segunda-feira, 19 de março de 2012

HISTÓRIA: PROPOSTA DE CONTEÚDOS DO SSA-UPE 2013

PROGRAMAS SSA 2013 HISTÓRIA



HISTÓRIA SSA – 1ª. série

•1. História, fontes e historiadores; 1.1 Cultura e História; a diversidade do fazer e do pensar humanos e sua relação com a Natureza. 2. A Pré-História: economia, sociedade e cultura; 2.1 O Brasil pré-cabralino; 3. As relações entre poder e saber na Antiguidade Oriental e Ocidental e a busca pela compreensão e superação das dificuldades históricas. 4. As relações de poder na Idade Média Ocidental e Oriental e a importância da Igreja Católica na construção das suas concepções de mundo; 4.1 O mundo islâmico medieval; 4.2 A produção cultural no medievo. 5. A Modernidade com projeto histórico da sociedade europeia; 5.1 A formação do mundo moderno: O Renascimento, A Reforma e a conquista e colonização dos povos da América; 5.2 Violência e dominação cultural nas relações políticas entre colonizados e colonizadores. 6. Europa-África-América: A escravidão e sua inserção no mundo moderno. 6.1 A luta contra o seu domínio e sua contribuição para o crescimento do poderio europeu na gestão das riquezas e das concepções culturais de mundo.

HISTÓRIA SSA 2ª. série
1. O capitalismo e as suas relações históricas com a formação da burguesia. 1.1 Novas formas de saber e poder e mudanças na Europa. 1.2 A construção do liberalismo na política e na economia. 2. As resistências contra a colonização dos europeus e lutas políticas nas América. 2.1 As influências das ideias liberais e as crises do antigo regime. 3. O Brasil e a formação do Estado Nacional. 3.1 Autoritarismo e escravidão, hierarquias socais e revoltas políticas no período de Império. 4. A modernização da sociedade ocidental e sua expansão. 4.1 O impacto das invenções modernas e a crítica às injustiças do capitalismo. 4.2 O político-cultural e suas renovações: Romantismo, Socialismo e Anarquismo; 4.3 Produção cultural no Brasil do século XIX. 5. A expansão do mundo capitalista: o neocolonialismo e a opressão cultural: América, África e Ásia. 5.1 Os preconceitos científicos e as contradições do progresso. 5.2 As relações entre saber e poder no século XIX. 6. As relações históricas entre o abolicionismo e republicanismo no Brasil. 6.1 A busca de alternativas políticas e os ensaios de modernização nos centros urbanos.

HISTÓRIA SSA 3ª. série
•1. As primeiras décadas republicanas no Brasil. 1.1 Oligarquias e resistências. Insatisfações e modernismos. 1.2 O movimento operário e suas primeiras organizações e greves. 2. A primeira metade do século XX. 2.1 A I Guerra Mundial. 2.2 A Revolução Soviética. 2.3 O nazi-fascismo. 2.4 A Crise do capitalismo. 3. A modernização no Brasil e o autoritarismo político na primeira metade do século XX. 3.1 As dificuldades de construção da democracia e lutas dos trabalhadores. 4. A II Guerra Mundial e o fim dos impérios. 4.1 A descolonização da África e da Ásia. 4.2 Guerra Fria. 5. O mundo depois das guerras mundiais: as dificuldades as utopias e as relações internacionais. 5.1 Produção cultural no século XX; 5.2 Resistências culturais e o crescimento tecnológico. 5.3 A globalização e a massificação cultural: o cotidiano e seu controle pelo poder hegemônico. 5.4 Tensões contemporâneas: o Oriente Médio, a América Latina e a África. 6. O regime militar no Brasil: violência, censura e modernização. 6.1 A luta pela democracia e suas dificuldades. 6.2 Produção cultural no Brasil do século XX; 6.3 Organização política e violência social e urbana e a consolidação do capitalismo. 6.4 O Brasil e as suas relações com a América Latina nos tempos atuais.

Nenhum comentário: