobre a Constituição de 1824, responda:
a)     O Poder Executivo era de uso exclusivo do imperador e foi exercido pelo imperador ao longo de toda a existência.
b)    O voto era universal e secreto, desde que o eleitor fosse maior idade.
c)     O espírito liberal dos seus artigos ,permitiu às camadas populares, o direito de elegerem os seus representantes.
d)    A completa eliminação de fatores econômicos na organização do eleitorado brasileiro foi uma marca da primeira constituição brasileira.
e)     O poder moderador pairava sobre todos os outros, exercido pelo imperador, competindo-lhe, entre outras atribuições, dissolver a Câmara dos Deputados e convocar novas eleições.




37.               Nos fins da década de 1860, começaram a crescer as pressões internacionais e internas para a abolição da escravidão. Depois da derrota dos escravistas do sul na guerra civil americana (1860-1865), a escravidão tornou-se uma instituição internacionalmente condenada. A escravidão era um fato ultrapassado, arcaico, contrário ao progresso do país. Estudantes, jornalistas, advogados, profissionais liberais e políticos liberais pregavam a abolição. Clubes abolicionistas, jornais e debates na Câmara pediam seu fim.”  Olavo Leonel Ferreira. A abolição “oficial” da escravidão no Brasil teve episódios pitorescos, sobre o processo abolicionista escolha a alternativa falsa.
a)     A legislação abolicionista, como um todo, teve por meta principal retardar a abolição total, ao invés de apressá-la.
b)    A liberação total dos escravos provocou em prejuízo maior na cafeicultura da Província de São Paulo do que no Rio de Janeiro, onde, em 1888, já ocorrera a substituição de parte da mão-de-obra nos cafezais pelo imigrante europeu, notadamente o italiano.
c)     Pela lei denominada “Bill Aberdeen”, os navios de guerra da Real Marinha Britânica passaram a capturar os navios negreiros do Brasil em alto mar até no litoral. Os tribunais ingleses julgavam e enforcavam os responsáveis pelos barcos, o que feria duplamente a nossa soberania.
d)    A Inglaterra, em fase de grande desenvolvimento industrial, combatia a escravidão. Sua robusta industrialização desejava consumidores, e a escravidão era a própria antítese do ideal capitalista.
e)     A Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco significou um triunfo temporário daqueles que defendiam a extinção gradual da escravidão. Tornava livres os filhos de mãe escrava, nascidos de 28 de setembro de 1871 em diante.


  1.  A mais expressiva figura política da república brasileira, primeiro ditador do país e mais tarde presidente eleito pelo voto popular e universal, Getúlio Vargas conduziu processos de reformas que puseram o Brasil agrário e semi-colonial no caminho do desenvolvimento industrial, lançou as bases de uma legislação trabalhista e inaugurou o populismo e a intervenção do estado na economia.  A Era Vargas pode ser seqüenciado, de forma linear em:
a)     Governo Ditatorial, Governo Constitucional e República do Galeão.
b)    Governo Revolucionário, Governo Nacionalista e Governo Ditatorial.
c)     Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.
d)    Governo Constitucional, República do Galeão e Governo Nacionalista.
e)     Governo do Estado Novo, Governo Ditatorial e Governo Provisório.

  1. Indicado pelas forças armadas para ocupar a presidência da república no período militarista, Garrastazu Médici governou com mão de ferro o Brasil. No seu governo ocorreu o “Milagre Brasileiro”:

a)     Nome dado a um período da história brasileira, no início da década de 1970, caracterizado pelo acelerado crescimento da economia e alto investimento em grandes obras públicas por meio de volumoso endividamento externo.
b)    Nome dado ao programa de desenvolvimento da economia brasileira, anunciado em 1956. Abrangia cinco grandes setores da atividade econômica brasileira (energia, transportes, alimentação, indústrias de base e educação) e partia do pressuposto de que a oferta de infra-estrutura estimularia ou propiciaria o aparecimento de atividades produtivas.
c)     Conjunto de medidas econômicas elaborado em 1963, pelo economista Celso Furtado, que teve sua execução continuada pelo movimento militar de abril de 1964.
d)    Reforma econômica adotada no Brasil, extinguiu a correção monetária, congelou preços e salários e criou nova moeda, o cruzado, em substituição ao cruzeiro.
e)     Conjunto de medidas econômicas adotadas no Brasil , por Luís Carlos Bresser Pereira, ministro da Fazenda , para combater a inflação. Congelou preços e salários por 90 dias e estabeleceu um novo indexador econômico, a Unidade de Referência de Preços (URP), que reajustaria os salários e determinaria os tetos para os reajustes de preços.


  1. Entende-se por tropicalismo.
a)     Movimento renovador da música popular brasileira, surgido no Rio de Janeiro, na década de 1950. Caracterizou-se por harmonias elaboradas e letras coloquiais.
b)    Gênero musical em compasso binário que transmite impressão de melancolia. Nascido no Rio de Janeiro e cultivado por grandes nomes da música popular, como Pixinguinha e Ernesto Nazaré.
c)     Movimento artístico surgido na música popular brasileira, na década de 1960, que procurava uma síntese entre as tendências da música internacional e os valores brasileiros. integrado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rogério Duprat e Torquato Neto, entre outros.
d)    Dança e música de rua e salão, em compasso binário, de ritmo sincopado e andamento rápido. Variedade de marcha, é típico do carnaval pernambucano.
e)     Dança e música originária da Boêmia, popular em meados do século XIX nos salões europeus. Caracteriza-se pelo movimento rápido, em compasso binário e andamento alegreto.




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