sábado, 20 de agosto de 2011

REVISÃO SSA-UPE 3º ANO



1. No decorrer do século XIX, ocorreu no Brasil uma grande transformação quanto à distri-buição das atividades econômicas. Podemos dizer que fizeram parte dessa transformação:
0 0. o deslocamento do eixo agrário econômico das velhas regiões do Centro-Sul para as recentes áreas de produção Norte-Nordes¬te;
1 1. a decadência das lavouras tradicionais da cana-de-açúcar, algodão, tabaco e o desen¬volvimento de um gênero novo, o café;
2 2. a mudança da estrutura agrária brasileira, que superou a monocultura de exportação colo¬nial, para torna-se uma policultura voltada para o mercado interno;
3 3. o deslocamento do eixo econômico das ve¬lhas regiões agrícolas do Norte e Nordeste para as mais recentes áreas do Centro-Sul;
4 4. o extraordinário desenvolvimento que a la¬voura canavieira alcançou nesse período.

2 - “Queremos nossa liberdade/ Liberdade para pensar e falar/ queremos escola para nossas crianças/ E queremos mais casas para o nosso povo... queremos: Leite, carne e pão/ E mais casas para o povo... Queremos/ Viver sem opressão/ Queremos progresso para nosso país.” Ataulfo Alves compôs, após a queda de Getúlio Vargas, em 1946, o samba “Isto é o que nós queremos”, sobre o qual é correto afirmar:
A) O compositor expressa seu apoio ao governo varguista, cumprindo as determinações do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
B) Ataulfo, para pensar no Brasil como uma nação em desenvolvimento, apropriou-se do nome do movimento queremista e tomou emprestada a retórica do regime de Vargas sobre prover o básico em alimentação e moradia aos trabalhadores.
C) O samba de protesto foi um gênero bastante difundido durante o Estado Novo e teve por intuito criticar o regime e estimular a deposição de Vargas.
D) Os protestos do letrista pela falta de moradia, alimentação e educação são um apelo estético, distante das dificuldades enfrentadas pela população no período pós-Getúlio.
E) O apelo ao progresso restringe-se à implantação de um sistema político democrático moderno no Brasil, que venha substituir a ditadura varguista.

3 - Leia o texto a seguir, escrito no século XVIII, sobre a cidade mineira de Mariana:
“E apesar de tudo o que se expõe, e que tanto conspira para se julgarem estas minas as mais pobres e desgraçadas das que vivem em sociedade; não é tão fácil afirmar delas este conceito, não se olhando mais que para o seu desmarcado comércio de importação, e vendo ao longe por entre a escassa luz de narrações adulteradas o seu luxo descomedido. Mas se atentar qualquer para o modo por que vivem e comerciam os vassalos de Sua Majestade neste país, verá que o ordinário deles pensa mal, e olha tão somente para uma falsa reputação, e trabalha por um falso brilhante no que pertence aos seus que de longe quer se lhe atribuam: pretendendo, à imitação dos cômicos e figuras teatrais, fingir com palhetas douradas ouro maciço e com vidros lapidados preciosa pedraria.”
(Representação da Câmara de Mariana, 1789. Apud SOUZA, Laura de Mello. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. p. 19.)
Com base na leitura do documento acima e nos conhecimentos sobre a mineração e o barroco, é correto afirmar:
A) O barroco mineiro disseminou a concepção de simplicidade e pobreza para todos, espetáculo encenado no teatro e nas festas religiosas.
B) O documento, ao propor a analogia com os espetáculos teatrais, reafirma a existência de uma riqueza e opulência aparentes na sociedade das Minas Gerais.
C) Os intelectuais e letrados mineiros valorizavam em seus escritos saberes relativos à religiosidade, devoção, liturgia e teologia, não se deixando contaminar pela Ilustração, isto é, pelas ciências e saberes profanos.
D) Apesar da importação dos meios de subsistência e dos gastos de compra e manutenção da escravaria, a mineração produziu uma democrática distribuição de riqueza nas Minas Gerais, onde o luxo e a ostentação eram um padrão de conduta acessível a todos.
E) As fraudes na comercialização dos metais, a exemplo do contrabando e do extravio do ouro, são apontados, na Carta, como os responsáveis pela pobreza que dominava os arraiais auríferos.

4- Sobre os movimentos contestatório ocorrido em Pernambuco no século XIX, podemos afirmar:

0 0 – Em 1710 a Guerra dos Mascates evidenciava dos postulados antagônicos. De um lado a velha aristocracia rural e do outro os prosperos comerciantes portugueses que estavam sediado na ilha de Antonio de Vaz.
1 1 – O ano de 1817, Pernambuco toma armas contra o absolutismo de D.João VI, pregando a emancipação do Brasil. Contou com a participação direta dos padres., entre eles o Pe. Roma e o Pe. Miguelino
2 2 – Utilizando a contituição da Colombia, os confederados de 1824 estavam firmes na não aceitação de uma carta magna impositória e monarquica. Lançaram a idéia de uma nova nação, republicana, federativa e representativa nos jornais: Tífis Pernambucano e no Sentinela da Liberdade da Guarita de Pernambuco
3 3 - As idéias liberais ganham um novo impulso em 1848. A praieira reinvidicava a separação emediata de Portugal e a implementação de uma justiça social onde a escravidão seria “ uma mal a ser combatido e banido da sociedade brasileira”, sábias palavras de Joaquim Nabuco
4 4 – A Intentona Comunista, ocorrida nos quarteis de Recife, foi o último bastião da luta contra centralismo decisório do sudeste, que colocava o Pernambuco na sua esfera de dependência. Grégorio Bezerra chegou a liderar os revoltosos , mas foi dominado pelas forças legalistas.


5 - Às vésperas de mais uma Copa do Mundo e um dos títulos que o Brasil ostenta - “Brasil, país do futebol”- permite que alguns dos momentos mais significativos de sua Histó¬ria sejam lembrados em associação às vitó¬rias e derrotas futebolísticas, em relação a esses momentos, podemos afirmar que:

0 0. Em 1950, à tristeza pela perda do Título de campeão mundial para o Uruguai, segue-se a alegria do povo pela eleição presidencial de Getúlio Vargas.
1 1. Em 1958, a vitória do Brasil na Copa do Mun¬do, obtém o seu primeiro campeonato, ocor¬re num momento de renovação cultural com o surgimento da bossa-nova e do cinema novo.
2 2. Em 1962, a vitória do Brasil, garantindo o bi¬campeonato mundial, reflete a confiança do povo na política desenvolvimentista adotada pelo, então presidente Jânio Quadros.
3 3. Em 1970, a conquista do tri-campeonato mundial é comemorada nas ruas num mo-mento em que se pregava “o milagre econômico e ditadura militar, à época, chefiada pelo general Médici, censurava, bania e tor¬turava seus opositores.
4 4. Em 1994, o Brasil torna-se tetracampeão mundial de futebol, no instante que o novo plano econômico havia reduzido a inflação e conduzido o seu “pai” ao poder central.


01 – F-V-F-V-F
02 – B
03 – B
04 – V-V-V-F-F
05 – V-V-F-V-V