terça-feira, 4 de setembro de 2012

REVISÃO DE REPÚBLICA



1. Dentre as características gerais do período colonial brasileiro deslaca-se:
a) uma sociedade escravocrata que, apesar de estar estruturada sobre o Pacto Colonial, possuía livre comércio com os holandeses e ingleses devido à necessidade da venda do açúcar aqui produzido.
b) a utilização da mão-de-obra indígena no Brasil, até o governo de D. João VI, e a sua substituição, no período joanino, pela mão-de-obra do escravo negro.
c) o trabalho dos missionários jesuítas, que conseguiram proteger e conservar a cultura original de nossos primeiros habitantes - chamados de índios.
d) o surgimento de pequenas e médias propriedades, possibilitado pelos donatários das capitanias, para ocupar nosso extenso litoral.
e) a montagem da produção açucareira, que ocorreu de acordo com o sistema de "plantation", originando uma sociedade patriarcal e escravista.

2. Considere as afirmações seguintes, sobre a Conjuração Baiana.
I. A chamada Conjuração Baiana (1798 - 1799) tinha como projeto o fim do Pacto Colonial, a diminuição de impostos, a abolição da escravatura e o aumento dos soldos militares.
II. Os revolucionários baianos pregavam idéias coincidentes com as doutrinas sociais francesas - igualdade, liberdade e representação popular soberana.
III. Os articuladores tinham a pretensão de construir uma república libertária e igualitária, apesar de manterem, no início, a escravidão para conseguirem o apoio dos grandes proprietários.
IV. A Conjuração Baiana foi mais que uma manifestação pelo fim da dominação colonial. Ela mostrou possuir um caráter democrático, igualitário e popular, que se chocava com o simples projeto de independência proposto pelos grandes senhores rurais, desejosos de manter a estrutura escravista tradicional.
Estão corretas somente as afirmações
a) I e II
b) II e IV
c) I II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV

3. Antônio Conselheiro, o profeta de Canudos, foi um exemplo típico de líder carismático produzido pela estrutura agrária e pelo misticismo religioso do sertão nordestino. Sobre o episódio de Canudos é correto afirmar:
a) Os seguidores de Antônio Conselheiro lutavam pela salvação da alma, contra a miséria, a fome e defendiam a estrutura latifundiária nordestina.
b) Os seguidores de Antônio Conselheiro lutavam pela salvação da alma, contra a miséria, a fome e a estrutura latifundiária nordestina.
c) Os seguidores de Antônio Conselheiro lutavam pela salvação da alma, contra a miséria, á fome e pela implantação de um regime democrático
liderado pelo beato e pelas oligarquias nordestinas d) Os cangaceiros e jagunços, que, no início, apoiaram Antônio Conselheiro, abandonaram o arraial de Canudos, na Segunda expedição militar organizada pelo governo da Bahia para reprimir o movimento.
e) Canudos foi um movimento que terminou quando a oligarquia nordestina resolveu realizar reformas sociais que possibilitaram ao povo do sertão melhores condições de vida.

4. Considere as asserções seguintes sobre o governo de Getúlio Vargas e a industrialização nacional.
I. Ocorreram incentivos ao processo de industrialização, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia Vale do Rio Doce.
II. Foi adotada uma política de incentivos no sistema de crédito, uma política cambial protecionista, controle de preços, incentivos fiscais e tributários e contenção salarial.
III. A Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) assegurou as condições extremas para a continuidade do processo de industrialização brasileiro, pois os países em guerra investiram praticamente toda sua produção no setor militar.
IV. O desenvolvimento do processo de industrialização, no período Vargas, trouxe para o trabalhador melhores condições de vida, principalmente pela política de aumentos salariais constantes, adotada pelo Estado, sempre que o setor industrial conseguisse alcançar bons lucros.
Das asserções acima estão corretas apenas
a) I, III e IV
b) I, II e IV.
c) I, II, e III.
d) II, III, e IV
e) II e III



5. A Lei da Anistia, formalizada em 28 de agosto de 1979, em pleno governo do general João Baptista Figueiredo (1979 - 1985), significou:
a) a libertação de praticamente todos os presos políticos e a volta ao país de pelo menos 5.000 exilados, inclusive líderes de esquerda, como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes.
b) a libertação de alguns presos políticos que haviam cometido atos contra o governo democrático de João Goulart. c) a libertação de praticamente todos os presos políticos, inclusive os condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, seqüestro e atentado pessoal.
d) a libertação de alguns presos políticos, como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes, e a condenação dos militares que se envolveram em atos de tortura a presos políticos.
e) a libertação de todas as pessoas que foram detidas por crimes políticos a partir do início do governo Figueiredo (1979), e a redução das penas dos que foram presos entre 1964 e 1979.

6. O Plano Real entrou em vigência em fins de 1993, durante o governo de ltamar Franco. Sobre esse plano é correto afirmar que :
a) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e trouxe a estabilização política.
b) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e ajudou a diminuir o desemprego.
c) reduziu a inflação, mas as medidas de ajuste adotadas provocaram recessão econômica, quebras de bancos e de empresas, assim como um surto de demissões e desemprego.
d) reduziu a inflação, trouxe a estabilidade econômica, desenvolveu a indústria nacional, resolvendo muitos problemas sociais, com o aumento do poder aquisitivo da população.
e) reduziu a inflação, estabilizou o setor produtivo nacional, ajudou a diminuir a desigualdade social existente no campo e na cidade, enfraquecendo as organizações de oposição como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

7. A Praieira, apesar de ter brotado em meio aos conflitos políticos entre liberais e conservadores, foi, antes de mais nada, uma revolta social. Sobre esse movimento, é correto afirmar que:
a) seu ideário e sua plataforma de lutas estavam inspirados nos manifestos da social democracia da época.
b) a rebelião foi apoiada essencialmente na insatisfação dos proprietários de terra da província de Pernambuco.
c) os proprietários rurais se mostravam descontentes com a proteção comercial dada aos interesses ingleses.
d) os assalariados da zona canavieira pernambucana se rebelavam contra a tentativa do governo central de impor limites ao seu trabalho.
e) as reivindicações expressas em seu programa questionavam as diferenciações e os privilégios sociais existentes no país em geral e em Pernambuco em particular.

8. Quanto à chamada República Oligárquica brasileira afirma-se:
I. O surto industrial do início do século XX ocorreu de forma desordenada, propiciando precárias condições de vida aos trabalhadores: seus turnos eram de 14 a 16 horas por dia, não existia salário mínimo estipulado, as férias não eram remuneradas e não havia indenização nos casos de acidentes de trabalho.
II. Antônio Conselheiro, o profeta de Canudos, é o modelo típico de liderança carismática produzida pela estrutura agrária e pelo messianismo popular dos habitantes do sertão nordestino.
III. A Revolta da Vacina foi um movimento popular, ocorrido no Rio de Janeiro, em favor das idéias de Osvaldo Cruz, que procurava sanear a cidade combate do a varíola e a febre amarela.
Dessas afirmações está (estão) correta (corre-tas):
a) I, II e III.
b) II e III somente.
c) I e III somente.
d) I e II somente.
e) apenas I.

9. No governo do Presidente Itamar Franco
(em junho de 1994) foi lançado, pelo seu ministro
da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso,
o plano econômico conhecido como Plano
Real. Esse plano equiparou a moeda brasileira ao
dólar,
a) reduziu a taxa de juros e anunciou a contenção
do déficit público com uma política de
demissões dos funcionários públicos que possuíssem
altos salários.
b) elevou as taxas de juros e anunciou a redução
do déficit público, devido aos empréstimos
do FMI, combinado com a contratação de
centenas de novos fiscais para impedir a importação
de produtos supérfluos no mercado
brasileiro.
c) diminuiu as taxas de juros, proporcionando
ao pequeno e médio empresário brasileiro a
possibilidade de competir com os produtos
trazidos pelas empresas multinacionais.
d) elevou a taxa de juros e anunciou a redução
do déficit público, devido à privatização
das empresas estatais.
e) diminuiu as taxas de juros, facilitou o crédito
para as micro e médias empresas, diminuiu
os impostos sobre a produção de bens
nacionais, para incentivar o aumento da produção,
e controlou o déficit público com uma
agressiva política de nacionalizações de empresas
estrangeiras.

10. O chamado Plano Real está associado a um
conjunto de medidas que tinham por finalidade, entre
outros aspectos, interromper o processo inflacionário e reduzir o déficit público. Sobre a globalização é correto afirmar que
a) o fosso que separa os incluídos dos excluídos
vem diminuindo: os países ricos continuam
ricos, e os pobres cada vez menos pobres.
b) os países ricos ajudam o Terceiro Mundo
de várias formas: valorizam as exportações
dos países pobres e desvalorizam as expor ta
para os países pobres.
c) 90% dos investimentos estrangeiros vão
para o Japão, EUA, Europa e parte da China;
todos os demais países, com 70% da população
mundial, ficam com menos de 10% dos investimentos
-- isto significa que estes países
estão ficando excluídos dos avanços tecnológicos.
d) os investimentos que a África recebe vêm
eliminando a pobreza crônica dos países desse
continente, abrindo novas fronteiras de desenvolvimento.
e) os países mais ricos diminuíram suas barreiras
alfandegárias às exportações dos países
subdesenvolvidos, possibilitando a estes o
aumento da produção de produtos primários
e o equilíbrio das contas de suas dívidas ex-ternas.

11. Sobre o período regencial brasileiro afirma-se:
I. A Constituição de 1824 previa a eleição de um regente, caso o imperador estivesse impossibilitado de governar. Como o herdeiro era menor de idade, a Assembléia Geral viu-se forçada a eleger tal regente.
II. Pelo Ato Adicional de 1834 substituía-se a Regência Una por uma Regência Trina, tirava-se a autonomia das províncias e criava-se o Conselho de Estado.
III. Foram criadas três correntes políticas: a dos chimangos (que queriam a autonomia para as províncias), a dos restauradores (que eram a favor da monarquia e da centralização administrativa) e a dos farroupilhas (que tinham como objetivo o retorno de D. Pedro I ao trono imperial). Deve-se dizer, sobre essas afirmações, que:
a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.

12. Com relação ao Estado Novo (1937), nos seus aspectos fundamentais, é correto afirmar que
a) se caracterizou pela aliança entre Vargas, os EUA e as forças democráticas da Alemanha.
b) se marcou pela preocupação de Vargas em definir ideologicamente o regime para obter o apoio dos EUA.
c) se caracterizou pela não intervenção do Estado no campo econômico e social, criando condições para o agravamento da luta de classes.
d) se iguala ao fascismo pela grande mobilização popular e existência de um grande partido de massas (PTB).
e) se caracterizou pela centralização absoluta do poder nas mãos do Executivo, representado por Vargas e seus auxiliares mais próximos, anulando a autonomia federalista dos estados.

14. Afirma-se sobre o governo de Juscelino Kubitschek:
I. Possuía dois conceitos chave: o nacionalismo e o desenvolvimentismo.
II. Lançou o Plano de Metas, apontando como áreas prioritárias para o investimento estatal os setores de energia, alimentação, educação, transporte e indústria
de base.
III. Implantou a reforma agrária, desagradando a elite latifundiária brasileira.
IV. Era elitista, favorecendo os setores empresariais ligados direta ou indiretamente ao capital transnacional.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e IV apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e III apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, III e IV apenas.

15. Como conseqüência do Bloqueio Continental, em 22 de janeiro de 1808, da família real portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro. Sua vinda:
a) trouxe à colônia portuguesa um maior número de proibições e taxações de impostos, que, anos depois, levariam à Independência.
b) deu à cidade do Rio de Janeiro o estatuto de capital de todo o império lusitano e, com a abertura dos portos, ocasionou o rompimento do monopólio metropolitano.
c) abriu caminho para o comércio brasileiro, uma vez que os portos foram abertos a outras nações, fator que iniciou o desenvolvimento industrial do Brasil.
d) confirmou a tradição portuguesa de tolerância colonial, uma vez que D. João VI abriu a possibilidade de crescimento econômico aos colonos portugueses e de liberdade aos escravos.
e) enxugou o número de funções políticas e administrativas existentes no Rio de Janeiro, transformando a cidade num espaço menos burocrático.

16. "O governo João Goulart nasceu, conviveu e morreu sob o signo do golpe de Estado. Se, em agosto de 1961, o golpe militar pôde ser conjurado, em abril de 1964, no entanto, ele deixaria de se constituir num fantasma para se tornar uma concreta realidade." (Toledo, Caio Navarro de. O governo Goulart e o golpe de 64. São Paulo: Brasiliense, 1984, p.07.) Assinale a alternativa em que se encontram os fatos referidos por esse trecho

a) Em agosto de 1961, após a implementação do Plano Trienal, Jango havia sido ameaçado por uma tentativa de golpe, e em abril de 1964, após o Comício das Reformas, foi deposto por grupos de civis e militares.
b) Em agosto de 1961 os militares já se colocavam contra o governo de Jango, demonstrando sua força numa greve nacional, e em abril de 1964 as forças armadas efetivamente o depuseram, assumindo o poder.
c) Em agosto de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, houve um veto de setores militares à posse de Jango, e em abril de 1964 setores militares, e também civis, em nome da ordem e da liberdade, depuseram-no.
d) Em agosto de 1961, com a adoção das reformas de base, Jânio Quadros colocou seu cargo à disposição do Congresso, e em abril de 1964, com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, os militares se sentiram fortes e capazes de assumir o poder.
e) Em agosto de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, a UDN procurou impedir a posse de Jango, que foi ameaçado de prisão, e em abril de 1964 a direita brasileira, liderada pelo PTB, depôs o presidente, com a ajuda dos militares.

17. Embora sem a mesma intensidade das lutas ocorridas na América Espanhola, ocorreu no Brasil a Guerra de Independência, que assolou o Império entre 1822 e 1823, e sobre a qual é correto afirmar que:
a) foi uma guerra apenas em seu caráter formal, pois as guarnições portuguesas renderam-se em vez de combater.
b) a resistência lusa foi estimulada pelos britânicos, preocupados com a posição liberal dos EUA frente à independência das colônias latino-americanas.
c) as forças brasileiras de terra e mar estavam sob o comando do almirante Smith.
d) foi uma guerra de caráter limitado, pois a maioria das províncias brasileiras aderiu pacificamente à independência.
e) os combates mais violentos ocorreram no Maranhão e no Pará, onde as tropas portuguesas eram mais numerosas.

18. O convênio de Taubaté, (1906), que consistia numa política de "valorização" da economia nacional, caracterizou-se por:
a) ser um programa de diversificação da agricultura.
b) uma intervenção do governo no mercado cafeicultor, comprando o excedente do café, a fim de restabelecer o equilíbrio entre a oferta e a procura.
c) incentivar a policultura para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
d) levar o governo a comprar o excedente do café, com as divisas provenientes das exportações.
e) estimular a produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.

19. "Em plena Avenida Rio Branco, .nas tardes de Sábado, pegávamos à força alguns atrevidos integralistas que se apresentavam fantasiados de camisa verde e os despojávamos das calças, largando-os depois, em plena via pública, apenas em fraldas de camisas. Não queriam eles andar de camisas verdes? Nos lhes fazíamos a vontade..." (Agildo Barata )
A cena acima descrita refere-se aos:
a) enfrentamentos durante os comícios entre os integrantes da frente tenentista com a militância da Aliança Nacional Libertadora (ANL)
b) confrontos de rua entre os integralistas e os tenentistas;
c) enfrentamentos públicos entre os integrantes da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e os integralistas;
d) enfrentamentos entre os militantes da Aliança Libertadora Nacional IALNI, dirigida por Agildo Barata, e os integralistas de Plínio Salgado;
e) confrontos públicos entre militares tenentistas e os comunistas da Aliança Libertadora Nacional (ALN).

20. "A anistia, portanto, não é apenas um reencontro de pessoas. É também uma luta onde trabalhadores, estudantes e intelectuais, profissionais liberais, bancários, comerciários e todos os que se movem hoje no Brasil, vão se encontrar para trocar suas idéias, para juntar suas forças. Anistia é união. Unir brasileiros já em um passo da luta contra a ditadura que desde 64 não busca outra coisa a não ser a separação, seja pela morte, seja pela cadeia, seja pelo exílio ou mesmo pela desconfiança, o medo e a delação. "
(Fernando Gabeira, 1978)

Sobre a anistia política brasileira pós 64, é incorreto afirmar que:
a) A lei de anistia, de agosto de 1979, não respondeu efetivamente aos interesses dos familiares de desaparecidos políticos, na medida em que não instituiu a obrigação do Estado em reconhecer seus crimes e apurá-los;
b) A lei de anistia, de agosto de 1979, possibilitou o retorno de muitos exilados e banidos políticos, entre estes o educador Paulo Freire, o ex-governador Leonel Brizola e o dirigente comunista Luis Carlos Prestes;
c) As lutas pela anistia política reuniram diferentes grupos sociais em prol da reorganização da vida democrática no Brasil;
d) Foi resultado apenas da vontade civil-militar da ditadura, que fez dela um marco do momento de abertura lenta e gradual proposta por Geisel;
e) A lei de anistia, de agosto de 1979, excetuou de benefícios os que foram condenados por crimes de terrorismo, assalto, seqüestro e atentado pessoal".

Nenhum comentário: