quarta-feira, 29 de junho de 2011

REVISÃO PARA JULHO 2011 - COVEST/UPE/UNICAP





1. (COVEST) Com base nas diferentes línguas usadas pelos índios - na área de localização e em características culturais - os jesuítas classificaram os grandes grupos indígenas do Brasil:

0 0. no Nordeste, os Tupis-guaranis formavam um complexo etnolinguístico cujas tribos mais importantes foram potiguares, tabajaras, caetés, tupinambás e tupiniquins;
1 1. os aimorés, goitacases e cariris que, com outras tribos, formavam a nação dos gês, reagiram à implantação de fazendas de gado em suas terras;
2 2. os aruaques ou nuaruaques tornaram-se famosos pela adiantada cerâmica “marajoara”: peças de barros utilitárias, curiosamente ornamentadas;
3 3. os caraíbas habitavam a Amazônia e espalharam-se pela América central e pela América do Norte;
4 4. os gês e os caraíbas formaram um grande complexo etnolinguístico no norte do Brasil.


2. (COVEST) – Sobre a Conquista da “Terra Brasillis”, analise as proposições abaixo.

0 0 Alguns mapas anteriores ao ano de 1500 registram a existência da ilha Brasil ou das Sete Cidades.
1 1 Uma expedição comandada por Duarte Pacheco Pereira foi autorizada pelo rei D. Manuel a sair de Portugal e dirigir-se ao Brasil, em 1498.
2 2 A bula “Inter Coetera”, assinada por Alexandre VI, estabelecia que a África seria portuguesa e a América, espanhola. Portanto, considerando este documento o Brasil estaria fora do alcance português.
3 3 Espanhóis disputam, com os portugueses, a primazia de terem chegado à “Terra Brasilis”. Vicente Pinzón e Diego de Lepe são apontados como navegadores espanhóis que aportaram no litoral Norte-Nordeste.
4 4 “Quarta-feira, 22 de abril – e à Quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam de fura-buchos e neste dia a horas de véspera houvemos vista de terra, isto é, primeiramente d’um grande monte, mui alto e redondo... ao qual monte alto o capitão pôs o nome o Monte Pascoal e a terra a Terra de Vera Cruz”. Esta descrição é um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.

3. (UNICAP) O Brasil teve uma importância estratégica para Portugal, apesar de os portugueses terem passado 30 anos sem ocupar efetivamente o território brasileiro. Nos primeiros tempos de exploração da colônia, Portugal:

0-0) enviou diversas expedições exploradoras, com a finalidade específica de descobrir ouro, prata e diamante na região sul.
1-1) não encontrou nenhuma riqueza na colônia que merecesse ser exportada, quase desistindo, assim, da colonização.
2-2) conseguiu ajuda de alguns grupos indígenas para poder explorar o pau-brasil, produto que levava para fora da colônia.
3-3) enfrentou a presença estrangeira de europeus no litoral do Brasil, mas conseguiu superá-la.
4-4) não enviou expedições para proteger a colônia, deixando que houvesse contrabando de suas riquezas minerais e preferindo investir na África.


4. (UNICAP)-Uma análise da estrutura fundiária do Brasil-colônia nos revela as formas contraditórias da propriedade territorial do Brasil, hoje demonstradas nas lutas dos “sem-terra”.

0 0. As capitanias hereditárias somavam enormes faixas de terra, com larguras dentre 200 e 650 quilômetros, do litoral até a linha do Equador.
1 1. Os donatários das capitanias possuíam poderes que iam do direito de doar terras até cobrar impostos, escravizar e vender índios.
2 2. Os senhores de engenho recebiam terras, semente, isenção de impostos e auxílio financeiro da Corte.
3 3. Os donos dos engenhos no Brasil, além das terras recebidas, tinham isenção de tributos e garantias contra penhora de instrumentos de produção.
4 4. A colonização do Brasil se instituiu em privilégios territoriais, honrarias e títulos.


5. (COVEST) A concepção histórica - hoje ultrapassada - aponta a economia brasileira como tendo sido subordinada a ciclos, ou seja, movimentos que se iniciam a partir de um acontecimento, seguindo uma determinada evolução. Assinale a alternativa que descreve as atividades econômicas, no Brasil, sem o fundamento da teoria dos ciclos econômicos.

a) a extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses na colônia. A forma desordenada, na exploração, levou o produto a se extinguir, dentro de poucos anos.
b) com a entrada do açúcar de beterraba no mercado internacional, a economia açucareira nordestina defrontou-se com o fim de uma etapa de grandes lucros, enfrentando decadência estrutural.
c) a presença holandesa, no Nordeste do Brasil, desorganizou a economia, contribuindo para a substituição do cultivo de cana-de-açúcar pela pecuária.
d) as Minas Gerais - região isolada pelo ciclo do ouro - passou a conviver com cidades e povoados fantasmas, em conseqüência do esgotamento das jazidas de ouro, prata e diamantes.
e) a extração do pau-brasil, a economia açucareira, o desenvolvimento da pecuária, o cultivo do algodão e a cultura de subsistência, no Brasil, articularam-se como uma cadeia de elos.

6. (UNICAP) Embora com a produção determinada pelo interesse externo, a colônia não se limitou aos “ciclos” do pau-brasil, do ouro e do açúcar. Em diferentes regiões e épocas, outros gêneros foram produzidos:

0 0. o algodão teve o Maranhão e o Grão-Pará como área de cultivo mais antigo;
1 1. o fumo, desenvolvido paralelamente à lavoura canavieira, serviu como valor de troca na África;
2 2. o trigo teve em Pernambuco sua maior produção, que era voltada para a exportação;
3 3. o cacau, de início coletado como “droga do sertão”, passou a ser produzido na época de Pombal;
4 4. a pesca do bacalhau desenvolveu-se nos séculos XVI e XVII, voltada para exportação e extração do óleo para iluminação.


7. (UPE) Durante sua permanência no Brasil, os holandeses adquiriram o conhecimento de todos os aspectos técnicos e organizacionais da indústria açucareira. Esses conhecimentos vão constituir a base para a implantação e desenvolvimento de uma indústria concorrente, de grande escala, na região do Caribe”.
(Furtado, celso - Formação Econômica do Brasil.)

Entre os aspectos relacionados abaixo, relativos à ocupação holandesa no Brasil colônia, no século XVII, alguns funcionaram como determinantes do processo da invasão e outros como desdobramentos desse mesmo processo. Considere 1) determinantes e 2) desdobramento.

( ) Portugal perde o monopólio da produção açucareira na América.
( ) União-ibérica (Portugal e Espanha)
( ) Formação econômica eminentemente comercial da Holanda.
( ) Exclusivo comercial.
( ) Crise na produção açucareira do Nordeste.
( ) Substituição do apoio financeiro holandês pelo inglês na produção do açúcar nordestino.

Assinale a alternativa correta.
a) 2, 2, 1, 1, 2, 2
b) 2, 1, 1, 1, 2 ,2
c) 2, 1, 2, 2,1, 1
d) 1, 2, 1, 1, 1, 2
e) 1, 2, 2, 2,1, 2


8. (COVEST) Considerando a presença estrangeira no Brasil colonial, assinale a alternativa correta.

a) Os franceses conseguiram fundar a França Antártica no Rio de Janeiro, o que não constituiu uma ameaça para o poder dos portugueses.
b) A presença holandesa no Brasil está relacionada com a produção do açúcar, não tendo, assim, nenhum conteúdo político.
c) O domínio holandês em Pernambuco contribuiu para recuperar, definitivamente, a economia açucareira e diminuir a escravidão.
d) As capitanias hereditárias em algumas regiões contribuiu para a ocupação das terras brasileiras, garantindo mais proteção contra estrangeiros.
e) A presença de europeus no território do Brasil está apenas relacionada com motivos religiosos e políticos.


9. (COVEST) - São considerados fatores decisivos para a expansão territorial brasileira do período colonial:

0 0 Bandeiras de preação que resgatassem índios e expedições fluviais, com as quais era feito o reconhecimento do terreno, com relação às riquezas a serem exploradas.


1 1 Monções de caráter comercial que partiam, na sua maioria, de São Paulo para o interior usando os rios como principais rotas.
2 2 O movimento de expansão das fazendas de gado do sertão pernambucano rumo ao sul: Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
3 3 A instalação de fazendas de gado e a exploração da borracha, por iniciativa de colonos paulistas na região do vale amazônico durante o século XVII.
4 4 O trabalho missionário jesuíta e carmelita no vale amazônico, iniciado, no século XVII com a instalação de missões e exploração de produtos da mata

10. (COVEST)
“Marinheiro pé de chumbo
calcanhar de frigideira
quem te deu a ousadia
de casar com brasileira !”

A quadrinha acima revela o espírito popular à época da “Guerra dos Mascates” - primeiros anos do século XVIII em Pernambuco.
Entre as alternativas abaixo, assinale aquelas que contribuíram para a eclosão desse conflito.

1. retomada do crescimento de Olinda, com prejuízos para as atividades comerciais do porto do Recife.
2. rivalidade entre antigos colonizadores e recém-chegados de Portugal, visto pelos primeiros com desconfiança e desprezo.
3. alta do preço do açúcar, implicando investimentos elevados na agricultura canavieira e endividamento dos Senhores de Engenho com mercadores estrangeiros.
4. prepotência dos mascates que, inconformados com a condição de Vila que tinha o Recife, atacaram Olinda.
5. dificuldades de afirmação social dos comerciantes, que lutavam pela obtenção do direito de concorrer às eleições da Câmara de Olinda.

a) 2 e 5
b) 3 e 4
c) 1 e 2
d) 3 e 5
e) 1 e 4


11. (UPE) Leia atentamente as afirmativas abaixo.

1. A Inconfidência Mineira teve um ideário político republicano e francamente abolicionista.
2. A revolta dos Alfaiates ameaçou a ordem social da Colônia, conseguindo resultados políticos inesperados.
3. A população colonial no Brasil pouco se empenhou para livrar-se do monopólio português, só acontecendo revoltas nas primeiras décadas do século XIX.
4. A chamada Revolução de 1817 em Pernambuco assemelhou-se em sua liderança política com a Revolta dos Alfaiates.

Após a leitura, conclui-se que:

a) só a 4 está correta;
b) todas estão corretas;
c) todas estão incorretas;
d) só a 1 está incorreta;
e) só a 3 está correta.


12. (UNICAP) A abertura dos portos, em 28 de janeiro de 1808, pôs fim ao monopólio português sobre o comércio brasileiro. Depois da abertura dos portos, inúmeras firmas inglesas vieram se estabelecer no Brasil, que recebeu uma variedade de produtos da Inglaterra.

0 0. D. João, Príncipe Regente, tomou medidas econômicas que favoreceram unicamente o Brasil.
1 1. embora a Inglaterra colhesse vantangens da abertura dos portos, o Brasil também foi favorecido.
2 2. na verdade, apenas a Inglaterra foi beneficiada com as medidas tomadas por D. João.
3 3. o monopólio, uma das bases do sistema mercantilista, foi extinto, o que significou o início da liberdade econômica da colônia em relação a Portugal.
4 4. A abertura dos portos representou o rompimento definitivo do pacto colonial e o início do processo de emancipação política da colônia.



13. (COVEST) – O processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:

a) A presença de D. Pedro I, como regente do trono estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
b) As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”
c) A Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.

d) Nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firma decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
e) Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política do brasileira.

14. (UPE) A primeira Assembléia Constituinte brasileira enfrentou dificuldades para discussão das suas propostas terminando por ser dissolvida por D. Pedro I em 1824. A Constituição outorgada pelo Imperador:

0 0. seguiu o modelo do liberalismo europeu, consagrando a harmonia entre os três poderes;
1 1. defendia idéias liberais, definindo uma estrutura de poder descentralizado;
2 2. incluía princípios liberais que estavam na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1789;
3 3. representou a vitória do autoritarismo do Imperador que teve suas atribuições políticas fortalecidas;
4 4. trouxe um sistema eleitoral censitário, que excluía a maior parte de população do direito ao voto.

15. (UPE) Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. Havia uma tradição liberal em Pernambuco que se manteve apesar da forte repressão ao movimento de 1817.
II. A dissolução da Assembléia Constituinte de 1823 repercutiu em Pernambuco, deixando os liberais mais descontentes com o Imperador.
III. A confederação do Equador conseguiu apoio de províncias insatisfeitas, rebeladas contra o Governo Central.
IV. A Confederação do Equador adotou provisoriamente o modelo da Constituição da Colômbia.

Após a leitura, conclui-se que:

a) todas estão corretas.
b) Apenas a III está incorreta.
c) A II e a III estão incorretas.
d) Só a I está correta.
e) Só a IV está correta.

Nenhum comentário: