domingo, 19 de agosto de 2012

CHEQUE & MATE(Se for capaz)



BIOLOGIA

1. (UFRGS) Durante a primeira metade do século XX, o desenvolvimento de várias áreas da Biologia, em especial da Genética, possibilitou um grande desenvolvimento do evolucionismo, surgindo a teoria denominada.

A) Darwinista

B) Lamarckista

C) Fixista

D) Creacionista

E) Sintética

2. (UFJF) Na espécie humana, duas células – uma feminina e uma masculina – são as responsáveis pela sua perpetuação e são denominadas gametas. Durante o processo de formação dos gametas masculinos e feminino ocorrem algumas diferenças. Uma delas pode ser:

A) O período germinativo, no indivíduo feminino, termina em vida intra-uterina ou logo após o nascimento ao passo que no indivíduo masculino, dura quase toda a sua vida;

B) O período de crescimento no indivíduo feminino, caracteriza-se por mitoses sucessivas e numerosas ao passo que, no indivíduo masculino, o número de mitose é controlado;

C) O período de maturação no indivíduo feminino, consta das meioses I e II dando origem a quatro células funcionais ao passo que, no indivíduo masculino , ocorre apenas a meiose I;

D) O período de diferenciação no indivíduo feminino, é devido ao acúmulo de vitelo, ao passo que no indivíduo masculino, a meiose II leva a formação do espermatozóide;

E) O óvulo humano é uma célula imóvel do tipo heterolécito, ao passo que o espermatozóide é uma célula móvel.


3. (UFRGS) A seqüência correta na formação dos gametas masculinos é:

A) espermatogônia – espermatócito 1º - espermatócito 2º - espermatócito 3º - espermatozóide

B) espermatócito 1º - espermatócito 2º - espermatogônia – espermátide – espermatozóide

C) espermátide, espermatócito 1º - espermatócito 2º - espermatogônia – espermatozóide

D) espermatogônia, espermátide, espermatócito 1º - espermatócito 2º - espermatozóide

E) espermatogônia – espermatócito 1º - espermatócito 2º - espermátide, espermatozóide.

HISTÓRIA

4.(Unicap) Durante o ciclo da cana de açúcar, formou-se uma sociedade com características:

a) patriarcal, urbana e muito estratificada.
b) rural, culta e adepta da mobilidade social.
c) aristocrática, urbana e composta pela maio-ria da classe média.
d) industrial, rural e dependente da mão-de-obra livre
e) escravocrata, rural, patriarcal e aristocrática.

5.(Covest) ...Alviano - E que fábrica é necessário que tenha um desses engenhos que costumam fazer muito açúcar?
Brandônio - É necessário que tenha 50 pe¬ças de escravos de serviços bons; 15 ou 20 juntas de bois, com seus carros necessári¬os, aparelhados; cobres bastantes e bem concertados; oficiais bons, muita lenha, for-nalha e decoada, porque qualquer cousa que falte destas, logo imediatamente se diminuiu com ela o rendimento do açúcar...

O trecho acima, retirado dos Diálogos das Grandezas do Brasil”, livro escrito no início do século XVII, é bastante esclarecedor so-bre a produção açucareira. Indique a alter-nativa que, de acordo com o diálogo, é ver-dadeira:

a) a atividade açucareira utilizava exclusivamente mão-de-obra escrava.
b) a tecnologia utilizada na produção do açúcar era simples e, portanto, acessível a peque¬nos e médios produtores.
c) a produção de açúcar constituía uma ativi-dade bastante complexa para a época.
d) a estrutura tecnológica para a produção do açúcar, por suas características, condicionou a estrutura fundiária do Brasil.
e) a atividade açucareira não se subordinava à metrópole, uma vez que o Brasil dispunha de todos os recursos.

6.(UPE) Durante sua permanência no Brasil, os holandeses adquiriram o conhecimento de to¬dos os aspectos técnicos e organizacionais da indústria açucareira. Esses conhecimen¬tos vão constituir a base para a implantação e desenvolvimento de uma indústria concor¬rente, de grande escala, na região do Caribe”.
Furtado, celso –
formação Econômica do Brasil.

entre os apectos relacionados abaixo, rela-tivos à ocupação holandesa no Brasil colô-nia, no século XVII, alguns funcionaram como determinantes do processo da invasão e ou¬tros como desdobramentos desse mesmo processo. Considere 1) determinantes e 2) desdobramento.

( ) Portugal perde o monopólio da produção
açucareira na América.
( ) União-ibérica (Portugal e Espanha)
( ) formação econômica eminentemenle
comercial da Holanda.
( ) exclusivo comercial.
( ) crise na produção açucareira do Nordeste.
( ) substituição do apoio financeiro holandês
pelo inglês na produção do açúcar
nordesti¬no.
Assinale a alternativa correta.
a) 2, 2, 1, 1, 2, 2
b) 2, 1, 1, 1, 2, 2
c) 2, 1, 2, 2, 1, 1
d) 1, 2, 1, 1, 1, 2
e) 1, 2, 2, 2, 1, 2


7.(UPE) “Existe contrabando porque existe o exclusi¬vo”.

Essa curtíssima frase condensa dois aspectos opostos e combinados da economia política do antigo Sistema Colonial. Sem per¬der de vista o sentido da frase, marque a al¬ternativa que NÃO expressa o conteúdo eco¬nômico das relações coloniais durante o An¬tigo Regime.

a) por trás do exclusivo colonial está o proces-so de acumulação de capital que é o objetivo maior do processo colonizador.
b) o contrabando é a face ilegal da intensa con¬corrência existente entre as potências euro¬péias que se aprofunda na medida em que o quadro em que ele se dá é caracterizado pelo monopólio.
c) o comércio interno nas colônias é de pouco volume e dependente do comércio externo e é organizado em função deste último.
d) a intensa transferência de capital durante An¬tigo sistema colonial faz com que a concen¬tração mais expressiva de capital ocorra nas mão dos produtores coloniais.




FÍSICA

8 – De duas cidades, ligadas por uma estrada de 10km de comprimento, partem simultaneamente, uma em direção a outras, duas carroças, puxadas cada uma por um cavalo e andando à velocidade de 5km/h. No instante da partida, uma mosca, que estava pousada na testa do segundo cavalo, parte voando em linha reta, com velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Após um intervalo de tempo desprezível, parte novamente em volta, com a mesma velocidade de antes, em direção ao primeiro cavalo até pousar em sua testa. E assim prosseguem nesse vaivém, até que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos quilômetros percorreu a mosca?

a) 1
b) 10
c) 15
d) 5
e) 25

9- Um motorista quer percorrer 120km em 2h. Tendo feito a primeira metade do percurso com a velocidade média de:

a) 40km/h
b) 60km/h
c) 80km/h
d) 100km/h
e) 120km/h

10- Dois trens, A e B, num certo instante estão afastados 1 km. Como viajam em sentidos opostos com a mesma velocidade, qual a distância d percorrida por cada um até o instante em que se cruzam?

a) dA = 1km, dB = 1km
b) dA = 0,5km, dB = 0,5km
c) dA = 0,7km, dB = 0,3km
d) dA = 0,3km, dB = 0,7km
e) dA = 0,2km, dB = 0,8km

11 – Um automóvel que vinha a 72km/é freado e pára em 20s. Qual o valor absoluto da aceleração média do automóvel durante a freada?
a) 0
b) 3,6m/s2
c) 72m/s2
d) 1,0m/s2
e) 13m/s2

LITERATURA

12- “Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada.
Cobrai-a e não queirais, Pastor Divino,
Perder na Vossa ovelha a Vossa glória”.

Na observância do texto, marque o que NÃO se pode dizer dele.

a) Poema da linha satírica de Gregório de Matos, tematiza a transitoriedade das coisas terrenas.
b) Poema da linha religiosa de Gregório de Matos, tematiza a posição de cristão em agonia do “eu-poético”.
c) A palavra “ovelha” é mais um símbolo do que a descrição da natureza e seus elementos .
d) O poema é o retrato da grande dilaceração do Barroco: a dúvida do humanismo e o teísmo.
e) O espírito contra-reformista pode ser lido, no poema, na medida em que o pecado exercita necessariamente a precisão do perdão.
13 – Sobre o Barroco no Brasil-Colônia, fazem-se seguintes afirmações:

I) Iniciou-se , no Seiscentos, com grande desenvolvimento nas artes plásticas. Só no século XVIII se fez presente na literatura.
II) Atuou na literatura como caixa de ressonância do Barroco peninsular, sobretudo nas tendências cultista e conceitista.
III) Teve na prosa ligação direta com a ideologia contra-reformista através da Oratória Sacra, levada a cabo pelos jesuítas.
IV) Apresentou manifestações de caráter grupal na literatura, na 1ª metade do século XVIII, com o movimento academicista. Já se vivia a essa época o Barroquicismo.

Após a leitura atenta, você conclui que:

a) Todas são verdadeiras.
b) Só a 1ª é falsa.
c) Apenas a 2ª e a 4ª são falsas
d) Só a 1ª e a 3ª são verdadeiras
e) Todas são falsas.

14 – Dentre os itens abaixo, assinale o único em que NÃO há correspondência entre texto e gênero literário.

a) “Mas vejo que por bela e por galharda,
Posto que os Anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo que me tenta e não me guarda”.
- Texto lírico-religioso

b) “É a vaidade, Fábio, nessa vida
Rosa, que, da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida”.
- Texto lírico-filosófico

15 - “Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão, os que semeiam sem sair são os que contentam em pregar na pátria. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhe-ão a semeadura: aos vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes de contar os passos. Ah! Dia de juízo! Ah! Pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com mais paço, os de lá, com mais passos...

A passagem acima é representativa de uma das tendências estéticas típicas da prosa seiscentista, a saber:

a) O Sebastianismo, isto é, a aceleração do mito da volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.

b) A busca do exotismo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de viagens.

c) A exaltação do heróico e do épico por meio de metáforas grandiloqüentes da epopéia.

d) O lirismo trovadoresco caracterizado por figura e estilo.

e) O conceptismo caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética.

FÍSICA

16- (UF-MT) Comparando-se a escala X de um termômetro com uma escala Celsius, obtém-se o gráfico abaixo, de correspondência entre as medidas.
Observando o gráfico, concluímos que:

I – Para a temperatura de fusão do gelo, o termômetro desconhecido marca – 5 ºX.

II – Nos vapores de água em ebulição, o termômetro desconhecido marca aproximadamente 162 º X.

III – A relação de conversão entre as escalas x e Celsius é 0c = 0,6x + 3.


X

95







0

-5 60 C




Dessas afirmações:

a) todas estas estão corretas
b) apenas I e a II estão corretas
c) apenas a I e a III estão corretas
d) apenas a II e a III estão corretas
e) todas estão incorretas



17 – (CESGRANRIO –RJ) Recentemente, foram desenvolvidos novos materiais cerâmicos que se tornam supercondures e temperaturas a temperatura relativamente elevadas, da ordem de 92K. na escala Celsius, essa temperatura equivale a:

a) 181 ºC
b) 29 ºC
c) 365 ºC
d) – 92 º C
e) 273 ºC

19 - (UFPB) Uma determinada cerâmica não apresenta nenhuma propriedade notável à temperatura ambiente (20 ºC). Entretanto, quando sua temperatura sofre uma redução de 200K, exibe o extraordinário fenômeno da supercondutividade. Essa redução, em graus Celsius, corresponde a:

a) 23
b) 73
c) 200
d) 53
e) 453

19 – (UNIMEP – SP) A variação de temperatura de 72 º F equivale a:

a) 22,2 ºC
b) 440 ºC
c) 40º C
d) 400k
e) 62,2 ºC



































GABARITO



1. E
2. A
3. E
4. E
5. D
6. B
7. D
8. C
9. E
10. B
11. D
12. A
13. B
14. A
15. C
16. A
17. A
18. C
19. C




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