sábado, 13 de março de 2010

Questão de História


INSTRUÇÃO: Responder à questão abaixo considerando as seguintes afirmativas sobre o expansionismo colonial português em direção ao sul do continente americano, em fins do século XVII.

I. A fundação da Colônia de Sacramento em 1680, às margens do rio da Prata, tinha como principal objetivo ampliar o domínio territorial português, tornando mais fácil o envio de produtos brasileiros para o mercado portenho, bem como permitir o acesso de Portugal às regiões mineradoras hispano-americanas, através de Buenos Aires.
II. O rompimento do Tratado de Tordesilhas, devido à expansão territorial portuguesa, atendia diretamente aos interesses militares e estratégicos de Portugal em sua política colonizadora, bem como aos interesses comerciais dos produtores gaúchos, beneficiados na concorrência com a carne platina.
III. A Colônia de Sacramento favoreceu o desenvolvimento de um intenso contrabando de produtos anglo-portugueses para o mercado platino, rompendo o monopólio espanhol, o que levou a uma série de conflitos entre as metrópoles ibéricas.
IV. O rompimento do Tratado de Tordesilhas deu-se através de um acordo entre as Coroas ibéricas, firmando-se um novo Tratado, o de Madri, que estabelecia a troca da Colônia de Sacramento pelos Sete Povos das Missões, atendendo a interesses mútuos de Portugal e Espanha.

A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa

a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
e) III e IV


Resp.: B

Nenhum comentário: