terça-feira, 21 de agosto de 2012

VESTIBULAR - QUESTÕES DE REP. OLIGÁRQUICA

EXERCÍCIOS


1- No governo de Prudente de Morais surge, no interior da Bahia, um movimento messiânico, entre 1894 e 1897, liderado por Antônio conselheiro. Várias campanhas militares foram necessárias para o seu extermínio. Assinale a alternativa correta que indica o objetivo desse movimento.
a) Antônio Conselheiro deseja unir comunidades como a de Canudos e do Caldeirão fundando uma república.
b) A intenção do Beato era aliar-se ao Quilombo dos Palmares e formar com os quilombos uma república no interior da Bahia.
c) O objetivo de Antônio Conselheiro era chamar a atenção para problemas de ordem religiosa. Abandonando a religião católica, fundou uma seita que se assemelhava com as seitas medievais.
d) No arraial de Canudos, Antônio Conselheiro liderou milhares de “jagunços”, que se organizaram em uma comunidade, sem propriedade privada. Defendiam, ainda, a restauração da monarquia e esperavam a volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto em batalha contra os árabes.
e) Aliado do padre Ibiapina, Antônio conselheiro fundou, com este, uma comunidade de beatos, com a intenção de apoiar a política desenvolvida pelo padre Cícero, no Ceará.

2 - A formação de grupos de cangaceiros e de seitas místicas, em torno de beatos e conselheiros, foi freqüente no sertão brasileiro nas últimas décadas do Império. Tal fenômeno tem suas raízes:
a) na implantação do regime republicano, que ocasionou profundas mudanças no campo.
b) no fanatismo religioso do sertanejo, incapaz de uma conduta sensata.
c) na continuidade da estrutura fundiária, que marginalizava a massa rural.
d) na disputa de prepotentes coronéis, que financiavam cangaceiros.
e) em profecias, que afirmavam que “o sertão virará mar e a praia virará sertão...”

3 - Leia as frases abaixo sobre a República Velha.
I Durante os trintas primeiros anos da República, observou-se a valorização dos padrões e modelos culturais europeus nos campos das artes cênicas e plásticas, literatura e música, e um movimento de reação a essa valorização.
II O domínio político-social de classes agrárias do sudeste – cafeicultores – é uma característica da estrutura de poder da 1ª República.
III Excluindo a Campanha Civilista, desenvolvida por Rui Barbosa, a República Velha não assistiu a nenhuma outra reação na forma como estava organizada social, econômica e politicamente.
Assinale a alternativa correta:
a) as afirmativas I e II estão erradas
b) as afirmativas I e III estão corretas
c) apenas a III está errada
d) as afirmativas II e III estão erradas
e) todas as afirmativas estão corretas

4 - No primeiro período da República (1889 –1930), poucos foram os presidentes eleitos indiretamente. Qual a alternativa que não aponta um traço do quadro político da 1ª República?
a) As oligarquias regionais dominaram a máquina do Estado e usaram a fraude eleitoral como método de manutenção do poder.
b) A “política” do café com o leite” foi estruturada para que o sistema de dominação tivesse o Sudeste (SP – MG) como região-eixo do poder.
c) A política dos governadores, instituída por Campos Sales, pressupunha o apoio mútuo entre o poder federal e as oligarquias estaduais.
d) A comissão de Verificação do Congresso Nacional, através do expediente da “degola”, cumpriu um papel altamente moralizador das eleições na 1ª República.
e) O “voto de cabresto” foi uma criação das oligarquias da República Velha para controlar politicamente os eleitores no campo.

5 -Durante a República Velha o presidente Campos Sales governou de 1898 a 1902 e inaugurou uma prática política conhecida como a “política dos governadores”. Indique nas alternativas abaixo a que não corresponde a esta prática política:
a) O presidente apoiaria a oligarquia dominante vencedora nos Estados, independente de partidos políticos.
b) Uma das chaves da “política dos governadores” era a Comissão de Verificação, tirada do poder legislativo; tinha como função legitimar as eleições estaduais, mesmo que os resultados fossem contestados.
c) A oligarquia estadual deveria garantir a eleição de candidatos oficiais para o Congresso Brasileiro.
d) A política dos governadores’ incluía a derrubada dos governadores que haviam apoiada Deodoro da Fonseca.
e) A “política dos governadores” também se apoiava no Coronelismo, fenômeno político que se desenvolveu nas oligarquias regionais.

6- Leia as afirmativas abaixo, referentes aos anos vinte do século passado, no Brasil.
1) Os anos vinte reforçaram o poder das oligarquias e não envolveram lutas por reivindicações políticas democráticas.
2) O movimento tenentista expressava as insatisfações políticas do momento apenas do ponto de vista da estratégia militar.
3) O movimento modernista significou, entre outras coisas, uma reflexão sobre a identidade cultural brasileira, apesar das influências européias modernistas.
4) Apesar da importância da cultura do café, já existiam, nos anos 20, investimentos em diversos setores da economia brasileira.
5) Os anos 20 representaram a ascensão dos comunistas dentro do movimento operário da Primeira República.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 4 b) 2, 3 e 4
c) 1 e 3 d) 3, 4 e 5
e) 1 e 5

Nenhum comentário: