segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


HISTÓRIA GERAL


1.  As concepções de História: o Marxismo, a Escola do Annales e a Nova História.
2.  Religião e poder na Antigüidade Oriental.
3.  A Antiguidade Clássica: as contribuições das culturas grega e romana para a civilização ocidental.
4.  A sociedade medieval: as mudanças nas relações de poder e nos hábitos culturais; as culturas bizantina e muçulmana.
5.  O Renascimento, as reformas religiosas do século XVII e a construção do mundo moderno.
6.  A expansão marítimo-comercial: colonização e confrontos culturais.
7.  As concepções teóricas sobre formação do Estado Moderno.
8.  O Iluminismo e a construção da modernidade; as Revoluções burguesas na Inglaterra e na França e os novos hábitos culturais.
9.  A independência das colônias européias da América;
10.  Os movimentos culturais do século XIX e a construção dos novos saberes.
11.  As utopias revolucionárias e o marxismo.
12.  A expansão do capitalismo europeu na África e na Ásia.
13.  A concorrência imperialista e a questão da Guerra de 1914-18.
14.  A revolução de 1917 na Rússia.
15.  O modernismo nas artes e a construção de novas representações culturais.
16.  O totalitarismo e a segunda Guerra Mundial.
17.  A Descolonização na África e na Ásia.
18.  Conflitos e contradições na 2ª metade do século XX: a globalização, as reformulações na política e a sociedade de consumo.


QUESTÕES DOS VESTIBULARES 2006 (COVEST E UPE)

25. (Covest-2006)  Não se pode esquecer a luta de alguns povos da Antigüidade, para construir seus vastos impérios. Contudo, esses povos também expressaram, na arte, seus sonhos e desejos. Numa análise mais geral dessas manifestações, podemos afirmar que:

a)    a escrita suméria expressava a habilidade artística do seu povo, que era bastante envolvido com uma religião liderada pelos escribas.
b)    os hebreus conseguiram construir uma arte original, desarticulada das manifestações religiosas.
c)    os egípcios conseguiram realizar revoluções na arte de pintar murais, mas não se preocuparam com a arquitetura de seus templos religiosos.
d)    a arte assíria não merece destaque, devido à preocupação excessiva do seu povo com a guerra e com o imperialismo.
e)    a grandiosidade da arte dos caldeus manifesta-se com especial destaque nas suas obras arquitetônicas.
RESPOSTA: E

26. (Covest-2006) Os poemas homéricos são fontes históricas para conhecer-se os primeiros tempos da cultura e da sociedade gregas. No chamado período homérico:

a)    a sociedade grega tinha na religião sua grande base de poder.
b)    os gregos conservaram formas de governo sem intervenção da religião.
c)    essa sociedade viveu as primeiras experiências democráticas.
d)    observa-se uma grande atuação dos principais filósofos gregos.
e)    os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.
RESPOSTA: A

27. (Covest-2006) Na história política de Roma, durante os governos monárquicos, os plebeus:

a)    Possuíam latifúndios, exercendo influência sobre as relações políticas existentes na época.
b)    Não eram cidadãos romanos, mas tinham poderes políticos destacados, inclusive, na escolha dos monarcas.
c)    Dominavam o núcleo central do poder, obtendo vitórias nas eleições em face dos seus privilégios políticos.
d)    Gozavam de privilégios diferentes daqueles concedidos aos patrícios, pois não eram vistos como descendentes dos fundadores de Roma.
e)    Tornaram-se grandes proprietários de terra e exportadores da produção agrícola de Roma para a Grécia.
RESPOSTA: D

28. (Covest-2006) Um estudo da economia bizantina no período medieval:

a)    atesta um grande desnível social, com a presença da servidão, de latifundiários aristocratas e de uma Igreja de grande poder político.
b)    registra a falta de prestígio dos comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação.
c)    mostra uma atividade comercial pouco desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu.
d)    revela a força dessa economia, em razão das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal.
e)    evidencia a falta de apoio do Estado na gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.
RESPOSTA: A

29. (Covest-2006) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a existência das Cruzadas.

1)    As Cruzadas eram expedições organizadas pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.
2)    As Cruzadas, expedições marcadas por interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja Católica.
3)    As Cruzadas não trouxeram contribuições para a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o fanatismo religioso.
4)    A participação da população pobre nas Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema feudal.
5)    Os lucros dos nobres nas Cruzadas contribuíram para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho assalariado.

Está(ão) correta(s):
a) 1, 2, 3, 4 e 5
b) 2 e 4 apenas
c) 5 apenas
d) 2 e 3 apenas
e) 1 apenas
RESPOSTA: B

30. (Covest-2006) O Renascimento contrariou diversas concepções medievais. Nessa perspectiva crítica se destaca a obra de Erasmo de Roterdã, que:

a)    aderia aos princípios de Calvino, favorecendo a burguesia.
b)    negava a tendência natural do ser humano para a bondade.
c)    abominava o catolicismo, aderindo às críticas do reformismo luterano.
d)    se colocava contra a intolerância católica com relação aos pagãos.
e)    simpatizava com as idéias de Lutero, consideradas liberais e positivas.
RESPOSTA:  D

31. (Covest-2006) As viagens que provocaram a expansão marítima européia mudaram concepções culturais tradicionais e ampliaram as rotas comerciais da época. A viagem feita por Cristóvão Colombo em 1492:

a)    fracassou nas suas intenções econômicas, mas realizou o projeto inicial de fazer a circunavegação da Terra, projeto de grande importância para a época.
b)    trouxe prejuízos para a Espanha, pois o navegador não chegou a terras americanas, perdendo-se nas rotas do Oceano Pacífico, devido aos erros cartográficos.
c)     foi patrocinada pelos reis de Portugal, e por comerciantes italianos interessados na exploração de metais, abrindo espaços para preparar outras expedições como a de Pedro Álvares Cabral.
d)    propiciou a descoberta da ilha de Guanaani, onde Colombo estabeleceu contatos com os nativos da região, sem maiores problemas, o que foi registrado em um diário.
e)    abriu caminho para o fortalecimento econômico da Espanha, mas não teve repercussão na vida do navegador, que permaneceu sempre anônimo durante toda a vida.
RESPOSTA: D

33. (Covest-2006) As idéias do Iluminismo foram importantes para a divulgação de concepções de mundo que condenavam a escravidão e o feudalismo. No Brasil, na época, movimentos políticos foram influenciados por estas idéias. A Inconfidência Mineira, por exemplo, no século XVIII:

a)    fracassou nos seus planos e foi fortemente reprimida pelas medidas tomadas por Portugal.
b)    teve a participação de escravos, lembrando a estrutura da Revolta dos Alfaiates, que aconteceu na Bahia.
c)    foi uma rebelião de caráter popular que envolveu intelectuais e ameaçou a dominação militar portuguesa na região das minas.
d)    não conseguiu seguir as idéias liberais, devido à pouca participação de intelectuais entre as lideranças.
e)    defendeu, com clareza, o fim da escravidão seguindo, de forma revolucionária, os ideais do liberalismo.
RESPOSTA: A

35. (Covest-2006) Os caminhos do capitalismo não eram tão sem obstáculos como muitos dos liberais europeus pensavam. Havia oposições, descontentamentos, condições de vida amplamente desfavoráveis. O movimento revolucionário intitulado A Comuna de Paris representou um momento de resistência ao projeto da burguesia francesa, pois:

a)    criou uma ampla rede de articulação com forças estrangeiras socialistas e abalou as forças conservadoras da Europa.
b)    expressou idéias contrárias ao capitalismo, mas não conseguiu adesão popular, restringindo-se apenas à divulgação dos manifestos libertários.
c)    inspirado nas idéias socialistas de Marx e Engels, teve uma longa atuação, ameaçando os governos liberais da Europa.
d)    foi uma revolução marcada por uma forte repressão do governo, defensor de idéias conservadoras.
e)    derrubou o imperador e colocou a classe operária no poder por um longo período, divulgando idéias socialistas radicais.
RESPOSTA: D

36. (Covest-2006) O Modernismo causou diversas reações na cultura européia do século XIX. Os pintores impressionistas que estiveram no centro das polêmicas artísticas da época:

a)    não tiveram relação com o Modernismo europeu, configurando-se como um movimento artístico, limitado ao academicismo do século XIX.
b)    fizeram um sucesso imediato no mercado de artes, abalando o Classicismo e consagrando pintores como Matisse e Gauguin.
c)    tiveram aceitação imediata devido ao jogo de cores que utilizavam e ao fato de privilegiarem cenas da vida cotidiana.
d)    conseguiram seguir as regras do Classicismo, lembrando o equilíbrio das formas, tão comum na arte grega.
e)    valorizaram a subjetividade do artista e o seu poder de interpretação e imaginação, o que se encontra em pintores como Gauguin e Van Gogh.
RESPOSTA: E

37. (Covest-2006) Os conflitos políticos entre as nações, com uso de tecnologias sofisticadas, foi marcante no século XX. O lançamento de bombas atômicas nas cidades japonesas, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, continua sendo lembrado como um marco de violência e barbárie a não ser repetido. Essa guerra:

a)    consagrou a supremacia da Europa e da sua força militar, diminuindo, assim, a hegemonia dos Estados Unidos no contexto político internacional, e trazendo vantagens para nações mais pobres, como o Brasil.
b)    alterou as relações de poder internacionais, limitando a força das grandes potências, com a criação da Organização das Nações Unidas, uma força eficaz na resolução dos conflitos.
c)    com seu término, provocou acordos entre as grandes potências, que trouxeram a garantia de uma paz segura.
d)    foi provocada pelo imperialismo nazista, ficando limitada a um conflito sem conteúdo político definido, mas com choques de interesses econômicos.
e)    transformou a Europa num cenário de disputas violentas, com o uso de uma tecnologia de guerra sofisticada e experiências causadoras de muitas vítimas.
RESPOSTA: E

01. (Covest-2006) Os hebreus construíram uma forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias, Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:

0  0
ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia
1  1
à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé.
2  2
ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião persa, cultuando o deus Mazda.
3  3
ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem seus impérios.
4  4
ao período em que Iavé tornou-se Deus de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo ético importante.
RESPOSTA: FFFFV

02. (Covest-2006) A Grécia conviveu com formas políticas de governo variadas que contribuíram para debates significativos sobre a ética e a cidadania. A experiência política dos gregos, no período governado por Péricles, em Atenas:

0  0
reforçou a monarquia eletiva, com a ampliação da cidadania para os estrangeiros asiáticos, garantindo um sistema democrático na escolha dos governantes.
1  1
promoveu a divisão da população da Ática em dez tribos, contribuindo para o fortalecimento de práticas democráticas, de acordo com as condições da época.
2  2
consolidou o poder da nobreza, influenciando o surgimento da tirania e do ostracismo e excluindo os estrangeiros da participação política.
3  3
trouxe uma maior consolidação da democracia, com a existência de uma assembléia, onde votavam os cidadãos Atenienses, revelando um grande interesse pelos debates políticos.
4  4
garantiu maior poder para os cidadãos, transformando a Bulé no órgão mais importante do governo, garantindo novos rumos para as relações políticas da época, em toda a Grécia, e condenando o imperialismo dos persas.
RESPOSTA:  FFFVF

03. (Covest-2006) A Idade Média foi um período em que ocorreram também articulações políticas que procuravam fortalecer certas monarquias nacionais existentes. Na França, logo no início da Idade Média, houve tentativas de centralização política. Na análise da monarquia francesa, no período dos Capetíngios, podemos destacar que:

0  0
houve fortalecimento da nobreza, na época de Hugo Capeto, com uma política de esvaziamento dos interesses da burguesia emergente.
1  1
os contactos entre o rei Felipe Augusto e a burguesia foram significativos, favorecendo o fortalecimento do exército.
2  2
o rei Felipe Augusto fracassou em suas tentativas de conquistar a Normandia, sendo derrotado pelo exército de João Sem Terra.
3  3
no reinado de Felipe Augusto IV, as relações diplomáticas se tornaram tensas com a Igreja Católica, que ameaçou o rei de excomunhão.
4  4
existiram tentativas de centralização política, que ajudaram no fortalecimento de certos interesses da burguesia emergente.
RESPOSTA: FVFVV

04. (Covest-2006) A Igreja Católica construiu princípios importantes que garantiram sua dominação religiosa e política durante a Idade Média. Um dos pensadores de grande expressão na época foi Tomás de Aquino, que:

0  0
defendeu a centralização política e religiosa, criticando o poder da razão e afirmando a superioridade da fé para a salvação dos seres humanos.
1  1
se revelou influenciado pelo pensamento de Aristóteles, revelando claras divergências com as teses defendidas por santo Agostinho.
2  2
era favorável ao crescimento do comércio e do lucro, defendendo a aceitação de princípios da burguesia comercial.
3  3
se rebelou contra a centralização exagerada da Igreja, estimulando o crescimento das liberdades religiosas e do lucro nas atividades econômicas.
4  4
afirmou a superioridade da razão, do livre arbítrio, sendo punido pela Igreja e pelos tribunais civis da época.
RESPOSTA: FVFFF

07. (Covest-2006) A Revolução Francesa de 1789 produziu mudanças políticas que abalaram a Europa. Era um sinal de que os ideais iluministas conquistaram muitos simpatizantes. Nesse cenário, o período napoleônico foi marcado por guerras, mas também por realizações que consolidaram o domínio burguês na França. Este é um período em que:

0  0
as reformas administrativas favoreceram a centralização da organização do Estado, atendendo, em grande medida, aos interesses da burguesia.
1  1
a unificação das leis, através do Código Civil de 1804, serviu para garantir o direito à propriedade privada.
2  2
os decretos napoleônicos ampliaram a cidadania, inclusive aumentando os direitos políticos das mulheres.
3  3
a reforma educacional consagrou as idéias de Rousseau, destacando o nacionalismo e a luta pela democracia popular.
4  4
a fundação de escolas públicas mostrou o interesse de divulgar ideais burgueses e de exaltar a figura de Napoleão.

08. (Covest-2006) A história é uma construção, surpreendente, que não cessa de apresentar concepções diferentes de mundo. Na primeira metade do século XIX, o movimento romântico foi de grande importância para se pensar as mudanças que estavam ocorrendo em razão do fortalecimento da burguesia. Em suas análises, os românticos:

0  0
negavam a importância da razão, subestimando a força do individual e desprezando as conquistas da religião.
1  1
enfatizavam a fragilidade do Iluminismo, criticando a emoção e a imaginação, conforme definidas nas obras de Rousseau.
2  2
não se apegavam às tradições do passado, considerando as religiões como vazias de conteúdo humanista.
3  3
destacavam o valor da liberdade de criação, buscando muitas vezes, nas tradições do passado, suas referências.
4  4
admitiam o significado da subjetividade para a arte, embora não costumassem admitir a importância da sensibilidade humana.
RESPOSTA: FFFVF


13. (Covest-2006) A época posterior à 2ª Guerra Mundial representou um período de conflitos localizados, mas de significativa importância nas relações de poder internacional. A Guerra do Vietnam, no sudeste asiático, representou:

0  0
um conflito que, após a vitória dos EUA, consagrou o poder político deste país e dos seus aliados europeus contra o comunismo.
1  1
uma falta de poder da Organização das Nações Unidas para firmar a existência de um mundo sem conflitos internacionais.
2  2
uma continuidade das disputas entre norte-americanos e chineses, por territórios ricos em petróleo.
3  3
um marco autoritário do governo de Richard Nixon, provocador da disputa no sudeste asiático.
4  4
o único conflito importante do século XX, com vitória das forças vietnamitas e derrota dos Estados Unidos.
RESPOSTA: FVFFF

15. (Covest-2006) O desenvolvimento do capitalismo atingiu um momento de grande mudança na produção de mercadorias durante o século XX. Houve descobertas científicas importantes que modificaram comportamentos e hábitos de vida. Ao mesmo tempo, transformações ocorridas na indústria cultural:

0  0
influenciaram a arte, que sofreu alterações nas suas concepções estéticas, as quais foram importantes para a venda de seus produtos no mercado internacional.
1  1
não influenciaram a venda de produtos de artes considerados regionais, que continuaram a ser consumidos apenas localmente.
2  2
tiveram repercussão nas cidades mais desenvolvidas da Europa Ocidental, deixando o mercado da arte sul-americana totalmente marginalizado.
3  3
agilizaram as trocas comerciais no mundo da arte, trazendo novidades para a produção dos artistas contemporâneos.
4  4
foram insignificantes para o mercado internacional, ficando restritas ao mercado de venda de quadros dos pintores modernistas.
RESPOSTA: VFFVF


01. (UPE-2006) As sociedades da Antiguidade Oriental tiveram práticas sociais com influências marcantes das religiões e inventaram outras formas de conhecer o mundo. Na Mesopotâmia ocorreu/ocorreram:

a)    O predomínio de castas sacerdotais poderosas, mas que criticavam o poder existente e combatiam as superstições.
b)    Expressões artísticas pouco originais, direcionadas só para admiração dos deuses e das forças da natureza.
c)    O uso da escrita cuneiforme,, a descoberta do uso da raiz quadrada e a crença na ação de espíritos malignos causadores de doenças.
d)    A crença em deuses antropomórficos,, oniscientes e eternos que não eram adorados em templos.
e)    Uma arte direcionada para consagração dos feitos militares e não preocupada com a construção de uma arquitetura grandiosa.
RESPOSTA: C


02. (UPE-2006) Não há como negar as contribuições dos gregos nas diversas dimensões da cultura ocidental. Com ralação à religião e a sua importância na sociedade grega, pode-se afirmar que essa religião:

a)    Desprezava os cultos mais complexos,, negando sua importância para viver uma vida mais feliz.
b)    Criou mitos importantes para explicar a existência dos fenômenos naturais e as angústias humanas.
c)    Acreditava em deuses vingativos que desprezavam as questões da justiça e da verdade.
d)    Era politeísta e antropomórfica, baseando-se nos ensinamentos das religiões mesopotâmica e persa.
e)    Não tinha crenças originais, sendo a religião comandada pelos adivinhos, e os deuses não tinham significados para o cotidiano.
RESPOSTA: B

03. (UPE-2006) Os impérios da Antigüidade conseguiram dominar extensas áreas territoriais com força militar e negociações políticas. A grandeza dos romanos é sempre ressaltada, quando se refere ao domínio de outros povos. Os romanos:

a)    Construíram um império baseado apenas na sua expressiva força militar, decorrente de um numeroso e combativo exército.
b)    Dominaram toda península Ibérica, não conseguindo derrotar povos de outras regiões da Europa.
c)    Conseguiram construir uma complexa administração para manter seu império, com feitos administrativos seguidos pela cultura ocidental.
d)    Fracassaram na tentativa de dominar os gregos que resistiram nas lutas realizadas no mar Mediterrâneo.
e)    Não se preocuparam com a cultura dos outros povos, mantendo sua identidade cultural e religiosa, basicamente ocidental.
RESPOSTA: C

04. (UPE-2006) A Igreja dominou muitas das manifestações medievais. Seu poder ia além da religião, salientando-se também sua riqueza econômica. No entanto, existiram resistências e críticas aos exageros do poder católico. A ordem dominicana, fundada no século XIII.

a)    Incorporou muito dos ensinamentos das heresias existentes, revolucionando o catolicismo.
b)    Destacou-se pelos seus combates aos pagãos e pela sua atuação nas universidades da época.
c)    Seguiu o caminho aberto pelos franciscanos, criticando a vida dos papas medievais, cercada de luxo e poder.
d)    Aceitou as heresias da época, estimulando o desenvolvimento intelectual da Idade Média.
e)    Foi fundada para fazer oposição à ordem franciscana,, que liderava a Igreja da época com seus ensinamentos.
RESPOSTA: B

05. (UPE-2006) Muitas vezes, dá-se um destaque exagerado às guerras comandadas pelos árabes nos tempos medievais, enquanto as suas contribuições culturais permanecem como exemplos da riqueza de seus feitos. Além disso, as suas atividades comerciais dão mostras do dinamismo dos árabes, pois:

a)    Conseguiram dominar o comércio medieval, trazendo mercadorias do Oriente para Europa Central, em grande quantidade.
b)    Utilizaram muitos instrumentos comerciais como cartas de crédito e companhias de ações para facilitar os negócios.
c)    Centralizaram suas atividades em corporações estatais bastante produtivas, com manufaturas articuladas com a exportação comercial.
d)    Desenvolveram rotas comerciais no Oceano Pacífico, por onde exportavam seda e pólvora para as cidades da Ásia.
e)    Tiveram boas relações com as cidades francesas e italianas durante os séculos finais da Idade Média, vendendo-lhes especiarias do Oriente.
RESPOSTA: B

06. (UPE-2006) Há tempos históricos marcados por renovações culturais significativas. O Renascimento é um momento destacado da cultura ocidental. A contribuição do polonês Nicolau Copérnico para o conhecimento da época:

a)    Baseou-se nas descobertas de Aristarco e Ptolomeu, não contrariando os dogmas do catolicismo.
b)    Negou o geocentrismo, seguindo ensinamentos já colocados por Nicolau de Cusa, no século XV.
c)    Foi escrever compêndios de filosofia que negavam o cristianismo e a existência do geocentrismo.
d)    Foi conseguir, com o heliocentrismo, mudar as concepções da Igreja Católica da época.
e)    Foi originar as suas descobertas, mas terminou sendo condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição.
RESPOSTA: B

09. (UPE-2006) A Revolução Industrial foi um grande triunfo econômico da burguesia inglesa. Ela não significou, contudo, melhores condições de vida para todos. Com relação ao cotidiano dos operários ingleses, no início da Revolução Industrial, pode-se afirmar que:

a)    Houve um crescimento planejado das cidades industriais, favorecendo à melhoria das condições de moradia, sem alterar as exaustivas jornadas de trabalho.
b)    Alguns escritores ingleses denunciaram a situação de pobreza da maior parte da população, criticando os efeitos da Revolução.
c)    Não houve mudanças marcantes na tecnologia utilizada, destacando-se apenas o aumento na jornada de trabalho.
d)    Foram construídas vilas operárias com boas condições de higiene, embora os operários optassem por morar longe das fábricas e das cidades.
e)    Aconteceu uma expansão imediata da industrialização, favorecendo as populações francesa e alemã com a chegada de novas fontes de produção.
RESPOSTA: B

12. (UPE-2006) O sistema totalitário fechou espaços políticos e trouxe práticas autoritárias nas primeiras décadas do século XX. Com relação aos sistemas totalitários e centralizadores existentes na América Latina, pode-se destacar que:

0  0
Tiveram as características do fascismo italiano, com um excessivo culto ao militarismo e um exagerado preconceito racial contra os judeus.
1  1
Não conseguiram êxito, devido à reação das forças populares e sindicais, que exigiam liberdade para expressar seus projetos políticos.
2  2
Consagraram o anti-semitismo dos nazistas, sobretudo no México e na Argentina, imitando os comícios de Hitler e o seu nacionalismo militarista.
3  3
Não tiveram influência na política brasileira da época de Vargas, na qual prevaleceu o populismo, um sistema autoritário de poder.
4  4
Não registraram manifestações corporativistas na política latino-americana, apenas ditaduras políticas no Brasil e na Bolívia.
RESPOSTA: FFFFF

13. (UPE-2006) Nas primeiras décadas do século XX, as manifestações culturais renovaram as práticas artísticas, buscando novas formas de pensar a estética. São expressões importantes da arte, nessa época, na Europa:

0  0
A música romântica de grande aceitação popular, sobretudo a obra de Chopin e de compositores russos.
1  1
As inovações estéticas de Picasso, com ousadia e repercussão nas suas propostas para se pensar outras formas de representação de vida.
2  2
As mudanças na forma de escrever romances e poemas, tendo como exemplos as obras dos surrealistas de James Joyce e de Marcel Proust.
3  3
O trabalho revolucionário dos impressionistas ingleses, com a preocupação em retratar cenas do cotidiano dos grupos mais populares.
4  4
As obras literárias de Kafka, escritor que impressionou pelo estilo e pela temática dos seus livros
RESPOSTA: FVVFV

14. (UPE-2006) As duas grandes guerras mundiais do século XX mostraram o uso da técnica em favor da violência e do poder político das grandes potências. Com o fim das grandes guerras, ocorreu/ocorreram:

0  0
Um longo período de paz, conduzido pela orientação política da Organização das Nações Unidas, com o fim das disputas militares.
1  1
Novas tensões políticas, com disputas entre norte-americanos e soviéticos que amedrontaram os defensores da paz.
2  2
Guerras mais localizadas, com disputas violentas e uso de novas técnicas e equipamentos militares.
3  3
A supremacia destacada dos Estados Unidos, inibindo outras potências, inclusive a poderosa União Soviética.
4  4
Uma grande campanha política européia contra as guerras lideradas pelos governos da França e da Alemanha, com a ajuda dos partidos políticos liberais.
RESPOSTA: FVVFF

VESTIBULARES 2006


13. (Covest-2007) A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:

a)    defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania.
b)    construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
c)    criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
d)    ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia.
e)    formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão.
RESPOSTA: C

14. (Covest-2007) O Renascimento trouxe mudanças nas concepções de mundo dos tempos modernos, embora mantivesse um diálogo histórico com a cultura clássica e seus valores. A sua forma de ver o mundo está presente em obras literárias, como as de Rabelais, Cervantes, Camões e tantos outros. Com efeito, a literatura renascentista:

a)    consagrou princípios éticos do cristianismo medieval, criticando valores da sociedade burguesa que se formava.
b)    foi importante para a formação das línguas nacionais na Europa, afirmando uma renovação na forma de se escrever e contar as histórias.
c)    baseou-se na literatura romana, ao afirmar a importância dos mitos para o imaginário social de cada época.
d)    consolidou a admiração da sociedade moderna pela tragédia, desprezando outras formas literárias importantes.
e)    manteve a estrutura narrativa dos tempos medievais, apesar de seu acentuado antropocentrismo.
RESPOSTA: B

17. (Covest-2007) O estilo barroco . que nos séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens, Caravaggio, entre outros . pode ser considerado como:

a) expressão do respeito aos princípios da arte clássica greco-romana.
b) imitação dos pintores renascentistas florentinos.
c) reflexo das concepções estéticas do Antigo Oriente.
d) consagração do racionalismo cartesianismo na arte.
e) resultado de uma arte que desafiava os padrões clássicos.
RESPOSTA: E

19. (Covest-2007) Durante todo o século XX, o mundo ocidental conviveu com muitas turbulências políticas, que ameaçaram seus ideais democráticos e a prevalência da justiça social. Entre essas crises políticas, os sistemas totalitários se destacaram, pois:

a)    destruíram os governos socialistas, criando regimes militaristas que radicalizaram as práticas capitalistas e colonialistas.
b)    reconstruíram os ideais monárquicos do antigo regime europeu, defendendo a centralização política e a rigidez da hierarquia social.
c)    foram expressivos politicamente, nas nações onde havia forte tradição democrática e tinham um passado político nacionalista.
d)    combateram as liberdades democráticas, usando da violência e do corporativismo para silenciar os adversários.
e)    mostraram a fragilidade da democracia ocidental, praticamente desaparecida da vida política, na primeira metade do século XX.
RESPOSTA: D

22. (Covest-2007) O mundo da globalização se fortalece com as novas descobertas tecnológicas e o crescimento das redes de comunicação. O exemplo da realização da última Copa do Mundo de Futebol, na Alemanha, nos mostra que:

a)    a globalização é inevitável; portanto, não há possibilidades de se tentar outros tipos de relações sociais fora da massificação generalizada.
b)    a sociedade do espetáculo tornou-se um grande valor contemporâneo, incentivada pelos interesses econômicos do mercado internacional.
c)    a falta de utopias políticas esvaziou as possibilidades de mudanças sociais e gerou um conformismo total.
d)    o capitalismo é a grande força econômica do Ocidente e ainda não conseguiu adesões expressivas no Oriente.
e)    o perigo dos conflitos mundiais desaparece, numa sociedade apenas preocupada com a diversão e o espetáculo.
RESPOSTA: B

01. O ofício de historiador tem uma complexidade que ultrapassa a necessidade de reunir e organizar documentos, pois há concepções teóricas fundamentais para se entender as ações humanas. A concepção marxista da história, por exemplo, defende que:

0  0
A sociedade existe em função das relações de trabalho comunitário, sendo o modo de produção capitalista opressivo e contraditório.
1  1
As relações humanas são determinadas por interesses econômicos, não havendo possibilidade de se escapar do seu domínio nem da sua exploração.
2  2
As desigualdades sociais podem ser superadas pela ação política coletiva, em busca do socialismo e de um mundo sem exploração econômica.
3  3
A sociedade capitalista é marcada pela desigualdade, devido à natureza egoísta e não histórica do mundo burguês.
4  4
O comunismo significa o fim da sociedade de classes e a extinção da propriedade privada dos meios de produção.
RESPOSTA: FFVFV

02. Na Antigüidade, a busca pela superação das dificuldades naturais acontece ao mesmo tempo em que são criadas manifestações culturais que visam simbolizar o conteúdo dessa luta. Nas manifestações artísticas dessa época, pode-se constatar:

0  0
A predominância de obras arquitetônicas religiosas, marcadas pela grandiosidade.
1  1
De uma maneira geral, a inexistência de trabalhos de pintura, destacando-se apenas algumas obras religiosas no Egito.
2  2
A expressiva presença das construções da arquitetura grega, que buscavam a harmonia e o equilíbrio.
3  3
A originalidade da arte romana, expressa em suas esculturas majestosas e seus palácios monumentais.
4  4
A ausência de construções relacionadas com aspectos não-religiosos.
RESPOSTA: VFVFF

04. Giordano Bruno, Galileu Galilei e Kepler continuaram os estudos iniciados por Nicolau Copérnico, tão revolucionários e fundamentais para a ciência moderna. Galileu (1564-1642), por exemplo:

0  0
Tinha profundo conhecimento de Matemática, mas não se interessava pela astronomia.
1  1
Utilizou-se do telescópio para consolidar hipóteses de pesquisa desenvolvidas por Copérnico.
2  2
Foi condenado à morte pelo Tribunal da Inquisição por ser considerado herege.
3  3
Rompeu com as tradições filosóficas aristotélicas, modernizando o pensamento ocidental.
4  4
Junto com Kepler, firmou-se na Universidade de Pisa como um dos professores mais representativos.
RESPOSTA: FVFVF

05. A chamada Revolução Americana libertou os Estados Unidos da dominação britânica, contribuindo para a afirmação das idéias liberais. Na primeira Constituição norte-americana:

0  0
Prevaleceu o radicalismo dos revolucionários adeptos de Rousseau.
1  1
Criou a base jurídica para a afirmação política e territorial da sociedade norte-americana e sua posterior expansão.
2  2
Foi concedido o direito de voto, embora ainda restrito aos grandes proprietários de terra.
3  3
Houve recuo diante dos ideais mais amplos e mais democráticos, prevalecendo interesses mais conservadores.
4  4
Firmaram-se leis que conferiram a cidadania para todos os nascidos nas ex-colônias inglesas.
RESPOSTA: FVFVF

08. As mudanças nas concepções de mundo trouxeram perspectivas estéticas diferentes que fundamentaram as vanguardas modernistas. O Impressionismo foi importante na construção dessas concepções estéticas, pois:

0  0
Fortaleceu as tradições vindas da cultura clássica.
1  1
Incentivou a autonomia criativa do artista.
2  2
Contou, já no seu início, com um mercado de arte receptivo e economicamente favorável.
3  3
Tinha a participação de artistas defensores de uma representação geométrica do mundo.
4  4
Contribuiu com uma nova técnica para se trabalhar as formas e as cores.
RESPOSTA: FVFFV

12. No mundo atual, os conflitos políticos continuam ameaçando as possibilidades de existência de relações internacionais pacíficas. Além das questões políticas, há conflitos relacionados com:

0  0
Diferenças étnicas, que retomam muitas vezes disputas seculares.
1  1
Interesses econômicos e, por vezes, ambições imperialistas.
2  2
Questões ideológicas, que levam a projetos sociais incompatíveis.
3  3
Projetos de globalização, na busca da expansão do mercado.
4  4
Divergências religiosas, que têm provocado as guerras santas.
RESPOSTA: VVVVV

13. No século XX, os projetos de modernização foram importantes para modificar muitas práticas da sociedade brasileira, inclusive o ritmo do seu cotidiano, com a introdução de hábitos suscitados pelas invenções tecnológicas. A modernização:

0  0
Desfaz costumes enraizados, trazendo mudanças na forma de se conviver com o tempo e o espaço.
1  1
Tem atrelado o Brasil às diretrizes da economia internacional, criando dificuldades para sua autonomia política.
2  2
Repercute nas manifestações culturais, apesar da resistência de intelectuais nacionalistas.
3  3
Influencia o cotidiano da população, com o uso de equipamentos tecnológicos sofisticados.
4  4
Cria maiores vínculos com a globalização, aproximando a sociedade brasileira de modelos sociais europeus e norte-americanos.
RESPOSTA: VVVVV

15. As revoluções socialistas se fizeram presentes na contemporaneidade em busca de soluções para as desigualdades sociais. As diferenças entre os projetos políticos e as praticas de poder contribuíram, contudo, para a crise do socialismo no mundo atual. Na China:

0  0
Com o fim da desigualdade social, foram consolidados os princípios socialistas.
1  1
Houve mudanças nas formas de administrar a economia, aproximando-a do capitalismo.
2  2
Alterou-se a estrutura política autoritária, graças ao enfraquecimento do Partido Comunista.
3  3
Incentivou-se, no atual governo, uma revolução cultural que retomou antigas tradições culturais.
4  4
Se fortaleceu a produção econômica, com a expansão dos seus negócios no mercado internacional.
RESPOSTA: FVFFV


01. (UPE-2007) Através da cultura, a sociedade humana constrói seu conhecimento sobre a natureza e procura decifrar os mistérios do universo. A produção cultural foi um dos destaques da Grécia na Antigüidade. Na época, o teatro grego

a)    conseguiu sintetizar as preocupações religiosas da sociedade, criticando as concepções mitológicas dominantes.
b)    teve suas encenações ao ar livre bastante admiradas, com atores do sexo masculino, usando máscaras nas representações.
c)     divertiu o povo com suas comédias cheias de ironia filosófica, evitando a representação de temas sobre as angústias humanas.
d)    representou a vida confusa dos deuses gregos, contribuindo para esvaziar o poder dos mitos e da aristocracia.
e)    foi a expressão das preocupações filosóficas do seu povo, divulgando uma ética democrática sem ligações com a religião.
RESPOSTA: B

02. (UPE-2007) O crescimento da dominação romana exigiu organização de instituições para controlar a diversidade cultural existente. Na religião, a convivência com outros povos trouxe novas concepções de mundo para os romanos. O surgimento do Cristianismo foi importante, porque

a)    fortaleceu antigos rituais religiosos que estavam em decadência, devido à falta de espiritualidade dos sacerdotes romanos.
b)    defendeu princípios éticos, em que destacavam o amor ao próximo e a luta contra a desigualdade social.
c)    se tornou imediatamente a religião oficial dos romanos, consagrando tradições seculares vindas do Oriente Próximo.
d)    abalou tradições da sociedade romana e suas instituições políticas, porém não apresentou renovação na moral da sociedade.
e)    evitou a crise do império, fortalecendo suas relações sociais com uma ética social baseada na solidariedade.
RESPOSTA: B

03. (UPE-2007) Leia as afirmativas abaixo acerca da análise histórica sobre a Idade Média.

I.             A descentralização política marcou o período medieval, impedindo a existência de monarquias e reforçando o poder da nobreza.
II.           Na Idade Média, o fim das atividades comerciais trouxe o declínio das cidades que praticamente desapareceram da vida social européia.
III.         As corporações de ofício dinamizaram as atividades econômicas medievais com seu combate ao justo preço.
IV.          As teorias de Tomás de Aquino foram importantes para renovação religiosa e suas relações com a filosofia de Aristóteles.
V.            A cultura muçulmana trouxe contribuições para o Ocidente, com suas descobertas em vários campos do saber.

Estão corretas apenas as afirmativas
a) IV e V.           b) III e IV.           c) II e III.           d) I e III.            e) II e V.
RESPOSTA: A



04. (UPE-2007) O Renascimento conseguiu renovar as concepções estéticas nos vários campos da produção cultural. Na pintura

a)    o uso da perspectiva trouxe novas possibilidades para o artista construir suas representações sobre mundo.
b)    deu continuidade aos princípios das artes oriental e clássica, em que houve destaque para as manifestações nas artes plásticas.
c)    teve nas obras de Brunelleschi e Leonardo da Vinci sua grande expressão pelo uso de cores claras e temas religiosos.
d)    consagrou a mitologia grega com seus quadros sombrios, reveladores dos limites da vida humana e das angústias existenciais.
e)    houve grande autonomia estética e profissional dos artistas com a formação de um mercado para venda das suas obras na Europa.
RESPOSTA: A

05. (UPE-2007) O poder da Igreja Católica sofreu abalos na sua base com a Reforma liderada por Calvino e Lutero. Com relação às mudanças das práticas religiosas da época, a Reforma

a)    reforçou a intervenção dos sacerdotes nos rituais, evitando crítica à sua autoridade como representantes de Deus.
b)    incentivou a leitura da Bíblia em latim, nos templos religiosos, conduzida pelas lideranças clericais mais atuantes.
c)    acabou com a existência da confissão privada, cabendo a cada um fazer seu exame de consciência sobre os pecados cometidos.
d)    fortaleceu a hierarquia clerical, criando mais espaços para estreitar as relações entre os governos da época e a religião.
e)    retomou princípios defendidos por Tomás de Aquino, enfatizando a autonomia de cada um para se salvar dos seus pecados.
RESPOSTA: C

09. (UPE-2007) No início da modernidade, as mudanças no pensamento econômico contribuíram para reforçar o crescimento da burguesia e seus projetos de dominar politicamente a sociedade. As idéias dos economistas clássicos, dentre eles Adam Smith, defendiam a(o)

a)    centralização econômica, com incentivo ao comércio e à importação de mercadorias das colônias européias.
b)    fim das práticas econômicas mercantilistas, considerando a divisão do trabalho como importante prática para a expansão econômica.
c)    expansão das fronteiras agrícolas, com a produção voltada para o fortalecimento do mercado interno.
d)    presença do Estado no controle das atividades agrícolas, incentivando o aumento da mão-de-obra assalariada.
e)    regulamentação da economia, fazendo da presença do Estado a base de sustentação da produção de riquezas.
RESPOSTA: B

11. (UPE-2007) O crescimento da produção industrial favoreceu à burguesia européia, embora aumentando a concentração de riquezas e as injustiças sociais. Surgiram muitas idéias contra o capitalismo, dentre elas as defendidas por Karl Marx, ainda hoje presentes nas discussões políticas. O marxismo

a)    defendeu o fim do capitalismo com a imediata instauração de uma sociedade socialista, sem classes sociais.
b)    influenciou muito pouco os movimentos contra as desigualdades sociais, sobretudo nos países da Europa mais industrializados.
c)    combateu o capitalismo, mas não negou a sua importância histórica para mudanças econômicas e renovação social.
d)    foi uma concepção de mundo original e revolucionária, deslocada historicamente devido aos seus princípios utópicos.
e)    permaneceu politicamente importante só até a metade do século XX, sendo a base dos movimentos favoráveis à descolonização dos países asiáticos.
RESPOSTA: C

14. (UPE-2007) O capitalismo expandiu-se sem conseguir construir uma sociedade equilibrada e justa. A grande crise de 1929 mostrou as dificuldades trazidas pelo capitalismo,

0  0
atingindo os Estados Unidos, provocando desemprego e várias rebeliões sociais nas cidades mais populosas.
1  1
causando desmantelamento da economia internacional com repercussões no sistema financeiro.
2  2
mobilizando as elites políticas européias com a finalidade de organizar uma política econômica antiliberal e socialista.
3  3
forçando a adoção de medidas econômicas, para controlar o preço das mercadorias e estimular o surgimento de novos empregos.
4  4
aumentando as tensões sociais existentes e as insatisfações políticas com os princípios do liberalismo.
RESPOSTA: VVFVV


VESTIBULARES 2008

13. (Covest-2008) As culturas ocidentais e orientais são invenções humanas que respondem, historicamente, a suas questões e a seus desejos. As religiões, desde os primeiros tempos da cultura, são nesse sentido:

a)    lugares onde a imaginação não tem espaço, mas, sim, a crença e a fé, em entidades consideradas superiores.
b)    formas de compreender o que acontece na trajetória histórica da humanidade, afirmando muitos dos seus medos.
c)    criações humanas, independentes das relações sociais, sem ligações com o poder político existente.
d)    espaços de construção de idéias importantes, onde a razão não possui nenhum significado histórico.
e)    instituições sociais sem significado para a organização econômica da sociedade, ligadas apenas à fé em deuses.
RESPOSTA: B

14. (Covest-2008) O crescimento do Império Romano contribuiu para aumentar suas dificuldades administrativas. O Direito teve uma importância fundamental na superação dessas dificuldades. Na história do Ocidente, o Direito Romano:

a)    foi totalmente superado pelos ensinamentos trazidos pelos mestres bizantinos da Idade Média.
b)    mantém um lugar de destaque nos estudos das normas sociais existentes na Antigüidade.
c)    teve uma importância limitada ao mundo europeu medieval, sendo esquecido pelos modernos.
d)    conseguiu firmar-se no mundo europeu, mas manteve-se desconhecido nas culturas orientais.
e)    está superado no mundo atual, não merecendo atenção dos estudos jurídicos contemporâneos.
RESPOSTA: B

16. (Covest-2008) O século XIX foi cenário de movimentos políticos que criticaram o capitalismo. Pensadores como Karl Marx defenderam alternativas políticas diferentes e formularam utopias. Sobre as idéias de Marx, podemos afirmar que elas:

a)    ressaltaram a necessidade política de fazer reformas no capitalismo, contudo, sem grandes radicalizações.
b)    restringiram-se ao mundo europeu e ao catolicismo da época, marcados pelo conservadorismo.
c)    denunciaram, de forma apaixonada, as injustiças sociais e políticas do capitalismo, sem construir utopias.
d)    sofreram influências de algumas idéias do liberalismo, embora construíssem outra concepção de mundo.
e)    fortaleceram a crítica à classe dominante, sem contudo oferecer alternativas políticas para mudar.
RESPOSTA: D

18. (Covest-2008) As artes, com suas vanguardas e seus desafios estéticos, ganharam espaço histórico no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:

a)    mantiveram as tradições culturais do Ocidente, reafirmando o valor da estética do classicismo.
b)    romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.
c)    foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da época, sendo exaltados pelas suas ousadias.
d)    conseguiram espaço imediato nos grandes museus, tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.
e)    renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.
RESPOSTA: B

20. (Covest-2008) No Oriente Médio, as disputas políticas existentes mostram o fortalecimento das crenças islâmicas nas últimas décadas. Uma análise histórica da trajetória do Islamismo nos afirma que essa religião:

a)    teve uma atuação pouco importante para a vida cultural do povo árabe na Idade Média, mas foi aceita pelos grupos mais tradicionais.
b)    representou uma crença ética e escatológica, fundada em profetas do bem, sem ter semelhanças com o cristianismo.
c)    contribuiu, com suas crenças monoteístas, para a construção da identidade política de todos os asiáticos.
d)    restringiu sua atuação aos países do Oriente Médio e da África, sem repercussões nos povos do Ocidente.
e)    justificou a participação de líderes religiosos na política, idéia que se mantém na contemporaneidade.
RESPOSTA: E

22. (Covest-2008) A história do trabalho e das suas relações é importante para se compreender a organização da sociedade na produção das riquezas. Na sociedade capitalista atual, podemos verificar:

a)    O predomínio do trabalho assalariado, na sua diversidade, e a valorização da mão-de-obra especializada, com boa formação técnica.
b)    a ausência de qualquer forma de trabalho escravo, apesar das desigualdades existentes e das injustiças sociais tão comuns.
c)    a competição entre os trabalhadores das indústrias e a ausência de maior competição no setor de serviços.
d)    o aumento das lutas sociais entre as classes, com o fortalecimento dos sindicatos mais tradicionais nas reivindicações trabalhistas.
e)    o fim do trabalho manual nas sociedades mais desenvolvidas, prevalecendo apenas o trabalho intelectual como atividade fundamental.
RESPOSTA: A

01. (Covest-2008) A História pode ser vista como uma grande aventura humana, onde há buscas e invenções incontáveis. A complexidade do ser humano exige do historiador:

0  0
uma análise exclusiva dos fatos econômicos para compreender a sua ousadia e capacidade de invenção no tempo.
1  1
um estudo mais relacionado com a interdisciplinaridade, com a comunicação entre os diversos saberes existentes.
2  2
um reforço constante do ideário da Escola Metódica, baseado na objetividade e na imparcialidade do conhecimento científico.
3  3
uma pesquisa estruturada na racionalidade das fontes escritas, sem relações com depoimentos orais ou subjetivos.
4  4
um saber específico sobre o tempo, afirmando a concepção positivista de Comte, linear e progressista, predominante no século XIX.
RESPOSTA: FVFFF

02. (Covest-2008) É profunda a relação da cultura greco-romana com o mundo ocidental moderno. A sua presença na época do Renascimento tem relações marcantes com obras de seus artistas e escritores, pois:

0  0
definia um lugar importante para o antropocentrismo.
1  1
defendia uma visão estética ligada ao equilíbrio.
2  2
Desacreditava no poder da razão e da verdade.
3  3
tinha ligações com os mitos e suas fantasias
4  4
negava a importância da ética para o social.
RESPOSTA: VVFVF

03. (Covest-2008) O predomínio do catolicismo foi significativo no mundo ocidental. Na Idade Média, teve um lugar de destaque na organização social. Nesse contexto, o pensamento católico teve apoio na releitura de filósofos como Aristóteles, que:

0  0
firmou os princípios básicos do que seria a ética cristã; princípios solidários, na época, à doutrina de santo Agostinho.
1  1
contribuiu para as formulações de Tomás de Aquino, repensando certos princípios existentes na época.
2  2
foi aceito sem problemas, pelo clero oficial da Igreja, como o grande pensador do mundo ocidental.
3  3
teve penetração nas idéias da época, sem deixar de causar polêmicas e ser criticado por alguns grupos.
4  4
trouxe contribuições para pensar a ética e a política; Platão também contribuiu, sobretudo, em relação à obra de santo Agostinho.
RESPOSTA: FVFVV

06. (Covest-2008) O liberalismo europeu rompeu com tradições políticas, abrindo espaço para a afirmação de outra forma de organizar a sociedade. De uma maneira geral, o ideário do liberalismo defende:

0  0
a presença do Estado nas ações econômicas de maneira centralizadora e autoritária.
1  1
a propriedade privada dos meios de produção, como base econômica para garantir a riqueza.
2  2
a existência de uma democracia plena, sem competição entre as pessoas, com seus direitos sociais garantidos.
3  3
o fim da luta de classes, com a criação de uma sociedade do bem-estar social, marcada pelo consumo de mercadorias.
4  4
a centralização administrativa com partidos fortes, consolidando o nacionalismo econômico e evitando as disputas políticas.
RESPOSTA: FVFFF

08. (Covest-2008) O Romantismo trouxe críticas à sociedade capitalista, colocando questões sobre a felicidade e o apego aos bens materiais. Na sua visão de mundo, marcada pela diversidade de pensadores, criticou o Iluminismo e defendeu:

0  0
com equilíbrio, a liberdade individual, exaltando os ensinamentos do racionalismo grego.
1  1
a possibilidade de viver a emoção, procurando se libertar das censuras feitas pelas regras sociais mais rígidas.
2  2
em muitos dos seus aspectos, as teorias vindas de Rousseau, um dos iniciadores do Romantismo.
3  3
a liberdade para viver as paixões e emoções humanas e concedeu importância à capacidade de imaginação.
4  4
o respeito a todos os limites da sociedade tradicional, para recuperar a liberdade, primeira fundadora do social.
RESPOSTA: FVVVF

10. (Covest-2008) Apesar das modernizações na sociedade brasileira do século XIX, o escravismo continuou gerando preconceitos, mesmo depois da Abolição. Tais preconceitos:

0  0
Dificultaram o fim das desigualdades sociais e culturais.
1  1
Estimularam a formação de movimentos de resistência negra.
2  2
ficaram limitados aos aspectos econômicos do trabalho manual.
3  3
Permaneceram sem alterações nas áreas dos latifúndios agrícolas.
4  4
Dificultaram a democratização das relações políticas no Brasil.
RESPOSTA: VVFFV

11. (Covest-2008) A Europa sofreu com as experiências totalitárias que marcaram o século XX. De fato, as experiências totalitárias na Europa:

0  0
atingiram com sucesso alguns países católicos tradicionais.
1  1
utilizaram-se da propaganda política e da violência policial.
2  2
ficaram restritas ao nazismo alemão e ao fascismo italiano.
3  3
Conseguiram apoio de camadas populares significativas.
4  4
Enfraqueceram os ideais democráticos e provocaram grande pessimismo.
RESPOSTA: VVFVV

