HISTÓRIA GERAL
1. As concepções de
História: o Marxismo, a Escola do Annales e a Nova História.
2. Religião e poder na
Antigüidade Oriental.
3. A Antiguidade Clássica:
as contribuições das culturas grega e romana para a civilização ocidental.
4. A sociedade medieval:
as mudanças nas relações de poder e nos hábitos culturais; as culturas
bizantina e muçulmana.
5. O Renascimento, as
reformas religiosas do século XVII e a construção do mundo moderno.
6. A expansão
marítimo-comercial: colonização e confrontos culturais.
7. As concepções teóricas
sobre formação do Estado Moderno.
8. O Iluminismo e a
construção da modernidade; as Revoluções burguesas na Inglaterra e na França e
os novos hábitos culturais.
9. A independência das
colônias européias da América;
10. Os movimentos culturais
do século XIX e a construção dos novos saberes.
11. As utopias
revolucionárias e o marxismo.
12. A expansão do
capitalismo europeu na África e na Ásia.
13. A concorrência
imperialista e a questão da Guerra de 1914-18.
14. A revolução de 1917 na Rússia.
15. O modernismo nas artes
e a construção de novas representações culturais.
16. O totalitarismo e a
segunda Guerra Mundial.
17. A Descolonização na
África e na Ásia.
18. Conflitos e
contradições na 2ª metade do século XX: a globalização, as reformulações na
política e a sociedade de consumo.
QUESTÕES
DOS VESTIBULARES 2006 (COVEST E UPE)
25. (Covest-2006) Não se pode esquecer a luta de alguns povos da Antigüidade, para
construir seus vastos impérios. Contudo, esses povos também expressaram, na
arte, seus sonhos e desejos. Numa análise mais geral dessas manifestações,
podemos afirmar que:
a)
a escrita suméria expressava a
habilidade artística do seu povo, que era bastante envolvido com uma religião
liderada pelos escribas.
b)
os hebreus conseguiram construir uma
arte original, desarticulada das manifestações religiosas.
c)
os egípcios conseguiram realizar
revoluções na arte de pintar murais, mas não se preocuparam com a arquitetura
de seus templos religiosos.
d)
a arte assíria não merece destaque,
devido à preocupação excessiva do seu povo com a guerra e com o imperialismo.
e)
a grandiosidade da arte dos caldeus
manifesta-se com especial destaque nas suas obras arquitetônicas.
RESPOSTA: E
26. (Covest-2006) Os poemas homéricos são fontes históricas para
conhecer-se os primeiros tempos da cultura e da sociedade gregas. No chamado
período homérico:
a)
a sociedade grega tinha na religião sua
grande base de poder.
b)
os gregos conservaram formas de governo
sem intervenção da religião.
c)
essa sociedade viveu as primeiras
experiências democráticas.
d)
observa-se uma grande atuação dos
principais filósofos gregos.
e)
os gregos valorizaram o pacifismo e o
teatro épico de Aristófanes.
RESPOSTA: A
27. (Covest-2006) Na história política de Roma, durante os governos
monárquicos, os plebeus:
a)
Possuíam latifúndios, exercendo
influência sobre as relações políticas existentes na época.
b)
Não eram cidadãos romanos, mas tinham
poderes políticos destacados, inclusive, na escolha dos monarcas.
c)
Dominavam o núcleo central do poder,
obtendo vitórias nas eleições em face dos seus privilégios políticos.
d)
Gozavam de privilégios diferentes
daqueles concedidos aos patrícios, pois não eram vistos como descendentes dos
fundadores de Roma.
e)
Tornaram-se grandes proprietários de
terra e exportadores da produção agrícola de Roma para a Grécia.
RESPOSTA: D
28. (Covest-2006) Um estudo da economia bizantina no período
medieval:
a)
atesta um grande desnível social, com a
presença da servidão, de latifundiários aristocratas e de uma Igreja de grande
poder político.
b)
registra a falta de prestígio dos
comerciantes, que levavam uma vida urbana simples e sem ostentação.
c)
mostra uma atividade comercial pouco
desenvolvida e muito semelhante à do feudalismo europeu.
d)
revela a força dessa economia, em razão
das pequenas propriedades administradas com o apoio do poder estatal.
e)
evidencia a falta de apoio do Estado na
gestão dos negócios, devido à presença soberana da Igreja.
RESPOSTA: A
29. (Covest-2006) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a
existência das Cruzadas.
1)
As Cruzadas eram expedições organizadas
pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.
2)
As Cruzadas, expedições marcadas por
interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja
Católica.
3)
As Cruzadas não trouxeram contribuições
para a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram
o fanatismo religioso.
4)
A participação da população pobre nas
Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema
feudal.
5)
Os lucros dos nobres nas Cruzadas contribuíram
para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho assalariado.
Está(ão) correta(s):
a) 1, 2, 3, 4 e 5
b) 2 e 4 apenas
c) 5 apenas
d) 2 e 3 apenas
e) 1 apenas
RESPOSTA: B
30. (Covest-2006) O Renascimento contrariou diversas concepções
medievais. Nessa perspectiva crítica se destaca a obra de Erasmo de Roterdã,
que:
a)
aderia aos princípios de Calvino, favorecendo a
burguesia.
b)
negava a tendência natural do ser humano para a
bondade.
c)
abominava o catolicismo, aderindo às críticas do
reformismo luterano.
d)
se colocava contra a intolerância católica com
relação aos pagãos.
e)
simpatizava com as idéias de Lutero, consideradas
liberais e positivas.
RESPOSTA: D
31. (Covest-2006) As viagens que provocaram a expansão marítima
européia mudaram concepções culturais tradicionais e ampliaram as rotas
comerciais da época. A viagem feita por Cristóvão Colombo em 1492:
a)
fracassou nas suas intenções
econômicas, mas realizou o projeto inicial de fazer a circunavegação da Terra,
projeto de grande importância para a época.
b)
trouxe prejuízos para a Espanha, pois o
navegador não chegou a terras americanas, perdendo-se nas rotas do Oceano
Pacífico, devido aos erros cartográficos.
c)
foi patrocinada pelos reis de Portugal,
e por comerciantes italianos interessados na exploração de metais, abrindo
espaços para preparar outras expedições como a de Pedro Álvares Cabral.
d)
propiciou a descoberta da ilha de
Guanaani, onde Colombo estabeleceu contatos com os nativos da região, sem
maiores problemas, o que foi registrado em um diário.
e)
abriu caminho para o fortalecimento
econômico da Espanha, mas não teve repercussão na vida do navegador, que
permaneceu sempre anônimo durante toda a vida.
RESPOSTA: D
33. (Covest-2006) As idéias do Iluminismo foram importantes para a
divulgação de concepções de mundo que condenavam a escravidão e o feudalismo.
No Brasil, na época, movimentos políticos foram influenciados por estas idéias.
A Inconfidência Mineira, por exemplo, no século XVIII:
a)
fracassou nos seus planos e foi
fortemente reprimida pelas medidas tomadas por Portugal.
b)
teve a participação de escravos,
lembrando a estrutura da Revolta dos Alfaiates, que aconteceu na Bahia.
c)
foi uma rebelião de caráter popular que
envolveu intelectuais e ameaçou a dominação militar portuguesa na região das minas.
d)
não conseguiu seguir as idéias
liberais, devido à pouca participação de intelectuais entre as lideranças.
e)
defendeu, com clareza, o fim da
escravidão seguindo, de forma revolucionária, os ideais do liberalismo.
RESPOSTA: A
35. (Covest-2006) Os caminhos do capitalismo não eram tão sem
obstáculos como muitos dos liberais europeus pensavam. Havia oposições,
descontentamentos, condições de vida amplamente desfavoráveis. O movimento
revolucionário intitulado A Comuna de Paris representou um
momento de resistência ao projeto da burguesia francesa, pois:
a)
criou uma ampla rede de articulação com
forças estrangeiras socialistas e abalou as forças conservadoras da Europa.
b)
expressou idéias contrárias ao
capitalismo, mas não conseguiu adesão popular, restringindo-se apenas à
divulgação dos manifestos libertários.
c)
inspirado nas idéias socialistas de
Marx e Engels, teve uma longa atuação, ameaçando os governos liberais da
Europa.
d)
foi uma revolução marcada por uma forte
repressão do governo, defensor de idéias conservadoras.
e)
derrubou o imperador e colocou a classe
operária no poder por um longo período, divulgando idéias socialistas radicais.
RESPOSTA: D
36. (Covest-2006) O Modernismo causou diversas reações na cultura
européia do século XIX. Os pintores impressionistas que estiveram no centro das
polêmicas artísticas da época:
a)
não tiveram relação com o Modernismo
europeu, configurando-se como um movimento artístico, limitado ao academicismo
do século XIX.
b)
fizeram um sucesso imediato no mercado
de artes, abalando o Classicismo e consagrando pintores como Matisse e Gauguin.
c)
tiveram aceitação imediata devido ao
jogo de cores que utilizavam e ao fato de privilegiarem cenas da vida
cotidiana.
d)
conseguiram seguir as regras do
Classicismo, lembrando o equilíbrio das formas, tão comum na arte grega.
e)
valorizaram a subjetividade do artista
e o seu poder de interpretação e imaginação, o que se encontra em pintores como
Gauguin e Van Gogh.
RESPOSTA: E
37. (Covest-2006) Os conflitos políticos entre as nações, com uso de
tecnologias sofisticadas, foi marcante no século XX. O lançamento de bombas
atômicas nas cidades japonesas, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, continua
sendo lembrado como um marco de violência e barbárie a não ser repetido. Essa
guerra:
a)
consagrou a supremacia da Europa e da
sua força militar, diminuindo, assim, a hegemonia dos Estados Unidos no
contexto político internacional, e trazendo vantagens para nações mais pobres,
como o Brasil.
b)
alterou as relações de poder
internacionais, limitando a força das grandes potências, com a criação da
Organização das Nações Unidas, uma força eficaz na resolução dos conflitos.
c)
com seu término, provocou acordos entre
as grandes potências, que trouxeram a garantia de uma paz segura.
d)
foi provocada pelo imperialismo
nazista, ficando limitada a um conflito sem conteúdo político definido, mas com
choques de interesses econômicos.
e)
transformou a Europa num cenário de
disputas violentas, com o uso de uma tecnologia de guerra sofisticada e
experiências causadoras de muitas vítimas.
RESPOSTA: E
01. (Covest-2006) Os hebreus construíram uma
forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas
histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com
a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias,
Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:
0 0
|
ao período em que Moisés tinha
grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia
|
1 1
|
à época em que os hebreus estiveram
dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé.
|
2 2
|
ao período histórico em que a
religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião persa,
cultuando o deus Mazda.
|
3 3
|
ao crescimento do significado
político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem
seus impérios.
|
4 4
|
ao período em que Iavé tornou-se Deus
de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo ético importante.
|
RESPOSTA: FFFFV
02. (Covest-2006) A
Grécia conviveu com formas políticas de governo variadas que contribuíram para
debates significativos sobre a ética e a cidadania. A experiência política dos
gregos, no período governado por Péricles, em Atenas:
0 0
|
reforçou a monarquia eletiva, com a
ampliação da cidadania para os estrangeiros asiáticos, garantindo um sistema
democrático na escolha dos governantes.
|
1 1
|
promoveu a divisão da população da
Ática em dez tribos, contribuindo para o fortalecimento de práticas
democráticas, de acordo com as condições da época.
|
2 2
|
consolidou o poder da nobreza,
influenciando o surgimento da tirania e do ostracismo e excluindo os
estrangeiros da participação política.
|
3 3
|
trouxe uma maior consolidação da
democracia, com a existência de uma assembléia, onde votavam os cidadãos
Atenienses, revelando um grande interesse pelos debates políticos.
|
4 4
|
garantiu maior poder para os
cidadãos, transformando a Bulé no órgão mais importante do governo,
garantindo novos rumos para as relações políticas da época, em toda a Grécia,
e condenando o imperialismo dos persas.
|
RESPOSTA: FFFVF
03. (Covest-2006) A
Idade Média foi um período em que ocorreram também articulações políticas que
procuravam fortalecer certas monarquias nacionais existentes. Na França, logo
no início da Idade Média, houve tentativas de centralização política. Na análise
da monarquia francesa, no período dos Capetíngios, podemos destacar que:
0 0
|
houve fortalecimento da nobreza, na
época de Hugo Capeto, com uma política de esvaziamento dos interesses da
burguesia emergente.
|
1 1
|
os contactos entre o rei Felipe
Augusto e a burguesia foram significativos, favorecendo o fortalecimento do
exército.
|
2 2
|
o rei Felipe Augusto fracassou em
suas tentativas de conquistar a Normandia, sendo derrotado pelo exército de
João Sem Terra.
|
3 3
|
no reinado de Felipe Augusto IV, as
relações diplomáticas se tornaram tensas com a Igreja Católica, que ameaçou o
rei de excomunhão.
|
4 4
|
existiram tentativas de centralização
política, que ajudaram no fortalecimento de certos interesses da burguesia
emergente.
|
RESPOSTA: FVFVV
04. (Covest-2006) A
Igreja Católica construiu princípios importantes que garantiram sua dominação
religiosa e política durante a Idade Média. Um dos pensadores de grande
expressão na época foi Tomás de Aquino, que:
0 0
|
defendeu a centralização política e
religiosa, criticando o poder da razão e afirmando a superioridade da fé para
a salvação dos seres humanos.
|
1 1
|
se revelou influenciado pelo
pensamento de Aristóteles, revelando claras divergências com as teses
defendidas por santo Agostinho.
|
2 2
|
era favorável ao crescimento do
comércio e do lucro, defendendo a aceitação de princípios da burguesia
comercial.
|
3 3
|
se rebelou contra a centralização
exagerada da Igreja, estimulando o crescimento das liberdades religiosas e do
lucro nas atividades econômicas.
|
4 4
|
afirmou a superioridade da razão, do
livre arbítrio, sendo punido pela Igreja e pelos tribunais civis da época.
|
RESPOSTA: FVFFF
07. (Covest-2006) A
Revolução Francesa de 1789 produziu mudanças políticas que abalaram a Europa.
Era um sinal de que os ideais iluministas conquistaram muitos simpatizantes.
Nesse cenário, o período napoleônico foi marcado por guerras, mas também por
realizações que consolidaram o domínio burguês na França. Este é um período em
que:
0 0
|
as reformas administrativas
favoreceram a centralização da organização do Estado, atendendo, em grande
medida, aos interesses da burguesia.
|
1 1
|
a unificação das leis, através do
Código Civil de 1804, serviu para garantir o direito à propriedade privada.
|
2 2
|
os decretos napoleônicos ampliaram a
cidadania, inclusive aumentando os direitos políticos das mulheres.
|
3 3
|
a reforma educacional consagrou as
idéias de Rousseau, destacando o nacionalismo e a luta pela democracia
popular.
|
4 4
|
a fundação de escolas públicas
mostrou o interesse de divulgar ideais burgueses e de exaltar a figura de
Napoleão.
|
08. (Covest-2006) A
história é uma construção, surpreendente, que não cessa de apresentar
concepções diferentes de mundo. Na primeira metade do século XIX, o movimento
romântico foi de grande importância para se pensar as mudanças que estavam
ocorrendo em razão do fortalecimento da burguesia. Em suas análises, os
românticos:
0 0
|
negavam a importância da razão,
subestimando a força do individual e desprezando as conquistas da religião.
|
1 1
|
enfatizavam a fragilidade do
Iluminismo, criticando a emoção e a imaginação, conforme definidas nas obras
de Rousseau.
|
2 2
|
não se apegavam às tradições do
passado, considerando as religiões como vazias de conteúdo humanista.
|
3 3
|
destacavam o valor da liberdade de
criação, buscando muitas vezes, nas tradições do passado, suas referências.
|
4 4
|
admitiam o significado da
subjetividade para a arte, embora não costumassem admitir a importância da
sensibilidade humana.
|
RESPOSTA: FFFVF
13. (Covest-2006) A
época posterior à 2ª Guerra Mundial representou um período de conflitos
localizados, mas de significativa importância nas relações de poder
internacional. A Guerra do Vietnam, no sudeste asiático, representou:
0 0
|
um conflito que, após a vitória dos
EUA, consagrou o poder político deste país e dos seus aliados europeus contra
o comunismo.
|
1 1
|
uma falta de poder da Organização das
Nações Unidas para firmar a existência de um mundo sem conflitos
internacionais.
|
2 2
|
uma continuidade das disputas entre
norte-americanos e chineses, por territórios ricos em petróleo.
|
3 3
|
um marco autoritário do governo de
Richard Nixon, provocador da disputa no sudeste asiático.
|
4 4
|
o único conflito importante do século
XX, com vitória das forças vietnamitas e derrota dos Estados Unidos.
|
RESPOSTA: FVFFF
15. (Covest-2006) O desenvolvimento do
capitalismo atingiu um momento de grande mudança na produção de mercadorias
durante o século XX. Houve descobertas científicas importantes que modificaram
comportamentos e hábitos de vida. Ao mesmo tempo, transformações ocorridas na
indústria cultural:
0 0
|
influenciaram a arte, que sofreu
alterações nas suas concepções estéticas, as quais foram importantes para a
venda de seus produtos no mercado internacional.
|
1 1
|
não influenciaram a venda de produtos
de artes considerados regionais, que continuaram a ser consumidos apenas
localmente.
|
2 2
|
tiveram repercussão nas cidades mais
desenvolvidas da Europa Ocidental, deixando o mercado da arte sul-americana
totalmente marginalizado.
|
3 3
|
agilizaram as trocas comerciais no
mundo da arte, trazendo novidades para a produção dos artistas
contemporâneos.
|
4 4
|
foram insignificantes para o mercado
internacional, ficando restritas ao mercado de venda de quadros dos pintores
modernistas.
|
RESPOSTA: VFFVF
01. (UPE-2006) As
sociedades da Antiguidade Oriental tiveram práticas sociais com influências
marcantes das religiões e inventaram outras formas de conhecer o mundo. Na Mesopotâmia ocorreu/ocorreram:
a)
O predomínio de castas sacerdotais poderosas, mas
que criticavam o poder existente e combatiam as superstições.
b)
Expressões artísticas pouco originais, direcionadas
só para admiração dos deuses e das forças da natureza.
c)
O uso da escrita cuneiforme,, a descoberta do uso
da raiz quadrada e a crença na ação de espíritos malignos causadores de
doenças.
d)
A crença em deuses antropomórficos,, oniscientes e
eternos que não eram adorados em templos.
e)
Uma arte direcionada para consagração dos feitos
militares e não preocupada com a construção de uma arquitetura grandiosa.
RESPOSTA: C
02. (UPE-2006) Não há
como negar as contribuições dos gregos nas diversas dimensões da cultura
ocidental. Com ralação à religião e a sua importância na
sociedade grega, pode-se afirmar que essa religião:
a)
Desprezava os cultos mais complexos,, negando sua
importância para viver uma vida mais feliz.
b)
Criou mitos importantes para explicar a existência
dos fenômenos naturais e as angústias humanas.
c)
Acreditava em deuses vingativos que desprezavam as
questões da justiça e da verdade.
d)
Era politeísta e antropomórfica, baseando-se nos
ensinamentos das religiões mesopotâmica e persa.
e)
Não tinha crenças originais, sendo a religião
comandada pelos adivinhos, e os deuses não tinham significados para o
cotidiano.
RESPOSTA: B
03. (UPE-2006) Os
impérios da Antigüidade conseguiram dominar extensas áreas territoriais com
força militar e negociações políticas. A grandeza dos romanos é sempre
ressaltada, quando se refere ao domínio de outros povos. Os romanos:
a)
Construíram um império baseado apenas na sua expressiva
força militar, decorrente de um numeroso e combativo exército.
b)
Dominaram toda península Ibérica, não conseguindo
derrotar povos de outras regiões da Europa.
c)
Conseguiram construir uma complexa administração
para manter seu império, com feitos administrativos seguidos pela cultura
ocidental.
d)
Fracassaram na tentativa de dominar os gregos que
resistiram nas lutas realizadas no mar Mediterrâneo.
e)
Não se preocuparam com a cultura dos outros povos,
mantendo sua identidade cultural e religiosa, basicamente ocidental.
RESPOSTA: C
04. (UPE-2006) A Igreja
dominou muitas das manifestações medievais. Seu poder ia além da religião,
salientando-se também sua riqueza econômica. No entanto, existiram resistências
e críticas aos exageros do poder católico. A ordem dominicana,
fundada no século XIII.
a)
Incorporou muito dos ensinamentos das heresias
existentes, revolucionando o catolicismo.
b)
Destacou-se pelos seus combates aos pagãos e pela
sua atuação nas universidades da época.
c)
Seguiu o caminho aberto pelos franciscanos, criticando
a vida dos papas medievais, cercada de luxo e poder.
d)
Aceitou as heresias da época, estimulando o
desenvolvimento intelectual da Idade Média.
e)
Foi fundada para fazer oposição à ordem
franciscana,, que liderava a Igreja da época com seus ensinamentos.
RESPOSTA: B
05. (UPE-2006) Muitas
vezes, dá-se um destaque exagerado às guerras comandadas pelos árabes nos
tempos medievais, enquanto as suas contribuições culturais permanecem como
exemplos da riqueza de seus feitos. Além disso, as
suas atividades comerciais dão
mostras do dinamismo dos árabes, pois:
a)
Conseguiram dominar o comércio medieval, trazendo
mercadorias do Oriente para Europa Central, em grande quantidade.
b)
Utilizaram muitos instrumentos comerciais como
cartas de crédito e companhias de ações para facilitar os negócios.
c)
Centralizaram suas atividades em corporações
estatais bastante produtivas, com manufaturas articuladas com a exportação
comercial.
d)
Desenvolveram rotas comerciais no Oceano Pacífico,
por onde exportavam seda e pólvora para as cidades da Ásia.
e)
Tiveram boas relações com as cidades francesas e
italianas durante os séculos finais da Idade Média, vendendo-lhes especiarias
do Oriente.
RESPOSTA: B
06. (UPE-2006) Há tempos
históricos marcados por renovações culturais significativas. O Renascimento é
um momento destacado da cultura ocidental. A contribuição do
polonês Nicolau Copérnico para o conhecimento da época:
a)
Baseou-se nas descobertas de Aristarco e Ptolomeu,
não contrariando os dogmas do catolicismo.
b)
Negou o geocentrismo, seguindo ensinamentos já
colocados por Nicolau de Cusa, no século XV.
c)
Foi escrever compêndios de filosofia que negavam o
cristianismo e a existência do geocentrismo.
d)
Foi conseguir, com o heliocentrismo, mudar as
concepções da Igreja Católica da época.
e)
Foi originar as suas descobertas, mas terminou
sendo condenado pelo Tribunal da Santa Inquisição.
RESPOSTA: B
09. (UPE-2006) A
Revolução Industrial foi um grande triunfo econômico da burguesia inglesa. Ela
não significou, contudo, melhores condições de vida para todos. Com relação ao cotidiano dos operários ingleses, no início da Revolução Industrial, pode-se afirmar que:
a)
Houve um crescimento planejado das cidades
industriais, favorecendo à melhoria das condições de moradia, sem alterar as
exaustivas jornadas de trabalho.
b)
Alguns escritores ingleses denunciaram a situação
de pobreza da maior parte da população, criticando os efeitos da Revolução.
c)
Não houve mudanças marcantes na tecnologia
utilizada, destacando-se apenas o aumento na jornada de trabalho.
d)
Foram construídas vilas operárias com boas
condições de higiene, embora os operários optassem por morar longe das fábricas
e das cidades.
e)
Aconteceu uma expansão imediata da
industrialização, favorecendo as populações francesa e alemã com a chegada de
novas fontes de produção.
RESPOSTA: B
12. (UPE-2006) O sistema
totalitário fechou espaços políticos e trouxe práticas autoritárias nas
primeiras décadas do século XX. Com relação aos sistemas
totalitários e centralizadores existentes na América Latina, pode-se destacar
que:
0 0
|
Tiveram as características do fascismo italiano,
com um excessivo culto ao militarismo e um exagerado preconceito racial
contra os judeus.
|
1 1
|
Não conseguiram êxito, devido à reação das forças
populares e sindicais, que exigiam liberdade para expressar seus projetos
políticos.
|
2 2
|
Consagraram o anti-semitismo dos nazistas,
sobretudo no México e na Argentina, imitando os comícios de Hitler e o seu
nacionalismo militarista.
|
3 3
|
Não tiveram influência na política brasileira da
época de Vargas, na qual prevaleceu o populismo, um sistema autoritário de
poder.
|
4 4
|
Não registraram manifestações corporativistas na
política latino-americana, apenas ditaduras políticas no Brasil e na Bolívia.
|
RESPOSTA: FFFFF
13. (UPE-2006) Nas
primeiras décadas do século XX, as manifestações culturais renovaram as
práticas artísticas, buscando novas formas de pensar a estética. São expressões importantes da arte, nessa época, na Europa:
0 0
|
A música romântica de grande aceitação popular,
sobretudo a obra de Chopin e de compositores russos.
|
1 1
|
As inovações estéticas de Picasso, com ousadia e
repercussão nas suas propostas para se pensar outras formas de representação
de vida.
|
2 2
|
As mudanças na forma de escrever romances e
poemas, tendo como exemplos as obras dos surrealistas de James Joyce e de
Marcel Proust.
|
3 3
|
O trabalho revolucionário dos impressionistas
ingleses, com a preocupação em retratar cenas do cotidiano dos grupos mais
populares.
|
4 4
|
As obras literárias de Kafka, escritor que
impressionou pelo estilo e pela temática dos seus livros
|
RESPOSTA: FVVFV
14. (UPE-2006) As duas
grandes guerras mundiais do século XX mostraram o uso da técnica em favor da
violência e do poder político das grandes potências. Com o fim das grandes guerras, ocorreu/ocorreram:
0 0
|
Um longo período de paz, conduzido pela
orientação política da Organização das Nações Unidas, com o fim das disputas
militares.
|
1 1
|
Novas tensões políticas, com disputas entre
norte-americanos e soviéticos que amedrontaram os defensores da paz.
|
2 2
|
Guerras mais localizadas, com disputas violentas
e uso de novas técnicas e equipamentos militares.
|
3 3
|
A supremacia destacada dos Estados Unidos,
inibindo outras potências, inclusive a poderosa União Soviética.
|
4 4
|
Uma grande campanha política européia contra as
guerras lideradas pelos governos da França e da Alemanha, com a ajuda dos
partidos políticos liberais.
|
RESPOSTA: FVVFF
VESTIBULARES
2006
13. (Covest-2007) A sociedade grega criou seus
mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua
preocupação com a verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates,
muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
a)
defenderam a liberdade de expressão, embora
estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da
cidadania.
b)
construíram reflexões sobre o comportamento humano
que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.
c)
criticaram a existência de verdades absolutas,
afirmando ser o homem a medida de todas as coisas.
d)
ajudaram a consolidar o pensamento conservador
grego, reafirmando a importância da mitologia.
e)
formularam princípios éticos, revolucionários para
a época e de grande significado para o pensamento de Platão.
RESPOSTA: C
14. (Covest-2007) O Renascimento trouxe mudanças
nas concepções de mundo dos tempos modernos, embora mantivesse um diálogo
histórico com a cultura clássica e seus valores. A sua forma de ver o mundo
está presente em obras literárias, como as de Rabelais, Cervantes, Camões e
tantos outros. Com efeito, a literatura renascentista:
a)
consagrou princípios éticos do cristianismo
medieval, criticando valores da sociedade burguesa que se formava.
b)
foi importante para a formação das línguas
nacionais na Europa, afirmando uma renovação na forma de se escrever e contar
as histórias.
c)
baseou-se na literatura romana, ao afirmar a
importância dos mitos para o imaginário social de cada época.
d)
consolidou a admiração da sociedade moderna pela
tragédia, desprezando outras formas literárias importantes.
e)
manteve a estrutura narrativa dos tempos medievais,
apesar de seu acentuado antropocentrismo.
RESPOSTA: B
17. (Covest-2007) O estilo barroco . que nos
séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens,
Caravaggio, entre outros . pode ser considerado como:
a) expressão do respeito aos princípios da arte
clássica greco-romana.
b) imitação dos pintores renascentistas
florentinos.
c) reflexo das concepções estéticas do Antigo
Oriente.
d) consagração do racionalismo cartesianismo na
arte.
e) resultado de uma arte que desafiava os padrões
clássicos.
RESPOSTA: E
19. (Covest-2007) Durante todo o século XX, o
mundo ocidental conviveu com muitas turbulências políticas, que ameaçaram seus
ideais democráticos e a prevalência da justiça social. Entre essas crises
políticas, os sistemas totalitários se destacaram, pois:
a)
destruíram os governos socialistas, criando regimes
militaristas que radicalizaram as práticas capitalistas e colonialistas.
b)
reconstruíram os ideais monárquicos do antigo
regime europeu, defendendo a centralização política e a rigidez da hierarquia
social.
c)
foram expressivos politicamente, nas nações onde
havia forte tradição democrática e tinham um passado político nacionalista.
d)
combateram as liberdades democráticas, usando da
violência e do corporativismo para silenciar os adversários.
e)
mostraram a fragilidade da democracia ocidental,
praticamente desaparecida da vida política, na primeira metade do século XX.
RESPOSTA: D
22. (Covest-2007) O mundo da globalização se
fortalece com as novas descobertas tecnológicas e o crescimento das redes de
comunicação. O exemplo da realização da última Copa do Mundo de Futebol, na
Alemanha, nos mostra que:
a)
a globalização é inevitável; portanto, não há
possibilidades de se tentar outros tipos de relações sociais fora da
massificação generalizada.
b)
a sociedade do espetáculo tornou-se um grande valor
contemporâneo, incentivada pelos interesses econômicos do mercado
internacional.
c)
a falta de utopias políticas esvaziou as
possibilidades de mudanças sociais e gerou um conformismo total.
d)
o capitalismo é a grande força econômica do
Ocidente e ainda não conseguiu adesões expressivas no Oriente.
e)
o perigo dos conflitos mundiais desaparece, numa
sociedade apenas preocupada com a diversão e o espetáculo.
RESPOSTA: B
01. O
ofício de historiador tem uma complexidade que ultrapassa a necessidade de
reunir e organizar documentos, pois há concepções teóricas fundamentais para se
entender as ações humanas. A concepção marxista da história, por exemplo,
defende que:
0
0
|
A sociedade existe em função das
relações de trabalho comunitário, sendo o modo de produção capitalista
opressivo e contraditório.
|
1
1
|
As relações humanas são determinadas
por interesses econômicos, não havendo possibilidade de se escapar do seu
domínio nem da sua exploração.
|
2
2
|
As desigualdades sociais podem ser
superadas pela ação política coletiva, em busca do socialismo e de um mundo
sem exploração econômica.
|
3
3
|
A sociedade capitalista é marcada
pela desigualdade, devido à natureza egoísta e não histórica do mundo
burguês.
|
4
4
|
O comunismo significa o fim da
sociedade de classes e a extinção da propriedade privada dos meios de
produção.
|
RESPOSTA: FFVFV
02. Na
Antigüidade, a busca pela superação das dificuldades naturais acontece ao mesmo
tempo em que são criadas manifestações culturais que visam simbolizar o
conteúdo dessa luta. Nas manifestações artísticas dessa época, pode-se
constatar:
0
0
|
A predominância de obras
arquitetônicas religiosas, marcadas pela grandiosidade.
|
1
1
|
De uma maneira geral, a inexistência
de trabalhos de pintura, destacando-se apenas algumas obras religiosas no
Egito.
|
2
2
|
A expressiva presença das construções
da arquitetura grega, que buscavam a harmonia e o equilíbrio.
|
3
3
|
A originalidade da arte romana,
expressa em suas esculturas majestosas e seus palácios monumentais.
|
4
4
|
A ausência de construções
relacionadas com aspectos não-religiosos.
|
RESPOSTA: VFVFF
04. Giordano
Bruno, Galileu Galilei e Kepler continuaram os estudos iniciados por Nicolau
Copérnico, tão revolucionários e fundamentais para a ciência moderna. Galileu
(1564-1642), por exemplo:
0
0
|
Tinha profundo conhecimento de
Matemática, mas não se interessava pela astronomia.
|
1
1
|
Utilizou-se do telescópio para
consolidar hipóteses de pesquisa desenvolvidas por Copérnico.
|
2
2
|
Foi condenado à morte pelo Tribunal
da Inquisição por ser considerado herege.
|
3
3
|
Rompeu com as tradições filosóficas
aristotélicas, modernizando o pensamento ocidental.
|
4
4
|
Junto com Kepler, firmou-se na
Universidade de Pisa como um dos professores mais representativos.
|
RESPOSTA: FVFVF
05. A chamada Revolução Americana libertou os Estados Unidos da
dominação britânica, contribuindo para a afirmação das idéias liberais. Na
primeira Constituição norte-americana:
0
0
|
Prevaleceu o radicalismo dos
revolucionários adeptos de Rousseau.
|
1
1
|
Criou a base jurídica para a
afirmação política e territorial da sociedade norte-americana e sua posterior
expansão.
|
2
2
|
Foi concedido o direito de voto,
embora ainda restrito aos grandes proprietários de terra.
|
3
3
|
Houve recuo diante dos ideais mais
amplos e mais democráticos, prevalecendo interesses mais conservadores.
|
4
4
|
Firmaram-se leis que conferiram a
cidadania para todos os nascidos nas ex-colônias inglesas.
|
RESPOSTA: FVFVF
08. As
mudanças nas concepções de mundo trouxeram perspectivas estéticas diferentes
que fundamentaram as vanguardas modernistas. O Impressionismo foi importante na
construção dessas concepções estéticas, pois:
0
0
|
Fortaleceu as tradições vindas da
cultura clássica.
|
1
1
|
Incentivou a autonomia criativa do
artista.
|
2
2
|
Contou, já no seu início, com um
mercado de arte receptivo e economicamente favorável.
|
3
3
|
Tinha a participação de artistas
defensores de uma representação geométrica do mundo.
|
4
4
|
Contribuiu com uma nova técnica para
se trabalhar as formas e as cores.
|
RESPOSTA: FVFFV
12. No
mundo atual, os conflitos políticos continuam ameaçando as possibilidades de
existência de relações internacionais pacíficas. Além das questões políticas,
há conflitos relacionados com:
0
0
|
Diferenças étnicas, que retomam
muitas vezes disputas seculares.
|
1
1
|
Interesses econômicos e, por vezes,
ambições imperialistas.
|
2
2
|
Questões ideológicas, que levam a
projetos sociais incompatíveis.
|
3
3
|
Projetos de globalização, na busca da
expansão do mercado.
|
4
4
|
Divergências religiosas, que têm
provocado as guerras santas.
|
RESPOSTA: VVVVV
13. No
século XX, os projetos de modernização foram importantes para modificar muitas
práticas da sociedade brasileira, inclusive o ritmo do seu cotidiano, com a
introdução de hábitos suscitados pelas invenções tecnológicas. A modernização:
0
0
|
Desfaz costumes enraizados, trazendo
mudanças na forma de se conviver com o tempo e o espaço.
|
1
1
|
Tem atrelado o Brasil às diretrizes
da economia internacional, criando dificuldades para sua autonomia política.
|
2
2
|
Repercute nas manifestações
culturais, apesar da resistência de intelectuais nacionalistas.
|
3
3
|
Influencia o cotidiano da população,
com o uso de equipamentos tecnológicos sofisticados.
|
4
4
|
Cria maiores vínculos com a
globalização, aproximando a sociedade brasileira de modelos sociais europeus
e norte-americanos.
|
RESPOSTA: VVVVV
15. As
revoluções socialistas se fizeram presentes na contemporaneidade em busca de
soluções para as desigualdades sociais. As diferenças entre os projetos
políticos e as praticas de poder contribuíram, contudo, para a crise do
socialismo no mundo atual. Na China:
0
0
|
Com o fim da desigualdade social,
foram consolidados os princípios socialistas.
|
1
1
|
Houve mudanças nas formas de
administrar a economia, aproximando-a do capitalismo.
|
2
2
|
Alterou-se a estrutura política
autoritária, graças ao enfraquecimento do Partido Comunista.
|
3
3
|
Incentivou-se, no atual governo, uma
revolução cultural que retomou antigas tradições culturais.
|
4
4
|
Se fortaleceu a produção econômica,
com a expansão dos seus negócios no mercado internacional.
|
RESPOSTA: FVFFV
01. (UPE-2007) Através da
cultura, a sociedade humana constrói seu conhecimento sobre a natureza e
procura decifrar os mistérios do universo. A produção cultural foi um dos
destaques da Grécia na Antigüidade. Na época, o teatro grego
a)
conseguiu sintetizar as preocupações religiosas da
sociedade, criticando as concepções mitológicas dominantes.
b)
teve suas encenações ao ar livre bastante
admiradas, com atores do sexo masculino, usando máscaras nas representações.
c)
divertiu o povo com suas comédias cheias de ironia
filosófica, evitando a representação de temas sobre as angústias humanas.
d)
representou a vida confusa dos deuses gregos,
contribuindo para esvaziar o poder dos mitos e da aristocracia.
e)
foi a expressão das preocupações filosóficas do seu
povo, divulgando uma ética democrática sem ligações com a religião.
RESPOSTA: B
02. (UPE-2007) O crescimento da dominação romana exigiu organização de
instituições para controlar a diversidade cultural existente. Na religião, a
convivência com outros povos trouxe novas concepções de mundo para os romanos.
O surgimento do Cristianismo foi importante, porque
a)
fortaleceu antigos rituais religiosos que estavam
em decadência, devido à falta de espiritualidade dos sacerdotes romanos.
b)
defendeu princípios éticos, em que destacavam o
amor ao próximo e a luta contra a desigualdade social.
c)
se tornou imediatamente a religião oficial dos romanos,
consagrando tradições seculares vindas do Oriente Próximo.
d)
abalou tradições da sociedade romana e suas
instituições políticas, porém não apresentou renovação na moral da sociedade.
e)
evitou a crise do império, fortalecendo suas
relações sociais com uma ética social baseada na solidariedade.
RESPOSTA: B
03. (UPE-2007) Leia as
afirmativas abaixo acerca da análise histórica sobre a Idade Média.
I.
A descentralização política marcou o período
medieval, impedindo a existência de monarquias e reforçando o poder da nobreza.
II.
Na Idade Média, o fim das atividades comerciais
trouxe o declínio das cidades que praticamente desapareceram da vida social
européia.
III.
As corporações de ofício dinamizaram as atividades
econômicas medievais com seu combate ao justo preço.
IV.
As teorias de Tomás de Aquino foram importantes
para renovação religiosa e suas relações com a filosofia de Aristóteles.
V.
A cultura muçulmana trouxe contribuições para o
Ocidente, com suas descobertas em vários campos do saber.
Estão corretas apenas as
afirmativas
a) IV e V.
b) III e IV. c) II e
III. d) I e III. e) II e V.
RESPOSTA: A
04. (UPE-2007) O
Renascimento conseguiu renovar as concepções estéticas nos vários campos da
produção cultural. Na pintura
a)
o uso da perspectiva trouxe novas possibilidades
para o artista construir suas representações sobre mundo.
b)
deu continuidade aos princípios das artes oriental
e clássica, em que houve destaque para as manifestações nas artes plásticas.
c)
teve nas obras de Brunelleschi e Leonardo da Vinci
sua grande expressão pelo uso de cores claras e temas religiosos.
d)
consagrou a mitologia grega com seus quadros
sombrios, reveladores dos limites da vida humana e das angústias existenciais.
e)
houve grande autonomia estética e profissional dos
artistas com a formação de um mercado para venda das suas obras na Europa.
RESPOSTA: A
05. (UPE-2007) O poder da
Igreja Católica sofreu abalos na sua base com a Reforma liderada por Calvino e
Lutero. Com relação às mudanças das práticas religiosas da época, a Reforma
a)
reforçou a intervenção dos sacerdotes nos rituais,
evitando crítica à sua autoridade como representantes de Deus.
b)
incentivou a leitura da Bíblia em latim, nos
templos religiosos, conduzida pelas lideranças clericais mais atuantes.
c)
acabou com a existência da confissão privada,
cabendo a cada um fazer seu exame de consciência sobre os pecados cometidos.
d)
fortaleceu a hierarquia clerical, criando mais
espaços para estreitar as relações entre os governos da época e a religião.
e)
retomou princípios defendidos por Tomás de Aquino,
enfatizando a autonomia de cada um para se salvar dos seus pecados.
RESPOSTA: C
09. (UPE-2007) No início
da modernidade, as mudanças no pensamento econômico contribuíram para reforçar
o crescimento da burguesia e seus projetos de dominar politicamente a
sociedade. As idéias dos economistas clássicos, dentre eles Adam Smith,
defendiam a(o)
a)
centralização econômica, com incentivo ao comércio
e à importação de mercadorias das colônias européias.
b)
fim das práticas econômicas mercantilistas,
considerando a divisão do trabalho como importante prática para a expansão
econômica.
c)
expansão das fronteiras agrícolas, com a produção
voltada para o fortalecimento do mercado interno.
d)
presença do Estado no controle das atividades
agrícolas, incentivando o aumento da mão-de-obra assalariada.
e)
regulamentação da economia, fazendo da presença do
Estado a base de sustentação da produção de riquezas.
RESPOSTA: B
11. (UPE-2007) O
crescimento da produção industrial favoreceu à burguesia européia, embora
aumentando a concentração de riquezas e as injustiças sociais. Surgiram muitas
idéias contra o capitalismo, dentre elas as defendidas por Karl Marx, ainda
hoje presentes nas discussões políticas. O marxismo
a)
defendeu o fim do capitalismo com a imediata
instauração de uma sociedade socialista, sem classes sociais.
b)
influenciou muito pouco os movimentos contra as
desigualdades sociais, sobretudo nos países da Europa mais industrializados.
c)
combateu o capitalismo, mas não negou a sua
importância histórica para mudanças econômicas e renovação social.
d)
foi uma concepção de mundo original e
revolucionária, deslocada historicamente devido aos seus princípios utópicos.
e)
permaneceu politicamente importante só até a metade
do século XX, sendo a base dos movimentos favoráveis à descolonização dos
países asiáticos.
RESPOSTA: C
14. (UPE-2007) O
capitalismo expandiu-se sem conseguir construir uma sociedade equilibrada e
justa. A grande crise de 1929 mostrou as dificuldades trazidas pelo
capitalismo,
0 0
|
atingindo os Estados Unidos, provocando
desemprego e várias rebeliões sociais nas cidades mais populosas.
|
1 1
|
causando desmantelamento da economia
internacional com repercussões no sistema financeiro.
|
2 2
|
mobilizando as elites políticas européias com a
finalidade de organizar uma política econômica antiliberal e socialista.
|
3 3
|
forçando a adoção de medidas econômicas, para
controlar o preço das mercadorias e estimular o surgimento de novos empregos.
|
4 4
|
aumentando as tensões sociais existentes e as
insatisfações políticas com os princípios do liberalismo.
|
RESPOSTA: VVFVV
VESTIBULARES
2008
13. (Covest-2008) As culturas ocidentais e orientais são invenções
humanas que respondem, historicamente, a suas questões e a seus desejos. As
religiões, desde os primeiros tempos da cultura, são nesse sentido:
a)
lugares onde a imaginação não tem espaço, mas, sim,
a crença e a fé, em entidades consideradas superiores.
b)
formas de compreender o que acontece na trajetória
histórica da humanidade, afirmando muitos dos seus medos.
c)
criações humanas, independentes das relações
sociais, sem ligações com o poder político existente.
d)
espaços de construção de idéias importantes, onde a
razão não possui nenhum significado histórico.
e)
instituições sociais sem significado para a
organização econômica da sociedade, ligadas apenas à fé em deuses.
RESPOSTA: B
14. (Covest-2008) O crescimento do Império Romano contribuiu para
aumentar suas dificuldades administrativas. O Direito teve uma importância
fundamental na superação dessas dificuldades. Na história do Ocidente, o
Direito Romano:
a)
foi totalmente superado pelos ensinamentos trazidos
pelos mestres bizantinos da Idade Média.
b)
mantém um lugar de destaque nos estudos das normas
sociais existentes na Antigüidade.
c)
teve uma importância limitada ao mundo europeu
medieval, sendo esquecido pelos modernos.
d)
conseguiu firmar-se no mundo europeu, mas
manteve-se desconhecido nas culturas orientais.
e)
está superado no mundo atual, não merecendo atenção
dos estudos jurídicos contemporâneos.
RESPOSTA: B
16. (Covest-2008) O século XIX foi cenário de movimentos políticos
que criticaram o capitalismo. Pensadores como Karl Marx defenderam alternativas
políticas diferentes e formularam utopias. Sobre as idéias de Marx, podemos
afirmar que elas:
a)
ressaltaram a necessidade política de fazer
reformas no capitalismo, contudo, sem grandes radicalizações.
b)
restringiram-se ao mundo europeu e ao catolicismo
da época, marcados pelo conservadorismo.
c)
denunciaram, de forma apaixonada, as injustiças
sociais e políticas do capitalismo, sem construir utopias.
d)
sofreram influências de algumas idéias do
liberalismo, embora construíssem outra concepção de mundo.
e)
fortaleceram a crítica à classe dominante, sem
contudo oferecer alternativas políticas para mudar.
RESPOSTA: D
18. (Covest-2008) As artes, com suas vanguardas e seus desafios
estéticos, ganharam espaço histórico no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh,
Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:
a)
mantiveram as tradições culturais do Ocidente,
reafirmando o valor da estética do classicismo.
b)
romperam com modelos acadêmicos da época, mudando
as regras no mercado das artes.
c)
foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da
época, sendo exaltados pelas suas ousadias.
d)
conseguiram espaço imediato nos grandes museus,
tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.
e)
renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas
ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.
RESPOSTA: B
20. (Covest-2008) No Oriente Médio, as disputas políticas existentes
mostram o fortalecimento das crenças islâmicas nas últimas décadas. Uma análise
histórica da trajetória do Islamismo nos afirma que essa religião:
a)
teve uma atuação pouco importante para a vida
cultural do povo árabe na Idade Média, mas foi aceita pelos grupos mais
tradicionais.
b)
representou uma crença ética e escatológica,
fundada em profetas do bem, sem ter semelhanças com o cristianismo.
c)
contribuiu, com suas crenças monoteístas, para a
construção da identidade política de todos os asiáticos.
d)
restringiu sua atuação aos países do Oriente Médio
e da África, sem repercussões nos povos do Ocidente.
e)
justificou a participação de líderes religiosos na
política, idéia que se mantém na contemporaneidade.
RESPOSTA: E
22. (Covest-2008) A história do trabalho e das suas relações é
importante para se compreender a organização da sociedade na produção das
riquezas. Na sociedade capitalista atual, podemos verificar:
a)
O predomínio do trabalho assalariado, na sua
diversidade, e a valorização da mão-de-obra especializada, com boa formação
técnica.
b)
a ausência de qualquer forma de trabalho escravo,
apesar das desigualdades existentes e das injustiças sociais tão comuns.
c)
a competição entre os trabalhadores das indústrias
e a ausência de maior competição no setor de serviços.
d)
o aumento das lutas sociais entre as classes, com o
fortalecimento dos sindicatos mais tradicionais nas reivindicações
trabalhistas.
e)
o fim do trabalho manual nas sociedades mais
desenvolvidas, prevalecendo apenas o trabalho intelectual como atividade
fundamental.
RESPOSTA: A
01. (Covest-2008) A História pode ser vista como uma
grande aventura humana, onde há buscas e invenções incontáveis. A complexidade
do ser humano exige do historiador:
0 0
|
uma análise
exclusiva dos fatos econômicos para compreender a sua ousadia e capacidade de
invenção no tempo.
|
1 1
|
um estudo mais
relacionado com a interdisciplinaridade, com a comunicação entre os diversos
saberes existentes.
|
2 2
|
um reforço constante do ideário da Escola
Metódica, baseado na objetividade e na imparcialidade do conhecimento
científico.
|
3 3
|
uma pesquisa
estruturada na racionalidade das fontes escritas, sem relações com
depoimentos orais ou subjetivos.
|
4 4
|
um saber específico sobre o tempo,
afirmando a concepção positivista de Comte, linear e progressista,
predominante no século XIX.
|
RESPOSTA: FVFFF
02. (Covest-2008) É profunda a relação da
cultura greco-romana com o mundo ocidental moderno. A sua presença na época do
Renascimento tem relações marcantes com obras de seus artistas e escritores,
pois:
0 0
|
definia um lugar
importante para o antropocentrismo.
|
1 1
|
defendia uma
visão estética ligada ao equilíbrio.
|
2 2
|
Desacreditava no
poder da razão e da verdade.
|
3 3
|
tinha ligações
com os mitos e suas fantasias
|
4 4
|
negava a importância da ética para o
social.
|
RESPOSTA: VVFVF
03. (Covest-2008) O predomínio do
catolicismo foi significativo no mundo ocidental. Na Idade Média, teve um lugar
de destaque na organização social. Nesse contexto, o pensamento católico teve
apoio na releitura de filósofos como Aristóteles, que:
0 0
|
firmou os
princípios básicos do que seria a ética cristã; princípios solidários, na
época, à doutrina de santo Agostinho.
|
1 1
|
contribuiu para
as formulações de Tomás de Aquino, repensando certos princípios existentes na
época.
|
2 2
|
foi aceito sem
problemas, pelo clero oficial da Igreja, como o grande pensador do mundo
ocidental.
|
3 3
|
teve penetração
nas idéias da época, sem deixar de causar polêmicas e ser criticado por
alguns grupos.
|
4 4
|
trouxe contribuições para pensar a ética e
a política; Platão também contribuiu, sobretudo, em relação à obra de santo
Agostinho.
|
RESPOSTA: FVFVV
06. (Covest-2008) O liberalismo europeu
rompeu com tradições políticas, abrindo espaço para a afirmação de outra forma
de organizar a sociedade. De uma maneira geral, o ideário do liberalismo
defende:
0 0
|
a presença do
Estado nas ações econômicas de maneira centralizadora e autoritária.
|
1 1
|
a propriedade
privada dos meios de produção, como base econômica para garantir a riqueza.
|
2 2
|
a existência de
uma democracia plena, sem competição entre as pessoas, com seus direitos
sociais garantidos.
|
3 3
|
o fim da luta de
classes, com a criação de uma sociedade do bem-estar social, marcada pelo
consumo de mercadorias.
|
4 4
|
a centralização administrativa com partidos
fortes, consolidando o nacionalismo econômico e evitando as disputas
políticas.
|
RESPOSTA: FVFFF
08. (Covest-2008) O Romantismo trouxe
críticas à sociedade capitalista, colocando questões sobre a felicidade e o
apego aos bens materiais. Na sua visão de mundo, marcada pela diversidade de
pensadores, criticou o Iluminismo e defendeu:
0 0
|
com equilíbrio,
a liberdade individual, exaltando os ensinamentos do racionalismo grego.
|
1 1
|
a possibilidade
de viver a emoção, procurando se libertar das censuras feitas pelas regras
sociais mais rígidas.
|
2 2
|
em muitos dos
seus aspectos, as teorias vindas de Rousseau, um dos iniciadores do
Romantismo.
|
3 3
|
a liberdade para
viver as paixões e emoções humanas e concedeu importância à capacidade de imaginação.
|
4 4
|
o respeito a todos os limites da sociedade
tradicional, para recuperar a liberdade, primeira fundadora do social.
|
RESPOSTA: FVVVF
10. (Covest-2008) Apesar das modernizações
na sociedade brasileira do século XIX, o escravismo continuou gerando
preconceitos, mesmo depois da Abolição. Tais preconceitos:
0 0
|
Dificultaram o fim das desigualdades sociais e
culturais.
|
1 1
|
Estimularam a formação de movimentos de
resistência negra.
|
2 2
|
ficaram limitados aos aspectos econômicos do
trabalho manual.
|
3 3
|
Permaneceram sem alterações nas áreas dos
latifúndios agrícolas.
|
4 4
|
Dificultaram
a democratização das relações políticas no Brasil.
|
RESPOSTA: VVFFV
11. (Covest-2008) A Europa sofreu com as
experiências totalitárias que marcaram o século XX. De fato, as experiências
totalitárias na Europa:
0 0
|
atingiram com
sucesso alguns países católicos tradicionais.
|
1 1
|
utilizaram-se da
propaganda política e da violência policial.
|
2 2
|
ficaram
restritas ao nazismo alemão e ao fascismo italiano.
|
3 3
|
Conseguiram
apoio de camadas populares significativas.
|
4 4
|
Enfraqueceram os ideais democráticos e
provocaram grande pessimismo.
|
RESPOSTA: VVFVV
15. (Covest-2008) O conteúdo histórico da
luta e das ações políticas ganha espaços diferentes nas últimas décadas do
mundo contemporâneo. Nessas lutas e disputas, inclusive as internacionais, o
envolvimento dos Estados Unidos da América:
0 0
|
continua sendo
importante, pois defende os valores capitalistas desse país.
|
1 1
|
mudou bastante,
pois essa nação se afastou definitivamente dos países europeus.
|
2 2
|
manteve-se
significativo apenas nos conflitos com países asiáticos.
|
3 3
|
trouxe
perspectivas de paz, sobretudo com a influência diplomática dos últimos
governos.
|
4 4
|
preocupou-se em assegurar, perante o mundo,
a dominação econômica e política do país.
|
RESPOSTA: VFFFV
16. (Covest-2008) A inquietude cultural e
política não morreu, embora muito se fale historicamente no fim das utopias.
Analisando os acontecimentos e as lutas da segunda metade do século XX, veremos
que:
0 0
|
surgiram
rebeldias contra a sociedade conservadora, com destaque para os
acontecimentos de 1968.
|
1 1
|
cresceram os
partidos socialistas e assumiram governos importantes, com propostas
substancialmente democráticas.
|
2 2
|
fortaleceram-se as
idéias contra a destruição da natureza, com maior empenho dos ecologistas.
|
3 3
|
houve um
desenvolvimento econômico mais equilibrado, findando a desigualdade social e
política.
|
4 4
|
fragilizou-se parte da política autoritária
na América Latina, com a queda de muitas ditaduras militares.
|
RESPOSTA: VFVFV
01. (UPE-2008) A
História é um saber que busca interpretar os feitos humanos nos mais diversos
períodos. Há vários caminhos para a construção da pesquisa histórica que mudam
de acordo com as correntes. Nesse sentido, a chamada Escola Metódica:
a)
enfatizou a existência de uma verdade histórica,
baseada em documentos escritos e na subjetividade do narrador.
b)
destacou a importância do depoimento oral e da
prioridade dos estudos com base na cultura de cada sociedade.
c)
recebeu forte influência das questões científicas
da sua época, buscando a construção de um conhecimento objetivo.
d)
sofreu influências do movimento romântico,
ressaltando a imaginação de cada pesquisador.
e)
procurou seguir os caminhos do positivismo de
Comte, pesquisando as guerras e as intrigas entre as nações.
RESPOSTA: C
02. (UPE-2008) Os
muçulmanos expandiram sua cultura na Idade Média e receberam influência
importante do Cristianismo na sua religião, mostrando que havia trocas
culturais na Idade Média, em vários campos do conhecimento. Além disso, na sua
Filosofia, os muçulmanos
a)
reproduziram as reflexões dos gregos pré-socráticos
sem originalidade
b)
conseguiram reunir importantes ensinamentos de
Aristóteles.
c)
definiram princípios revolucionários na ética,
baseados nos sofistas.
d)
negaram a importância do neoplatonismo para a
ciência.
e)
combateram a razão, sempre destacando o poder da
fé.
RESPOSTA: B
03. (UPE-2008) As lutas
decorrentes das Cruzadas mostraram não somente o fanatismo religioso mas também
afirmaram a importância de interesses econômicos. As Cruzadas economicamente
a)
fortaleceram o poder de Constantinopla,
enfraquecendo o comércio europeu durante a Idade Média.
b)
mantiveram as mesmas rotas comerciais do Império
Romano, gerando prejuízos para os comerciantes.
c)
acabaram com o comércio nas grandes cidades
européias, fortalecendo o feudalismo.
d)
diminuíram bastante o prestígio comercial de
Constantinopla, fortalecendo o comércio no Mediterrâneo.
e)
consolidaram o poder da burguesia francesa,
interessada em derrotar os comerciantes italianos.
RESPOSTA: D
04. (UPE-2008) O
absolutismo marcou politicamente uma época, contribuindo, inclusive, para o
avanço econômico da burguesia. Um dos seus grandes teóricos, Thomas Hobbes,
defendia
a)
as mesmas idéias de Maquiavel, fazendo da
descentralização política o grande eixo do seu pensamento.
b)
a importância da autoridade para articular a
sociedade, negando que o homem fosse um animal social por natureza.
c)
o pensamento aristotélico numa perspectiva
republicana, combatendo a democracia liberal.
d)
a liberdade como valor máximo do ser humano,
inegociável em qualquer circunstância.
e)
a centralização política nas mãos do rei e a
existência de um Parlamento ativo e decidido.
RESPOSTA: B
07. O Mercantilismo
serviu de base para a exploração econômica das colônias e a expansão da
dominação européia. O Mercantilismo defendia a
a)
livre exportação de produtos, evitando taxações.
b)
mesma lógica econômica do feudalismo francês.
c)
exploração agrícola, apenas, nas colônias da
América.
d)
prevalência das exportações sobre as importações.
e)
existência de uma ágil descentralização econômica.
RESPOSTA: D
09. A globalização da
economia retomou muitos aspectos de importância do liberalismo econômico. Um
dos seus teóricos mais famosos, Adam Smith, foi precedido nas suas reflexões
pelos economistas fisiocratas que
a) mantiveram os princípios básicos do
mercantilismo colonialista.
b) destacaram a agricultura como principal
atividade econômica.
c) ressaltaram a importância da escravidão para
economia mundial.
d) consolidaram as teorias absolutistas de Hobbes
sobre o Estado.
e) negaram a importância do Estado, defendendo o
anarquismo político.
RESPOSTA: B
11. Sobre as ações do
neocolonialismo na Ásia, leia as afirmativas abaixo.
I.
A conquista da Índia era pretensão dos ingleses que
já haviam instalado a Companhia das Índias Orientais no século XVI.
II.
A presença britânica não estimulou preconceitos
raciais na Índia, fortalecendo a divulgação do liberalismo.
III.
O Japão conseguiu evitar, durante muito tempo, a
entrada de costumes ocidentais na sua cultura.
IV.
A restauração Meiji trouxe mudanças na cultura
japonesa, pois houve grande intercâmbio com o Ocidente.
V.
O neocolonialismo, apesar das violências, foi muito
benéfico para os asiáticos, evitando seu atraso cultural e econômico.
Estão corretas apenas as
afirmativas
a) I, III e IV.
b) III, IV e V.
c) I, II e III.
d) II, III e V.
e) I, III e V.
RESPOSTA: A
16. O mundo contemporâneo
se constrói dialogando com o passado e tentando superar dificuldades
existentes, sem desprezar tempos históricos significativos politicamente. Nesse
diálogo, não podemos esquecer a experiência democrática vivida em Atenas, na
Antiguidade, que
0 0
|
abriu espaços históricos, para se pensar a
política de forma diferente, fugindo dos modelos mais tradicionais.
|
1 1
|
obteve êxito indiscutível, ampliando a cidadania
e ajudando na emancipação da maior parte da população.
|
2 2
|
repercutiu na história da sociedade ocidental,
influenciando o pensamento político e os governos nacionais.
|
3 3
|
consolidou a cidadania dos gregos e das gregas,
com mais de 18 anos, causando mudanças nas Assembléias Populares.
|
4 4
|
destruiu o poder da aristocracia local e
facilitou o surgimento de mudanças culturais nos seus mais diversos campos.
|
RESPOSTA: VFVFF
Nenhum comentário:
Postar um comentário