1. Leia o enunciado
apresentado a seguir e identifique a afirmação correta.
Os filósofos pré-socráticos quiseram compreender as lições da Natureza. Todo o espetáculo dramatizado diariamente pela Natureza era fantástico o suficiente para suscitar indagações. Por exemplo: como eram possíveis seres marinhos, como a terra produzia rochas e árvores e grãos? Como uma substância podia se transformar em algo completamente diferente? Todos os fenômenos naturais eram misteriosos. Além disto, havia poucas palavras no vocabulário dos idiomas falados para designar fenômenos observáveis.
I. Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que uma determinada substância básica estava por trás de todas as transformações.
II. Ao observar a natureza, os filósofos pré-socráticos buscavam respostas na tentativa de identificar leis naturais que fossem eternas.
III. Filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras e Heráclito deram início ao pensamento científico, partindo da indagação, seguindo-se a investigação, depois a experimentação e, por fim, o registro do fenômeno observado.
IV. As indagações dos filósofos daquele tempo eram incipientes e pouco contribuíram para a ciência. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles é que deve ser considerado para obter conhecimentos sobre os fenômenos da natureza.
Os filósofos pré-socráticos quiseram compreender as lições da Natureza. Todo o espetáculo dramatizado diariamente pela Natureza era fantástico o suficiente para suscitar indagações. Por exemplo: como eram possíveis seres marinhos, como a terra produzia rochas e árvores e grãos? Como uma substância podia se transformar em algo completamente diferente? Todos os fenômenos naturais eram misteriosos. Além disto, havia poucas palavras no vocabulário dos idiomas falados para designar fenômenos observáveis.
I. Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que uma determinada substância básica estava por trás de todas as transformações.
II. Ao observar a natureza, os filósofos pré-socráticos buscavam respostas na tentativa de identificar leis naturais que fossem eternas.
III. Filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras e Heráclito deram início ao pensamento científico, partindo da indagação, seguindo-se a investigação, depois a experimentação e, por fim, o registro do fenômeno observado.
IV. As indagações dos filósofos daquele tempo eram incipientes e pouco contribuíram para a ciência. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles é que deve ser considerado para obter conhecimentos sobre os fenômenos da natureza.
A sequência correta é:
a) As assertivas I, II e IV estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
a) As assertivas I, II e IV estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
2.
O Renascimento designa o movimento de renovação artístico e intelectual
iniciado na Itália no século XIV, atingindo seu apogeu no século XVI e
expandindo-se por toda Europa. Sobre a íntima relação entre Renascimento e
filosofia, é CORRETO afirmar:
a) A vida contemplativa se torna mais importante que a vida ativa, tendo em vista a sobrevalorização da visão religiosa do mundo.
b) Neste momento histórico é inaugurada uma nova visão de mundo chamada de teocêntrica.
c) É o momento por excelência da releitura filosófica dos gregos.
d) A filosofia neste período foi destacada como serva da teologia.
3.
O Estado, como entendemos hoje, é o resultado de uma longa evolução histórica.
Pode-se, no entanto, afirmar que o modelo atual ou os modelos atuais têm sua
origem na modernidade com Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau etc. Uma das
grandes conquistas em termos de liberdade e do exercício de poder foram o
conceito de estado de direito e a separação de poderes.
"A liberdade política não consiste de modo algum fazer aquilo que se quer. Em um Estado, isto é, em uma sociedade na qual existem leis, a liberdade não pode consistir apenas em poder fazer aquilo que se deve querer e em não ser obrigado a fazer aquilo que não se deve querer [...]. A liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem" (REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 2000. 2.v.). Neste sentido, as leis não limitam a liberdade, mas a asseguram a cada cidadão. Este é o princípio do constitucionalismo moderno e do estado de direito.
A divisão dos três poderes do Estado é a condição da liberdade: "para que não se possa abusar do poder, é preciso que, por meio da disposição das coisas, o poder detenha o poder" (REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 2000. 2.v.).
"A liberdade política não consiste de modo algum fazer aquilo que se quer. Em um Estado, isto é, em uma sociedade na qual existem leis, a liberdade não pode consistir apenas em poder fazer aquilo que se deve querer e em não ser obrigado a fazer aquilo que não se deve querer [...]. A liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem" (REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 2000. 2.v.). Neste sentido, as leis não limitam a liberdade, mas a asseguram a cada cidadão. Este é o princípio do constitucionalismo moderno e do estado de direito.
A divisão dos três poderes do Estado é a condição da liberdade: "para que não se possa abusar do poder, é preciso que, por meio da disposição das coisas, o poder detenha o poder" (REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, 2000. 2.v.).
O texto acima está-se se referindo a qual autor e a
qual obra?
a) Locke - Ensaio sobre o governo civil
b) Maquiavel - O príncipe
c) Montesquieu - O espírito das leis
d) Rousseau - O contrato social
a) Locke - Ensaio sobre o governo civil
b) Maquiavel - O príncipe
c) Montesquieu - O espírito das leis
d) Rousseau - O contrato social
4.
Na idade moderna houve vários movimentos intelectuais que representavam novas
posturas diante de vários métodos de conhecimentos adotados. Um destes
movimentos, por exemplo, tinha como lema "denunciar todas as ideias
obscuras, dogmáticas, autoritárias que impediam o crescimento dos homens e a
solução dos problemas sociais. Esses intelectuais acreditavam na capacidade
racional de todos os homens, quando livres da opressão, do medo e das
superstições" (CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. São Paulo: Atual. p.
270). O movimento exemplificado
acima é conhecido como:
a) Empirismo
b) Iluminismo
c) Racionalismo
d) Renascimento
a) Empirismo
b) Iluminismo
c) Racionalismo
d) Renascimento
5.
É um filósofo pré-socrático:
a) Aristóteles.
b) Platão.
c) Tales de Mileto.
d) Zenão de Cítio.
a) Aristóteles.
b) Platão.
c) Tales de Mileto.
d) Zenão de Cítio.
6.
"Não é a consciência dos homens que
determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua
consciência".
A
célebre afirmação acima é de Karl Marx (1818-1883). Ela é a expressão não
apenas de seu materialismo histórico dialético, mas também de sua crítica ao
discurso moderno da filosofia da subjetividade. Quais dos elementos listados
abaixo NÃO caracterizam essa crítica. Assinale a resposta INCORRETA.
a) Contra o liberalismo político, Marx mostrará, com
a radicalidade de sua crítica, que a propriedade privada não é um direito
natural, que o Estado é resultante de um contrato social, sendo a conciliação
entre as classes o motor que deveria impulsionar a história.
b) É a perspectiva da revolução que confere sustentação social ao caráter radicalmente crítico da teoria marxiana. Nesse sentido, para Marx, a reflexão não deve se contentar com a constatação dos fatos, mas deve avançar sobre eles em direção a transformação social.
c) Para Marx, não são as ideias humanas, o Espírito ou a Consciência que movem a História, ao contrário, são as condições históricas que produzem as ideias.
d) Segundo Marx, para conhecer a sociedade não devemos partir do que os homens dizem ou pensam, mas da forma como produzem os bens materiais necessários a sua vida.
e) Marx crítica a dialética hegeliana, opondo-se ao idealismo espiritualista, pois, para Marx, é analisando o contato que os homens estabelecem com a natureza para transformá-la, por meio do trabalho, que se descobre como eles produzem sua vida e suas ideias.
b) É a perspectiva da revolução que confere sustentação social ao caráter radicalmente crítico da teoria marxiana. Nesse sentido, para Marx, a reflexão não deve se contentar com a constatação dos fatos, mas deve avançar sobre eles em direção a transformação social.
c) Para Marx, não são as ideias humanas, o Espírito ou a Consciência que movem a História, ao contrário, são as condições históricas que produzem as ideias.
d) Segundo Marx, para conhecer a sociedade não devemos partir do que os homens dizem ou pensam, mas da forma como produzem os bens materiais necessários a sua vida.
e) Marx crítica a dialética hegeliana, opondo-se ao idealismo espiritualista, pois, para Marx, é analisando o contato que os homens estabelecem com a natureza para transformá-la, por meio do trabalho, que se descobre como eles produzem sua vida e suas ideias.
7.
Interpretando o Mito da Caverna de Platão, qual o instrumento que liberta o
prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros?
A) A luz da verdade;
B) A realidade;
C) A Filosofia;
D) As coisas que percebemos;
E) A coragem.
B) A realidade;
C) A Filosofia;
D) As coisas que percebemos;
E) A coragem.
8.
René Descartes é considerado um dos pais da Filosofia Moderna. Afirmava que,
para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos
em dúvida. Aplicando a dúvida metódica, chegou à célebre conclusão:
A) Duvido, logo, conheço;
B) Penso, logo, existo;
C) Penso, logo, conheço;
D) Duvido, logo, existo;
E) Penso, logo, sei.
B) Penso, logo, existo;
C) Penso, logo, conheço;
D) Duvido, logo, existo;
E) Penso, logo, sei.
9.
A Ética é a parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento
humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser
verdadeiramente feliz. Nesse contexto, o Humanismo tem como fundamento:
A) O respeito às leis naturais e eternas;
B) A fé em Deus como essencial na definição dos valores éticos;
C) Interligação ética entre a fé cristã e a prática social em favor dos oprimidos;
D) A defesa de uma Ética subjetiva;
E) Os valores éticos, objetivamente válidos, têm como base a própria natureza humana.
B) A fé em Deus como essencial na definição dos valores éticos;
C) Interligação ética entre a fé cristã e a prática social em favor dos oprimidos;
D) A defesa de uma Ética subjetiva;
E) Os valores éticos, objetivamente válidos, têm como base a própria natureza humana.
10.
Sócrates, um dos maiores pedagogos da história da educação universal, concebeu
um método para descobrir a verdade que temos em nós a partir do reconhecimento
da própria ignorância. Esse método denomina-se
(A) Maiêutica.
(B) Apagógico.
(C) Antropologismo.
(D) Paidéia.
(B) Apagógico.
(C) Antropologismo.
(D) Paidéia.
GABARITO:
01 – B
02 – C
03 – C
04 – B
05 – C
06 – A
07 – C
08 – B
09 – E
10 – A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.