15. (Covest-2008) O conteúdo histórico da luta e das ações políticas ganha espaços diferentes nas últimas décadas do mundo contemporâneo. Nessas lutas e disputas, inclusive as internacionais, o envolvimento dos Estados Unidos da América:

0  0
continua sendo importante, pois defende os valores capitalistas desse país.
1  1
mudou bastante, pois essa nação se afastou definitivamente dos países europeus.
2  2
manteve-se significativo apenas nos conflitos com países asiáticos.
3  3
trouxe perspectivas de paz, sobretudo com a influência diplomática dos últimos governos.
4  4
preocupou-se em assegurar, perante o mundo, a dominação econômica e política do país.
RESPOSTA: VFFFV

16. (Covest-2008) A inquietude cultural e política não morreu, embora muito se fale historicamente no fim das utopias. Analisando os acontecimentos e as lutas da segunda metade do século XX, veremos que:

0  0
surgiram rebeldias contra a sociedade conservadora, com destaque para os acontecimentos de 1968.
1  1
cresceram os partidos socialistas e assumiram governos importantes, com propostas substancialmente democráticas.
2  2
fortaleceram-se as idéias contra a destruição da natureza, com maior empenho dos ecologistas.
3  3
houve um desenvolvimento econômico mais equilibrado, findando a desigualdade social e política.
4  4
fragilizou-se parte da política autoritária na América Latina, com a queda de muitas ditaduras militares.
RESPOSTA: VFVFV

01. (UPE-2008) A História é um saber que busca interpretar os feitos humanos nos mais diversos períodos. Há vários caminhos para a construção da pesquisa histórica que mudam de acordo com as correntes. Nesse sentido, a chamada Escola Metódica:

a)    enfatizou a existência de uma verdade histórica, baseada em documentos escritos e na subjetividade do narrador.
b)    destacou a importância do depoimento oral e da prioridade dos estudos com base na cultura de cada sociedade.
c)    recebeu forte influência das questões científicas da sua época, buscando a construção de um conhecimento objetivo.
d)    sofreu influências do movimento romântico, ressaltando a imaginação de cada pesquisador.
e)    procurou seguir os caminhos do positivismo de Comte, pesquisando as guerras e as intrigas entre as nações.
RESPOSTA: C

02. (UPE-2008) Os muçulmanos expandiram sua cultura na Idade Média e receberam influência importante do Cristianismo na sua religião, mostrando que havia trocas culturais na Idade Média, em vários campos do conhecimento. Além disso, na sua Filosofia, os muçulmanos

a)    reproduziram as reflexões dos gregos pré-socráticos sem originalidade
b)    conseguiram reunir importantes ensinamentos de Aristóteles.
c)    definiram princípios revolucionários na ética, baseados nos sofistas.
d)    negaram a importância do neoplatonismo para a ciência.
e)    combateram a razão, sempre destacando o poder da fé.
RESPOSTA: B


03. (UPE-2008) As lutas decorrentes das Cruzadas mostraram não somente o fanatismo religioso mas também afirmaram a importância de interesses econômicos. As Cruzadas economicamente

a)    fortaleceram o poder de Constantinopla, enfraquecendo o comércio europeu durante a Idade Média.
b)    mantiveram as mesmas rotas comerciais do Império Romano, gerando prejuízos para os comerciantes.
c)    acabaram com o comércio nas grandes cidades européias, fortalecendo o feudalismo.
d)    diminuíram bastante o prestígio comercial de Constantinopla, fortalecendo o comércio no Mediterrâneo.
e)    consolidaram o poder da burguesia francesa, interessada em derrotar os comerciantes italianos.
RESPOSTA: D


04. (UPE-2008) O absolutismo marcou politicamente uma época, contribuindo, inclusive, para o avanço econômico da burguesia. Um dos seus grandes teóricos, Thomas Hobbes, defendia

a)    as mesmas idéias de Maquiavel, fazendo da descentralização política o grande eixo do seu pensamento.
b)    a importância da autoridade para articular a sociedade, negando que o homem fosse um animal social por natureza.
c)    o pensamento aristotélico numa perspectiva republicana, combatendo a democracia liberal.
d)    a liberdade como valor máximo do ser humano, inegociável em qualquer circunstância.
e)    a centralização política nas mãos do rei e a existência de um Parlamento ativo e decidido.
RESPOSTA: B

07. O Mercantilismo serviu de base para a exploração econômica das colônias e a expansão da dominação européia. O Mercantilismo defendia a

a)    livre exportação de produtos, evitando taxações.
b)    mesma lógica econômica do feudalismo francês.
c)    exploração agrícola, apenas, nas colônias da América.
d)    prevalência das exportações sobre as importações.
e)    existência de uma ágil descentralização econômica.
RESPOSTA: D

09. A globalização da economia retomou muitos aspectos de importância do liberalismo econômico. Um dos seus teóricos mais famosos, Adam Smith, foi precedido nas suas reflexões pelos economistas fisiocratas que

a) mantiveram os princípios básicos do mercantilismo colonialista.
b) destacaram a agricultura como principal atividade econômica.
c) ressaltaram a importância da escravidão para economia mundial.
d) consolidaram as teorias absolutistas de Hobbes sobre o Estado.
e) negaram a importância do Estado, defendendo o anarquismo político.
RESPOSTA: B

11. Sobre as ações do neocolonialismo na Ásia, leia as afirmativas abaixo.

I.             A conquista da Índia era pretensão dos ingleses que já haviam instalado a Companhia das Índias Orientais no século XVI.
II.           A presença britânica não estimulou preconceitos raciais na Índia, fortalecendo a divulgação do liberalismo.
III.         O Japão conseguiu evitar, durante muito tempo, a entrada de costumes ocidentais na sua cultura.
IV.          A restauração Meiji trouxe mudanças na cultura japonesa, pois houve grande intercâmbio com o Ocidente.
V.            O neocolonialismo, apesar das violências, foi muito benéfico para os asiáticos, evitando seu atraso cultural e econômico.

Estão corretas apenas as afirmativas
a) I, III e IV.
b) III, IV e V.
c) I, II e III.
d) II, III e V.
e) I, III e V.
RESPOSTA: A

16. O mundo contemporâneo se constrói dialogando com o passado e tentando superar dificuldades existentes, sem desprezar tempos históricos significativos politicamente. Nesse diálogo, não podemos esquecer a experiência democrática vivida em Atenas, na Antiguidade, que

0  0
abriu espaços históricos, para se pensar a política de forma diferente, fugindo dos modelos mais tradicionais.
1  1
obteve êxito indiscutível, ampliando a cidadania e ajudando na emancipação da maior parte da população.
2  2
repercutiu na história da sociedade ocidental, influenciando o pensamento político e os governos nacionais.
3  3
consolidou a cidadania dos gregos e das gregas, com mais de 18 anos, causando mudanças nas Assembléias Populares.
4  4
destruiu o poder da aristocracia local e facilitou o surgimento de mudanças culturais nos seus mais diversos campos.
RESPOSTA: VFVFF


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